Como preparar os líderes de sua empresa para a Aceleração Digital - Desenvolvimento de software sob medida
Fone: 8h - 17PM

Dextra

Como preparar os líderes de sua empresa para a Aceleração Digital

Por: 22/11/2018

Adaptar o seu negócio às mudanças da transformação digital deixou de ser apenas essencial. Agora, é uma questão de urgência: segundo um relatório global feito pela consultora norte-americana Progress, 86% dos executivos entrevistados afirmam ter até 2018 para concluir esse processo antes de sofrer financeiramente ou de perderem para a concorrência.

E embora a Aceleração Digital ajude a concretizar essas iniciativas a tempo e com agilidade, é necessário que a liderança de sua empresa esteja preparada para essa transição – o que nem sempre é fácil.

Uma pesquisa feita pela The Economist Intelligence Unit, por exemplo, mostra que quase metade dos executivos acham necessário aumentar o apoio e supervisão dos líderes nas iniciativas de transformação digital para concretizar seus objetivos.

Há uma grande pressão para que gestores consigam lidar com os avanços da tecnologia, as mudanças culturais e novas formas de trabalhar e tomar decisões.

É por isso que a Dextra também busca ajudar lideranças a tomar decisões e a acompanhar as evoluções da tecnologia de forma eficiente em seu método para implementar a Aceleração Digital.

Chamado de Digital Strategy, esse processo estabelece, entre outras atividades, a criação de um grupo de gestores que são responsáveis por definir prioridades e o rumo que cada iniciativa deve tomar baseados na visão de negócio da organização.

A seguir, você pode conferir três dos passos necessários para que os líderes de sua companhia possam fazer a transformação digital com sucesso.

1. Crie e cultive uma visão clara e empolgante para o negócio

Ter uma visão de futuro motivadora e com foco no cliente é uma das mudanças que mais traz resultados na Aceleração Digital.

Uma vez que se tem uma ideia clara de onde a empresa quer chegar e que tipo de experiência deseja proporcionar para seus usuários, é preciso definir objetivos particulares para cada área da organização, seja ela ligada a tecnologia, marketing ou outras.

O papel do líder, então, é auxiliar na criação desses objetivos e garantir que essa visão esteja presente em todas as iniciativas, com métricas definidas para acompanhar e medir o seu sucesso.

Então, ao trabalhar com o modelo Digital, é importante observar se a visão de sua empresa está orientando todas as suas decisões de negócio. Caso isso não esteja acontecendo, é o momento de buscar melhores formas de difundi-la por toda a organização ou até mesmo de criar uma nova que consiga catalisar a energia da empresa.

2. Ressignifique papéis e expectativas

Agora, para implementar uma visão de futuro com sucesso na Aceleração Digital é necessário ressignificar o papel do líder.

Se nos modelos tradicionais de trabalho esse profissional é conhecido por supervisionar os colaboradores e definir suas atividades, no digital ele deve atuar como engajador e facilitador.

A comunicação é a peça-chave para desempenhar bem essa função: segundo uma pesquisa feito pela consultoria McKinsey, empresas com executivos sênior que se comunicam bem com seus empregados têm 8 vezes mais chance de sucesso na transformação digital em comparação com as que não fazem isso.

Além da comunicação, é preciso também alinhar as expectativas do líder em relação aos seus colaboradores.

Isso porque, em vez tentar controlar como os funcionários trabalham, a liderança deve ajudar colaboradores a alcançar objetivos de forma autônoma.

Ela deve remover impedimentos que possam surgir ao longo de cada processo, oferecer feedbacks e orientar os profissionais a agir de acordo com a cultura organizacional da companhia.

3. Ofereça mais autonomia e inspire suas equipes

Quando se fala em buscar inovação e tecnologia para uma empresa, é preciso criar um ambiente propício e oferecer autonomia para que os times possam criar e experimentar novas ideias.

Contudo, apenas oferecer liberdade para os funcionários atuarem por conta própria não garante sucesso no modelo digital.

Por isso, existem algumas medidas garantir que essa abordagem traga os melhores resultados no processo da Aceleração Digital.

Uma delas, já mencionada anteriormente, é o foco na visão de negócio. Ter um líder que encoraja o colaborador a atuar de acordo com os objetivos da empresa é algo muito mais valioso do que ter um líder que apenas irá medir se ele está cumprindo com alguma tarefa.

Outra medida importante são os ciclos de feedbacks. É necessário criar canais efetivos de comunicação entre a liderança e a equipe para avaliar o que pode ser melhorado.

E, assim como cada decisão deve ser pensada de acordo com a visão de negócio, esses diálogos de feedbacks devem ser guiados considerando o conjunto de valores estabelecidos pela organização.

Existem diferentes formas de conduzir esse processo, dependendo da cultura de sua empresa. O importante é que o líder consiga fazer um acompanhamento e dialogar com indivíduos e equipes de maneira franca, com feedbacks honestos.

Saiba como organizar o processo de Aceleração Digital em sua empresa

Engajar a liderança é algo mais que necessário para que sua empresa consiga colher os frutos da Aceleração Digital, e ela prova sua eficiência em diferentes mercados.

Empresas que até mesmo já nasceram no mundo da tecnologia conseguiram tirar grande proveito dessa abordagem com a ajuda da Dextra e se tornaram referência em seus mercados.

Uma delas é a Nextel, que por meio do aplicativo Happy conseguiu facilitar o contato entre clientes e seus serviços e teve um aumento de 3.2 para 4.1 na avaliação feita por usuários.

Outro exemplo é a 99 Táxis, que teve seu processo de desenvolvimento de novas funcionalidades para o aplicativo acelerado por meio dessa metodologia e conseguiu aumentar seu número de corridas.

Além dessa importante atitude, companhias como as citadas acima também investem em uma série de iniciativas para organizar a Aceleração Digital com eficiência. Confira algumas delas no artigo abaixo:

3 iniciativas para organizar o processo da Aceleração Digital em sua empresa
Se você deseja saber mais sobre como a Aceleração Digital funciona, entre em contato com um de nossos especialistas e descubra como ela pode alavancar os resultados de seu negócio.

Entre em Contato

Mensagem enviada com sucesso!

Tags

Comentários