Veja como Alelo e Dextra conseguiram unificar e escalar plataformas web e mobile

Criar uma plataforma web fácil de usar e que permitisse consultar saldo e extrato, além de uma série de outros recursos que facilitam a vida do beneficiário dos cartões da Alelo: esse foi o objetivo da companhia no projeto feito em parceria com a Dextra. O resultado, o Meu Alelo Web, é tão bem-sucedido que evoluiu para a unificação das plataformas web e mobile.

Marque uma conversa com a gente

Tudo começou no final de 2017

A Alelo precisava de um parceiro que trouxesse uma visão inovadora, com profissionais ao mesmo tempo jovens, responsáveis e multidisciplinares, e que fosse maleável e confiável na hora de trabalhar em conjunto com a equipe de desenvolvimento da Alelo. A Dextra atendia esses requisitos. A parceria permitiu o crescimento do time da Alelo e trouxe inovação para a empresa de benefícios. O time montado une expertise técnica e de negócios, e aceitou o desafio de entregar o portal em um prazo apertado: seis meses.

 

A usabilidade da plataforma foi aprimorada

 

 

O novo fornecedor rapidamente entendeu a infraestrutura e necessidades da Alelo e fez uma proposta inovadora. Assim, o trabalho foi viabilizado rapidamente, com apoio integral de ambos os lados. A usabilidade da plataforma foi aprimorada pela equipe de especialistas em UX (experiência do usuário) da Dextra, que fez experimentos, coletou feedbacks e atendeu às necessidades de negócio e dos beneficiários da Alelo. A plataforma também se tornou mais escalável.

 

“Os ganhos serão extremamente relevantes para o próximo ano.

Nosso trabalho torna o aplicativo cada vez mais importante para os Portadores de Cartões Alelo”

Alexsandro Fancio, Gerente de Canais Digitais na Alelo

Novas tecnologias melhoraram
a performance da ferramenta

Front-end e back-end foram reformulados usando React e Java. Novas funcionalidades foram implantadas, como desbloqueio de cartões e cancelamento em caso de perda ou roubo. Além disso, novos recursos de segurança foram adotados, como a inclusão de Captcha, criptografia e tokens de autenticação. Novas tecnologias melhoraram a performance da ferramenta.

 
 
 

Meu Alelo Mobile

Logo em seguida a Dextra assumiu o aplicativo móvel Meu Alelo (interface e experiência de usuário, desenvolvimento back-end e front-end). O app teve vários problemas resolvidos e ganhou novas funcionalidades, além da consulta de saldo e extrato já presentes na versão web.

O aplicativo Meu Alelo conta com mais de 3,5 milhões de usuários ativos, o que reduz o custo operacional com a central de atendimento que presta suporte aos beneficiários.

Versão completamente renovada

No início de 2019, a Dextra e a Alelo lançaram uma versão completamente renovada do aplicativo mobile (Android e iOS). O aplicativo foi reescrito utilizando tecnologias atuais como Kotlin e Swift, além de uma nova arquitetura baseada nos conceitos de clean code e novo design de interface (UI/UX) para melhorar a experiência do usuário.

No backend, foi implementada uma nova arquitetura baseada em encapsulamento (microsserviços), orquestração de contêineres OpenShift, além de melhorias de segurança e estabilidade.

A nova versão já permite troca de e-mail cadastrado pelo próprio app, o que era um problema para quem eventualmente mudava de emprego mas mantinha o benefício com a Alelo.

Em breve contará com recursos avançados como a troca de senha transacional, em que é possível mudar a senha por meio do próprio aplicativo, sem necessidade de suporte humano por telefone, entre outros.

“Foi uma parceria muito legal desde o começo até a entrega do primeiro release para produção ajudamos a montar o modelo de negócio do Meu Alelo. O primeiro projeto veio pronto, mas fomos adquirindo confiança, tanto que hoje ajudamos desde o início a modelar para onde o produto vai.”

Guilherme Gotardo, Analista Programador Sênior na Dextra

Resultados

  • 01 – Melhoria na experiência dos usuários de Meu Alelo
  • 02 – Mais escalabilidade
  • 03 – Redução dos custos de operacionais com a Central de Atendimento ao usuário
  • 04 – Implantação de novas funcionalidades nas versões web e mobile
  • 05 – Integração entre plataformas
  • 06 – Reformulação de back-end e front-end com arquiteturas e tecnologias mais modernas
  • 07 – Novos recursos de segurança implementados
  • 08 – Mais estabilidade para os mais de 3,5 milhões de usuários ativos
  • 09 – Reestruturação completa da nova versão do aplicativo

“A Dextra trouxe uma mudança tecnológica e filosófica muito grande.

Eles desenvolveram tudo em seis meses e colocaram em produção a versão web inteira. Mudaram a forma como a gente desenvolvia, trouxeram um time pronto, botaram a mão na massa. Isso trouxe agilidade para nós.”

Carlos Montoia, Gerente de Sistemas da Alelo
  • Muita gente fala em tecnologia no Brasil. Muita gente só fala.

    Aqui não. Marque uma conversa.