Restaurantes da Arcos Dorados, aumenta eficiência com novo sistema.

Módulo de inventário do Controláveis, chamado de Inventário digital, desenvolvido pela Dextra para a Arcos Dorados – controladora da franquia de restaurantes McDonald´s na América Latina – ajuda a controlar recebíveis das lojas e reduz desperdícios.

Marque uma conversa com a gente

Modernizar módulos de um grande sistema capaz de controlar o inventário de um restaurante McDonald’s, de modo a detectar com precisão tudo que entra e sai da loja, reduzindo perdas e desperdícios. Esse era o objetivo da Arcos Dorados – conhecida por controlar a maior franquia da famosa marca de fast food no mundo – ao firmar uma parceria com a Dextra.

 

A Dextra foi indicada pelo know-how no desenvolvimento sob medida de soluções para transformar a visão da Arcos Dorados em realidade. A concepção e o desenvolvimento da primeira fase foram realizados em três meses, um tempo enxuto para um projeto desta magnitude. O desafio começou a ser vencido com o Design Sprint, que buscou entender dores, mapear necessidades e definir indicadores por meio da análise dos processos anteriores de inventário.

“Nossa primeira medida foi promover um Design Sprint, que durou 12 dias úteis. Reunimos as empresas que iriam participar do projeto, as áreas estratégicas que seriam impactadas na Arcos Dorados, e fizemos uma série de interações e entrevistas”, conta Danilo Pinheiro, gerente do projeto. “Conseguimos elencar todos os pontos que eram importantes e geravam impacto, e priorizar alguns para alcançar o objetivo.”

A partir do Design Sprint, a Dextra teve cerca de dois meses para executar a primeira fase do projeto, o que incluía a entrega em produção de uma versão para testes. A proposta de valor da companhia era entregar um produto viável mínimo (ou MVP) no prazo acordado com qualidade e de maneira inovadora.

Testes
de Sucesso


A implementação do Inventário digital ocorreu em uma única loja piloto, que fica na zona sul da capital paulista. Trata-se de uma solução móvel e 100% digital, que busca trazer mais mobilidade para os operadores responsáveis pelo inventário do restaurante. Ela elimina papéis, dá mais controles e inteligência ao operador e minimiza erros humanos.


Para o desenvolvimento, foi usada a tecnologia de PWA (progressive web app, ou aplicações progressivas para web, em tradução livre). Combina recursos oferecidos pela maioria dos navegadores modernos com os benefícios da experiência móvel.

“A grande vantagem do PWA é não ter que passar por processos de lojas de aplicativos para fazer a disponibilização. Ele roda em um navegador”, explica Pinheiro. “Assim, a aplicação funciona em qualquer sistema operacional e traz ganhos de entrega e desenvolvimento. No Design Sprint concluímos que seria a melhor forma de alavancar o produto e gerar valor mais rápido”.

Isso facilitou bastante a disponibilização do Inventário digital na loja piloto. Os tablets que acessam a solução o fazem por meio de um ícone de atalho para um endereço web. A experiência é muito próxima a de um aplicativo.

 

Nova fase
e resultados

 

A Dextra está incorporando mais funcionalidades no Inventário digital, e o sistema será implementado em mais 10 lojas espalhadas pelo Brasil e escolhidas pela Arcos Dorados.

 

O time de soluções da Arcos Dourados e Dextra trabalham próximos no desenvolvimento de melhorias na aplicação.

Presente
e futuro

Isso facilitou bastante a disponibilização do Inventário digital na loja piloto. Os tablets que acessam a solução o fazem por meio de um ícone de atalho para um endereço web. A experiência é muito próxima a de um aplicativo.

 

Sobre
a Arcos Dorados

 

A Arcos Dorados é a maior franquia McDonald’s do mundo, tanto em vendas totais do sistema como em número de restaurantes. A Companhia é a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe, com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios, incluindo Argentina, Aruba, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Equador, Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica, México, Panamá, Peru, Porto Rico, St. Croix, St. Thomas, Trinidad & Tobago, Uruguai e Venezuela.

Diretamente ou por meio de franquias, a Companhia opera mais de 2.062 restaurantes da marca McDonald’s na região, com mais de 95.000 funcionários atendendo cerca de 4,3 milhões de clientes todos os dias. Reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO).

  • Muita gente fala em tecnologia no Brasil. Muita gente só fala.

    Aqui não. Marque uma conversa.