Design

Você já parou para pensar na importância dos profissionais de UI e UX na concepção de produtos digitais?

Por: , maio 16, 2018

Quando pensamos em Designers em projetos de TI a primeira ideia que vêm à mente é .. “acho que eles vão desenhar algumas telas aqui e deixar mais bonito”. Porém, a atuação de profissionais de UI e UX Design vai muito além. Hoje, representam papéis extremamente estratégicos e necessários nos projetos de criação e concepção de produtos digitais.
O profissional de UX Design é aquela pessoa capaz de entender o público-alvo para o qual o projeto está sendo desenvolvido, através de diferentes metodologias como entrevistas em profundidade, questionários, criação de personas e testes de usabilidade, além claro, de levantar hipóteses e validá-las.Com todos esses dados é possível ter um melhor entendimento de quais soluções oferecer, quais as necessidades e anseios vamos resolver, daquele que, de fato vai utilizar o sistema.
Em parceria com esse profissional, também temos o papel do UI Designer, que é a pessoa que consegue entender o conceito da marca junto ao cliente, e oferece uma melhor abordagem direcionada ao público-alvo, baseados em conceitos de design visual com boas práticas em relação a tipografia, iconografia, paleta de cores e o dados levantados pelo UX designer.
Esse trabalho conjunto entre UX + UI é extremamente importante e um diferencial nas empresas de desenvolvimento de software e produtos digitais. O principal benefício é que eles garantam que as interfaces dos sistemas sejam fáceis de serem entendidas, oferecendo soluções e funcionalidades certas que encantem os usuários.
E o que as empresas donas de produtos digitais ganham com isso?
Fidelização de Cliente: Uma plataforma digital que proporciona uma experiência satisfatória para o usuário provavelmente faz com que ele retorne ali para comprar muitas outras vezes. Os clientes confiam mais no produto e isso resulta em uma fidelização do público.
Eficiência de Recursos: ter um app, um site ou qualquer interface digital organizado, bonito, eficiente e que gere no usuário as sensações certas para que se efetive de fato a compra ou para que se contrate um serviço ou mesmo para que se compreenda uma informação, traz economia para a empresa. Economiza tempo da sua equipe e proporciona uma boa experiência para o usuário.

  • Receba nosso conteúdo em primeira mão.