Fone: 8h - 17PM

Dextra

Quatro passos para a transformação digital

Um processo consciente, direcionado e focado no aprendizado pode certamente deixá-lo mais preparado para liderar as mudanças no seu mercado

Um dos temas mais presentes na pauta de CEOs e CIOs atualmente é a transformação digital. Toda empresa está interessada em saber como continuar competitiva num cenário onde cada vez mais pessoas usam smartphones, cada vez mais empresas utilizam Big Data, redes sociais transformam desde hábitos de consumo até governos e a Internet das Coisas está se tornando uma realidade.

Mas preparar-se para esta avalanche de mudanças não é simples. Precisamos pensar de uma forma ampla na estratégia da empresa, mas também revisar de forma detalhada nossas ofertas de produtos e serviços.

Colocamos aqui 4 ações para orientá-lo neste caminho:

  1. Garanta que existe uma visão clara do valor que a empresa gera atualmente para seus clientes. É essencial entender qual é o contexto em que seus clientes utilizam seu produto (ou seja, qual é a sua “jornada”), quais são suas principais “dores” e que alternativas ele tem em cada etapa deste processo;
  2. Implante um processo de revisão periódica do valor, buscando avaliar como novas situações de mercado, hábitos de consumo, novos tipos de fornecedores e novas tecnologias podem impactar seu mercado, seus clientes e sua cadeia de valor;
  3. Identifique oportunidades de evoluções e de novos produtos a partir das revisões. Estas oportunidades podem surgir de qualquer uma das dimensões de mudanças (como mercado, hábitos, cadeia de valor, etc.), e não apenas da tecnologia. Faça uma avaliação das oportunidades em termos de impacto no negócio, potencial de ganhos e alinhamento com as suas competências
  4. Explore  algumas destas oportunidades de modo consciente. É impossível perceber de antemão todas as mudanças que vão ocorrer, e a melhor forma de se preparar é ter um processo ativo de aprendizado através da experimentação de alternativas. Metodologias com lean startup podem auxiliá-lo a definir um caminho de exploração destas oportunidades com foco no aprendizado rápido e adaptação, que são essenciais nestes cenários de grande incerteza.

Não existe uma forma única ou correta para preparar sua empresa para os novos cenários de mercado que estão se descortinando. Porém um processo consciente, direcionado e focado no aprendizado pode certamente deixá-lo mais preparado para liderar as mudanças no seu mercado, e não apenas reagir a elas.

 

Artigo publicado na CIO.com em 9/nov/16.

 

Entre em Contato

Mensagem enviada com sucesso!

Tags

Comentários