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Dextra

Chegou a hora de alinhar TI e marketing

Ainda existe uma grande distância entre CIOs e CMOs. Esses dois profissionais, de extrema importância na jornada digital das empresas, muitas vezes ocupam posições antagônicas e se encontram envolvidos em discussões sobre quem deve liderar a digitalização. Chegou a hora de evoluir esse assunto.

 

A compreensão dos impactos e oportunidades trazidas pelo Digital precisam estar acima de qualquer questão relacionada à estrutura organizacional e deve ser vinculada à visão estratégica da organização. Aqueles que conseguirem quebrar silos departamentais e criar uma visão unificada entre marketing e TI terão maior chance de sucesso.

 

Diversos artigos e pesquisas publicados nos últimos anos tratam da distância entre CIO x CMO. Em meio a essas discussões, as ações da empresa acabam não evoluindo com a velocidade necessária. Para se ter uma ideia da importância desta evolução, um estudo aponta que os Digital Masters (empresas que se transformam antes das outras) obtém lucratividade 26% maior e 9% mais eficiência na geração de receita que seus concorrentes. (link do estudo)

 

Na essência, a transformação digital nada mais é que encontrar mecanismos para entregar experiências que engajem clientes de forma mais efetiva, utilizando ferramentas digitais e aprendizado contínuo para entregar de forma ágil, o que o mercado demanda. Não parece assim tão complicado, certo?

 

Realmente, não é. Porém, historicamente, CIOs e CMOs têm tarefas muito diferentes. Enquanto a TI precisa manter equipes produtivas e operações funcionando sem problemas, o marketing precisa entregar ferramentas que ajudem a companhia a expandir mercado. Isso gera uma dicotomia que precisa ser revista, pois só a aproximação desses mundos entregará a promessa do Digital.

 

E como fazer isso? Talvez o primeiro passo é compreender diferenças e sinergias básicas entre áreas e de que forma isso ajuda (ou atrapalha) no plano de Digital da companhia. Certamente, existem muitos pontos de colaboração entre TI e marketing. O segredo está em equilibrar dois mundos de velocidades, características e modelos de atuação distintos para estabelecer o ritmo da jornada digital. Construir sinergias e visão unificada é fundamental.

 

Também será importante criar times multidisciplinares, incorporar técnicas multimodais e montar laboratórios orientados atividades de inovação digital. Além disso, uma abordagem de Digital integrada entre marketing e tecnologia precisa incorporar práticas de Agile, Lean Startup, Design Thinking e data analytics.

 

Esses elementos servirão para estabelecer uma cultura digital e tornarão a inovação mais efetiva e os processos mais produtivos. Além disso, tendem a ajudar empresas a fugirem das amarras dos modelos tradicionais e das armadilhas de algo novo, não pautado pelo rigor necessário para criação de soluções de padrão corporativo.
O fato é que não é possível fazer inovação olhando pelo retrovisor ou buscar o futuro no passado. Hoje o CIO deveria ser o melhor amigo do CMO, pois a jornada da transformação digital só será possível se realizada conectando o melhor do mundo da TI com as melhores e inovadoras práticas do mundo do marketing.

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