Tecnologia

DevOps

Por: , outubro 3, 2013


O que o cliente espera?
Entrega com grande qualidade, software confiável, ambiente de produção seguro, proporcionando valor para o negócio.
Mas o que é DevOps?
DevOps vai muito além em equipes de desenvolvedores realizando suporte em ambientes de produção ou vice e versa. De que adianta ser ágil no desenvolvimento se a infraestrutura é gerenciada de forma ineficaz? E isto vale para qualquer tipo de ambiente, seja ele PaaS, IaaS ou infraestrutura física local.

O time DevOps é constituído por um grupo multidiciplinar de pessoas que se comunicam para suprir uma demanda de desenvolvimento e entrega de software, independentemente da infraestrutura que o suportará. Para ser eficaz, o ambiente deve ter mecanismos de automação que visam contemplar tanto a governança de TI da organização como os métodos ágeis de desenvolvimento e entrega de software, com testes automatizados, integração contínua e entrega contínua.
Nesta mesma linha, elimina-se a ideia de equipes separadas de desenvolvimento, testers, entrega, helpdesk, sysadmin, etc., sendo apenas uma equipe para suportar, desenvolver e entregar todo o contexto do sistema. Se no modelo tradicional os bugs eram analisados pelos vários níveis até chegar no desenvolvedor para resolver o problema, levando um tempo muito grande até a solução. No modelo DevOps todos estão juntos, agilizando o processo de correção e entregando um valor maior para o cliente.
A imagem abaixo ilustra os modelos.
Mas DevOps não é apenas uma metodologia ou teoria. Ferramentas como Chef ou Puppet ajudam muito a contemplar as metodologias de entrega contínua em ambientes físico ou IaaS, e este ponto é importante, pois as ferramentas de PaaS estão prontas para uso baseado nestas metodologias, porém não podemos nos prender ao ambiente para ser ágil tanto em desenvolvimento como em infraestrututra.

  • Receba nosso conteúdo em primeira mão.