Tecnologia

Que incrível é a vida agora que eu tenho você… Databinding!

Por: , outubro 17, 2017

Bom, como vocês podem ver hoje eu vou falar um pouco sobre uma nova ferramenta para codificação em Android que eu realmente gostei! Databinding tornou a vida muito mais fácil quando você precisa adicionar dados de um model para a sua tela. Nada de “findviewbyid” ou mesmo “setText” necessários para completar essa tarefa. Curioso? Vou te mostrar como isso é possível!
Pra começar você deve habilitar Databinding no seu projeto simplesmente adicionando o código abaixo no seu arquivo build.gradle no módulo “app”.  
code-databinding-1
Depois disso, você deve alterar o seu layout resource para ter como o layout “pai” a tag <layout> como você pode ver abaixo:
code-databiding-02
Depois, você deve declarar uma variável com o tipo do seu model assim:
code-databiding-03
Com a variável criada, fica realmente muito fácil para vincular dados, você precisa apenas chamar a propriedade do model dentro de @{}.
code-databinding-04
Para concluir você tem um último passo. Em sua activity crie sua variável Databinding. O tipo da variável vai ser sempre o nome do seu layout com “camel case”, seguido de “Binding” (esta classe é gerada de forma automática quando você adiciona a tag <layout> no seu layout resource). Agora instancie a classe substituindo o método setResource no onCreate.
code-databinding-05
E então vincule a variável do seu model para o seu Databinding.

code-databinding-06
Se tudo der certo, você vai conseguir ver os dados sendo exibidos no seu layout.

Bom, é isso! Espero que tenham curtido! Essa é uma ferramenta realmente muito útil que faz seu código muito bonito e conciso. Se você quiser saber mais informações a respeito você pode dar uma olhada na documentação oficial na página do Google Developers. Até mais!

  • Receba nosso conteúdo em primeira mão.