Aceleração Digital: 3 Iniciativas para Organizar esse Processo
Fone: 8h - 17PM

Dextra

3 iniciativas para organizar o processo da Aceleração Digital em sua empresa

Por: 13/11/2018

Empresas que não investem na transformação digital estão com os dias contados. É o que mostra este estudo feito pela desenvolvedora de soluções de dados norte-americana Couchbase, o qual afirma que 80% dos negócios podem deixar de existir se não tiverem sucesso nessa missão.

E engana-se quem pensa que isso ainda está longe: segundo 54% dos executivos entrevistados, as organizações que falharem nesse processo serão extintas ou absorvidas por concorrentes nos próximos quatro anos.

Diante desse cenário, as companhias precisam criar uma atmosfera de urgência para reagir às mudanças tecnológicas de forma mais ágil e trazer inovação para o negócio.

É por isso que a abordagem da Aceleração Digital deve estar presente na agenda dos executivos de TI nesse momento.

Muito além de apenas auxiliar na criação de novos produtos digitais, nessa abordagem a prioridade é alinhar estratégias e preparar as equipes de uma empresa de forma que ela consiga reagir com agilidade e inovar com disciplina em um ambiente que constantemente sofre transformações, com métodos e ferramentas que permitem criar, experimentar e explorar novas ideias no mercado.

As 3 iniciativas para preparar sua empresa para a Aceleração Digital

Por mais que acompanhar o passo da tecnologia digital seja algo desafiador, há uma forma de colocar o seu negócio no caminho certo para a Aceleração Digital.

Tratam-se de iniciativas que podem ser introduzidas de forma cíclica e capazes de trazer resultados significativos nos produtos criados e na performance dos times envolvidos. Confira quais são elas a seguir:

1 – Busque um propósito

O ponto central para um processo bem sucedido na Aceleração Digital é alinhar a estratégia de negócio em toda a organização.

Isso porque um dos problemas enfrentados pelas empresas é a falta de um propósito ao investir em novas iniciativas. Por consequência disso, é comum que a área de desenvolvimento receba projetos idealizados por outras áreas sem o devido acompanhamento e acabe criando um produto que não irá gerar o impacto desejado nos clientes.

Uma forma de resolver essa questão é engajar a liderança e as equipes da empresa de forma que a criação de cada produto seja devidamente orientada para garantir que ela esteja alinhada com o propósito do negócio.

Sendo assim, a cada passo tomado devem existir ciclos curtos de feedback com equipes montadas especificamente com este fim.

2 – Valide suas ideias rapidamente no mercado

Não há mais espaço no ambiente digital para produtos que passam meses ou até anos em um desenvolvimento com escopo fechado sem a certeza de que serão aceitos no mercado.

Por isso, outro ponto imprescindível que deve entrar na agenda de executivos que lideram a transformação digital em uma empresa é a agilidade na validação de ideias de produtos.

No lugar das abordagens tradicionais, então, entra a criação de MVPs (Produto Mínimo Viável, em português) e evolução constante.

Isso porque com um protótipo funcional em mãos é possível realizar testes com clientes reais e verificar sua performance com muito mais rapidez.

3 – Adote um novo mindset

Uma empresa preparada para reagir às mudanças do digital precisa incorporar o ágil dentro de sua cultura organizacional.

Por meio de diversas ferramentas e métodos é possível alcançar metas de curto prazo rapidamente e alinhar as estratégias da empresa de acordo com a performance de cada iniciativa.

Para que isso aconteça, é importante que as lideranças estejam engajadas em guiar as equipes dentro dessa nova mentalidade e promovam ciclos rápidos de feedback.

Alavancando os resultados de sua empresa com a Aceleração Digital

A Dextra é pioneira em implementar o método para a Aceleração Digital em empresas no Brasil.

O método consiste em um processo com quatro pilares que alinha e engaja líderes e equipes em busca de um valor real para cada produto, projeto e cliente envolvidos no negócio.

Se você deseja saber mais sobre como utilizar essa abordagem em sua organização, entre em contato com um dos especialistas da Dextra e entenda como utilizar as melhores estratégias para alavancar os resultados da sua empresa.

 

Case elelo

Entre em Contato

Mensagem enviada com sucesso!

Tags

Comentários