Tecnologia

Usando a Fluxbox

Por: , outubro 23, 2013


No último mês comecei a utilizar a fluxbox no lugar do Gnome/Unity/etc aqui na minha estação de trabalho.
Acredito que bastante gente já deve conhecer, mas para quem não conhece o fluxbox é um gerenciador de janelas da mesma maneira que o Gnome é, porém ele é bem mais simples e leve. Mais informações sobre ele no link: http://fluxbox.org/ .
Minha intenção neste post não é gerar um flame war de Xs, mas sim falar brevemente das minhas impressões e deixar um passo a passo bem simples para quem desejar experimentar este gerenciador.


Minha utilização com a fluxbox foi bem satisfatória. A princípio ele parece meio rústico em relação aos outros Xs, e de fato é mesmo, porém isto faz parte da ideia dele, ser simples. Para mim esta simplicidade facilitou bastante a utilização da minha estação de trabalho e um ponto muito eficiente é a facilidade de customização e da principalmente da criação de atalhos, que ajudam bastante no dia a dia.
Para começar a utilizar a fluxbox é muito simples, basta na hora de se logar na estação, escolher a fluxbox no botão que aparece no canto superior direito da caixa de login.
Fazendo isto, você irá iniciar a fluxbox em sua configuração padrão, que é bem cru. Com a ajuda do Raoni eu criei um repositório com algumas customizações que deixa a sua utilização bem melhor. Caso queira utilizar-las basta fazer um clone de https://github.com/erickzanardo/my-fluxbox-config, copiar todo o conteúdo do repositório para a pasta .fluxbox, que fica dentro da sua home, clicar com o botão direito em alguma áera vazia da área de trabalho e selecionar Reconfigure, pronto, todas as customizações serão carregadas.
Fiquem a vontade para tirar dúvidas de utilização ou então fazer um fork do repositório para criar as suas próprias customizações =).

  • Receba nosso conteúdo em primeira mão.