Tecnologia

Uma Introdução ao Apple CarPlay

Por: , dezembro 4, 2017
Fonte: Apple

Esse artigo possui duas partes. Sendo essa a primeira parte em que apresentamos uma introdução do CarPlay, como podemos possuir esse sistema. Vamos também compreender qual resolução é utilizada, visto que existem várias quando se trata de iOS e algumas boas práticas que precisamos ter ao desenvolver um aplicativo que possua suporte ao CarPlay.

Introdução
O Apple CarPlay tem como objetivo aumentar a mobilidade do iOS conectando-o com o carro, criando uma extensão do sistema operacional enquanto o usuário dirige. Compatível com mais de 100 modelos de veículos. Veja abaixo a lista de fabricantes dos modelos compatíveis com o CarPlay:
Abarth, Acura, Aston Martin, Audi,Bentley, BMW, Bentley, Cadillac, Chery, Chevrolet, Chrysler, Citroen, Cowin, Dodge, DS, Ferrari, Fiat, Ford, Genesis, GMC, Haima, Holden, Honda, Hyundai, Jeep, Kia, Lamborghini, Lincoln, Mercedes, Mitsubishi, MG, Nissan, Opel, Peugeot, Porsche, Renault, Roewe, Seat, Skoda, Subaru, Suzuki, Vauxhall, VW e Volvo.
Pode ecnotnrar a lista detalhadas com os modelos na página da apple clicando aqui.

E também possuindo compatibilidade com as mais conhecidas centrais multimídias como: Pioneer, Sony, kenwood e dentre outras…
Para que a integração com o CarPlay funcione, você precisa possuir algum modelo do iPhone da lista abaixo:

  • iPhone X
  • iPhone 8, Plus
  • iPhone 7, Plus
  • iPhone 6s, Plus
  • iPhone 6, Plus
  • iPhone SE
  • iPhone 5s
  • iPhone 5c
  • iPhone 5

Infelizmente para que sua aplicação possua suporte ao CarPlay, você precisa fazer uma solicitação para a Apple. Isso pode ser feito através através da página de contato do CarPlay ou clicando aqui.
Boas Práticas

O ponto mais importante em relação ao desenvolvimento de aplicação para o CarPlay é que o contexto de uso do app está baseado em um carro e por esse motivo a própria Apple comenta que um bom aplicativo não deve necessitar de grande atenção do motorista para usá-lo. Uma das formas de facilitar/melhorar a experiência do usuário na aplicação enquanto dirigi é através do comando de voz, visto que o CarPlay possui a Siri.
Tendo em vista o contexto “restritivo”, a Apple elaborou uma documentação de boas práticas com regras mais rigorosas para o desenvolvimento de aplicações que suporte o CarPlay em comparação com a produção dos aplicativos para o iOS.

Layout
O CarPlay suporta a orientação horizontal (landscape) com as seguintes resoluções:
Fonte: Human Interface Guidelines - Apple CarPlay
Fonte: Human Interface Guidelines – Apple CarPlay

 
Dimensão
Proporção
800px x 480px
5:3
960px x 540px
16:9
1280px x 720px
16:9
1920px x 720px
8:3
Pontos Importantes no Layout

  1. Fornecer informações fáceis de serem compreendidas para uma pessoa que se encontra no banco do motorista.
  2. Manter um layout consistente em toda a aplicação.
  3. Asinformaçõesquenecessitemdeconexãocomainternetprecisacobrirocenáriodefalhanaconexão, tendo em vista que se trata de um carro, podem ocorrer falhas na rede.
  4. Em relação a navegação do aplicativo, o CarPlay suporte até 5 níveis, porém a Appple recomenda ouso de 3 para uma melhor experiência com o usuário.
  5. Quando se possui muitos tipos de conteúdos, que são separados por seções, nesse caso orecomendado é trabalhar com o componente Tab Bar, mas jamais esconda durante algum fluxo da aplicação. Diferentemente do iOS, a Tab Bar encontra-se posicionada na parte superior da tela.
  6. Em relação a conteúdo explícito é necessário avisar ao usuário através do ícone icon_explicit.
  7. Quando se trata de aplicação em que o usuário precisará de conexão para realizar download, por exemplo streaming de um áudio, o ícone icon_iCloud precisa ser aprensentado na interface.

A tela do aplicativo nativo de media do CarPlay é um ótimo exemplo do que devemos aplicar em nosso layout em relação aos pontos importantes listados anteriormente:

Fonte: WWDC Session 719
Fonte: WWDC Session 719

Em relação ao áudio, a menos que o usuário solicite, o recomendado é que não toque automaticamente.

Conclusão
Nesse artigo iniciamos o conhecimento sobre o CarPlay, sistema operacional da Apple que é utilizado nos carros para tornar uma extensão em relação a experiência que o usuário possui no iOS. Compatível com mais de 100 modelos e centrais de multimídias. A Apple disponibiliza o suporte ao desenvolvimento através da conta de desenvolvedor, basta o usuário realizar uma solicitação.
No próximo artigo, falaremos um pouco mais detalhado sobre alguns pontos importantes no desenvolvimento para o CarPlay.
 
Referências
https://www.apple.com/br/ios/carplay/
https://www.apple.com/br/ios/carplay/available-models/
https://developer.apple.com/videos/play/wwdc2015/719/
https://developer.apple.com/carplay/human-interface-guidelines/overview/introduction/
  • Receba nosso conteúdo em primeira mão.