3 tecnologias para alavancar a Transformação Digital em sua empresa

Passar pelo processo transformação digital exige adaptação a uma série de mudanças. Entre elas está a modernização das tecnologias...

Dextra

View posts by Dextra
Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes. A Dextra faz parte da Mutant, empresa B2B líder no mercado brasileiro e especialista em Customer Experience para plataformas digitais.
Data de publicação: 03/01/2019
3 tecnologias para alavancar a Transformação Digital

Passar pelo processo transformação digital exige adaptação a uma série de mudanças. Entre elas está a modernização das tecnologias utilizadas em sua organização.
Isso porque, segundo um estudo conduzido pela consultoria norte-americana Avanade, para 65% dos executivos entrevistados os sistemas e abordagens convencionais já não são compatíveis com os requisitos emergentes para alavancar um negócio digital.
É por isso que uma das iniciativas presentes no processo da Aceleração Digital implementado pela Dextra foca em modernizar essa área nas empresas.
Chamada de IT Modernization, a abordagem consiste em buscar as melhores tecnologias atuais para que a área de TI da empresa tenha infraestrutura e ferramentas adequadas para inovar e escalar suas operações digitais.
A medida provou trazer resultados positivos. De acordo com o estudo da Avanade, modernizar as tecnologias utilizadas permite aumentar a receita de negócios em 14%, além tornar o processo da transformação digital na organização muito mais fácil.

As vantagens em modernizar a TI

Além de poder aumentar a receita, existem outras vantagens muito significativas em trazer novas tecnologias para o seu negócio. Confira quais são elas:

Aumentar a capacidade de inovar

Segundo o diretor de inovação da Dextra, Bill Coutinho, a grande vantagem em modernizar a TI está em aumentar a capacidade de inovação de uma empresa.
“No modelo antigo, a TI de uma organização precisa prever e planejar muita coisa para poder construir a sua infraestrutura, como a capacidade necessária para as tecnologias utilizadas. Isso dificulta o muito processo de inovação, já que existe a chance de que a infraestrutura que foi provisionado não seja totalmente utilizada e virar um risco, um custo desperdiçado”, afirma Coutinho.
Enquanto que à partir do uso de tecnologias na nuvem, por exemplo, é possível construir e escalar sistemas conforme estes necessitam de mais capacidade, gerando um custo menor para a empresa e possibilitando experimentar novas ideias.

Reduzir o time-to-market

Além de aumentar a capacidade de inovação, outra vantagem de investir em novas tecnologias é a possibilidade de entregar valor ao cliente de maneira rápida e contínua.
A partir de processos automatizados, por exemplo, é possível testar e trazer novos produtos para o mercado mais facilmente.
Além disto, as plataformas de nuvem contam com diversas tecnologias e serviços que podem ser utilizados da forma plug-and-play, sem que a TI necessite dimensionar e provisionar infraestruturas dedicadas a ela. Por exemplo, tecnologias para trabalhar com big data, armazenamento em larga escala, etc.

Escalar

E, por fim, juntamente com o aumento na capacidade de inovação e a possibilidade de lançar produtos mais rapidamente está a escalabilidade.
Isso porque, muitas das tecnologias utilizadas permitem investir e obter maior capacidade de infraestrutura sob demanda para construir os seus produtos e alcançar usuários a nível mundial.

Conheça agora as 3 categorias de tecnologia para alavancar o processo da Transformação Digital

Existem três principais tipos de tecnologia nos quais sua organização pode focar para chegar a melhores resultados e tirar proveito das vantagens listadas acima. Saiba mais sobre elas:

Cloud Computing (nuvem)

Para os negócios que estão definindo como irão modernizar sua TI, a tecnologia da nuvem é o ponto de partida.
A grande vantagem dessa tecnologia é que sua empresa paga apenas pelo que utiliza. Do ponto de vista da segurança e infraestrutura ela é também uma escolha menos arriscada, já que os provedores da nuvem se responsabilizam pelas atualizações, permitindo que a TI de sua organização tenha sempre novos recursos para utilizar, sem se preocupar com instalação e monitoramento.
A recomendação é que sua organização invista em IaaS (Infrastructure as a Service) como primeiro passo, e depois adote outras ferramentas como PaaS (Platform as a Service), Serverless, arquitetura de microserviços e APIs.

Conteinerização

A tecnologia da conteinerização foi lançada em 2013 como um motor de código aberto criado pela Docker, empresa que oferece essa plataforma.
Com aspectos semelhantes aos das máquinas virtuais, os contêineres basicamente consistem em pequenos pacotes de software que incluem tudo o que é necessário para executar um aplicativo, como códigos, bibliotecas e ferramentas de sistema. É a forma ideal de empacotar software em uma aquitetura de microserviços.
A grande vantagem ao utilizá-los está na facilidade de mover e implementar uma aplicação em diferentes ambientes sem afetar sua performance, economizando custos de infraestrutura e manutenção e acelerando o time-to-market.
Outro grande ponto está na consistência dessa solução para o seu time de desenvolvimento de software, uma vez que não é preciso instalar ambientes de programação para diferentes linguagens na máquina.

Ferramentas de DevOps

O DevOps ajuda a unificar o desenvolvimento com a operação de software e promove a automação e monitoramento de todas as fases da construção de uma aplicação.
Confira o conjunto de práticas que mais se destaca nessa abordagem:

  • Continuous Integration/Testing: O objetivo dessa prática é garantir que a solução criada pela sua organização funcione de forma integrada a cada atualização, de forma que novas funcionalidades sejam lançadas com agilidade para os usuários.
  • Automação de configuração e deploy: Por meio dessa abordagem é possível evitar que existam erros manuais na criação de seu produto digital. Dessa forma, é possível construir uma pipeline automatizada de implementação das soluções.
  • Monitoramento: Essa prática permite agir de forma preventiva e proativa na resolução de problemas, algo que é de suma importância na experiência que os usuários.
  • Analytics: Entender de forma quantitativa e qualitativa como os usuários interagem com os produtos possibilita construção de produtos cada vez mais customizados às suas necessidades.

Como modernizar a sua TI com a Aceleração Digital

As tecnologias acima são parte das soluções implementadas pela Dextra na fase de IT Modernization dentro do processo da Aceleração Digital.
Conheça mais sobre esse processo e como ele pode ajudar a sua empresa a alcançar resultados na transformação digital:

E se você deseja obter mais informações sobre como as categorias de tecnologia acima podem alavancar o seu negócio, entre em contato com um de nossos especialistas.

Dextra

View posts by Dextra
Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes. A Dextra faz parte da Mutant, empresa B2B líder no mercado brasileiro e especialista em Customer Experience para plataformas digitais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + dezoito =

Posts relacionados

  1. Sobre a Dextra

    Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes.

  2. Categorias

Scroll to top