Business

Google Next 2018 Review

Por: , agosto 1, 2018

next18-share-og
Na última semana participamos do evento Google Next, que ocorreu em São Francisco, Califórnia. Foram 3 dias de evento, onde foram mostradas algumas novidades bem como apresentadas centenas de palestras demonstrando os serviços da Google Cloud, cases e ferramentas que utilizam a plataforma.
Antes do evento principal participamos do evento para parceiros, que neste ano contou com mais participantes do que o evento principal de 2 anos atrás, demonstrando a força que a Google está colocando nas parcerias, algumas grandes empresas como Salesforce, SAP, CISCO e Deloitte marcaram presença, mostrando que estão levando suas soluções para a Google Cloud e ajudando outros grandes nomes a irem neste caminho, o que mostra que a Google está forte para entrar de vez na briga com AWS e Microsoft.
Diferente da proposta do Google I/O, que tem seu foco no público de usuários finais, o Cloud Next tem um foco mais corporativo, tanto para líderes quanto para desenvolvedores. A presença de empresas parceiras, como é o caso da Dextra, também é marcante, nos saguões do evento estavam à mostra uma infinidade de apresentações de produtos e serviços de empresas que utilizam de forma estratégica as tecnologias de Cloud do Google.
Next2018
O evento principal também contou com alguns números impressionantes, foram mais de 25 mil participantes espalhados por vários prédios do conjunto Moscone Center, no centro de San Francisco. Alguns outros números impressionantes sobre a plataforma eram apresentados durante o evento, como por exemplo:

  • A Google passou o número de 1,5 bilhão de usuários (⅕ do nº de habitantes do planeta);
  • O Google App Engine processa mais de 350 bilhões de requests por dia;
  • Mais de 4 bilhões de containers são lançados por semana;
  • + 160k km de cabos de fibra ótica.

Keynote do Google Next 2018 - Palco principal contou com containers e DJs tocando antes do início de cada dia de evento.
Keynote do Google Next 2018 – Palco principal contou com containers e DJs tocando antes do início de cada dia de evento.

Várias novidades foram apresentadas durante o evento, algumas delas foram:

  • Auto ML

Na minha opinião este foi o serviço mais bacana apresentado pela Google durante o Next 2018. O Cloud AutoML Vision, AutoML Natural Language e AutoML Translation permitirão aos usuários subirem seus próprios dados de imagens, textos e traduções e os serviços irão criar modelos de Machine Learning automaticamente, sem necessidade de conhecimento específico em ML.

Sessão sobre Auto ML.

  • Contact Center AI

A Google anunciou o lançamento em alpha desta plataforma, que permite a integração com centrais de atendimento, criando um Agente Virtual tornando mais simples o treinamento de inteligência artificial para relacionamento com consumidores. Por enquanto só estará disponível para U.S.

Sessão sobre Contact Center AI.

  • BigQuery ML

Esta nova funcionalidade para o BigQuery permitirá a construção de modelos para Machine Learning diretamente do BigQuery, com comandos SQL.

Sessão sobre BigQuery ML.

  • Istio

Este projeto open source não é exatamente uma novidade mas durante o Next foi lançado em sua versão 1.0 com um anúncio de uma plataforma da Google baseada no Istio, na qual é possível gerenciar microserviços utilizando service mesh em conjunto com a plataforma Kubernetes.

A sessão apresenta um pouco mais de como esta plataforma funciona.

  • Cloud Build

A Google renomeou sua plataforma de integração de deploy contínuo (CI/CD), apresentando novas funcionalidades e compatibilidade com diversas ferramentas como o GitHub.

Sessão sobre CI/CD dentro do GCP.

Sessão sobre automação de deploy e testes utilizando o Bazel dentro do GCP.

  • Edge TPU

A Google anunciou o lançamento do seu pequeno hardware (cabem 4 chips em uma moeda de um centavo de dólar) otimizado para execução do TensorFlow (biblioteca do Google para aprendizado de máquina), permitindo acelerar o treinamento de modelos de Machine Learning em dispositivos IoT. Foi lançado também um Kit para desenvolvedores utilizando esta TPU que estará disponível a partir de Outubro/2018.

  • Data Region para o GSuite

Permitirá aos usuários Business e Enterprise escolherem em quais locais desejam distribuir o armazenamento dos seus dados (globalmente, U.S. e Europa por enquanto).

O release completo de todos os anúncios que rolaram no evento pode ser acessado no blog da Google.
E as sessões apresentadas durante o Google Next 2018 podem ser vistas no canal do youtube.
 
Considerações finais:
A evolução do Google Cloud Platform nos últimos anos foi impressionante, com o amadurecimento de suas soluções, parcerias com fortes empresas e inovações tecnológicas, isto mostra o quão sérios eles estão nessa acirrada disputa entre as provedoras de Cloud. Disputa essa hoje com larga vantagem para a AWS e uma confortável 2ª colocação da Microsoft. A Google tem mostrado cada vez mais estar pronta para entrar neste topo e até mesmo liderá-lo, como afirmado por Diane Greene para ocorrer até 2022.
Machine Learning for everyone. As soluções que a Google tem trazido na área de ML têm cada vez mais simplificado a maneira de criar máquinas inteligentes, e trazer o ML para todo tipo de aplicação.
A parceria com grandes empresas como Salesforce, SAP e Genesys trazendo seus produtos para a Google Cloud afirma sua posição de cloud enterprise e não apenas para startups e desenvolvedores.
Para conseguir atingir grandes contas a Google está trazendo uma abordagem híbrida, como por exemplo permitindo a execução de Kubernetes on premises, o que pode acelerar a migração de algumas empresas que ainda têm necessidade de manter aplicações localmente.
 

  • Receba nosso conteúdo em primeira mão.