4 Desafios para Desenvolver Aplicativos para Smart TVs

Já existem mais de 16 milhões de Smart TVs nas casas brasileiras, mas ainda há desafios a superar para...

Dextra

View posts by Dextra
Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes. A Dextra faz parte da Mutant, empresa B2B líder no mercado brasileiro e especialista em Customer Experience para plataformas digitais.
Data de publicação: 12/12/2017
Aplicativos para Smart TVs

Já existem mais de 16 milhões de Smart TVs nas casas brasileiras, mas ainda há desafios a superar para aproveitar ao máximo o mercado de aplicativos para esses aparelhos


Apesar da entrada tardia no mundo das TVs conectadas (que tiveram seus primeiros modelos lançados há cerca de 10 anos), o Brasil hoje conta com mais de 16 milhões de Smart TVs instaladas nas casas brasileiras. A qualidade da banda larga e o preço dos dispositivos multimídia com acesso à internet foram algumas das razões que potencializaram o crescimento desse mercado.
Entretanto, isso não significa que os desafios para aproveitar essa tecnologia e levar conteúdos exclusivos para esses milhões de telespectadores acabam por aí. Como se trata de um mercado novo no país, as empresas e equipes técnicas que querem começar a desenvolver apps para Smart TVs precisam passar por uma série de aprendizados até criar uma solução adequada para esses equipamentos.
A Dextra já passou por essa experiência. Com expertise nas áreas de desenvolvimento web, mobile e gerenciamento de projetos, a desenvolvedora identificou os quatro principais desafios enfrentados por sua equipe ao criar um dos primeiros projetos de aplicativos para TVs conectadas no Brasil com a Globosat, uma de suas maiores parceiras. Confira quais foram eles:
1. Baixa performance dos equipamentos
Embora muitas das Smart TVs atuais já contem com tecnologia de ponta em seus recursos gráficos, memória e outros de seus componentes internos ainda não permitem uma boa performance para rodar aplicativos complexos.
Outro desafio iminente é que os televisores ainda contam com pouco espaço de armazenamento, fazendo com que usuários controlem constantemente a quantidade de arquivos e precisem desinstalar aplicativos antigos para dar espaço aos novos downloads.
Essa foi uma das questões discutidas na Dextra para a criação do aplicativo para a Globosat. A equipe técnica, dessa forma, teve o desafio de incluir todas as funções necessárias para levar conteúdos ao app sem perder qualidade e afetar a performance do aparelho dos telespectadores.
2. Variedade de Sistemas Operacionais
Firefox OS, Tizen, WebOS e Android TV. Esses são apenas alguns dos Sistemas Operacionais embutidos nas Smart TVs presentes no mercado. “Hoje o grande desafio é a diferença entre as plataformas. Os modelos de TV têm variação muito grande de sistemas operacionais”, afirma o diretor e co-fundador da Dextra, Bill Coutinho. E, apesar de a base principal para desenvolver soluções desse tipo ser a Web, levar um app ao maior número de modelos de televisores possível pode se tornar um desafio. Afinal, em muitos casos é preciso modificar ou adaptar versões do app de acordo com cada equipamento.
3. Usabilidade/Controle remoto limitado
Conforme Coutinho explica, outro ponto que precisa evoluir bastante nas TVs conectadas é a usabilidade. “Hoje temos apenas o controle remoto para interagir com as Smart TVs, e é muito complicado desenvolver um aplicativo com uma boa Experiência de Usuário levando isso em conta”, diz.
Diferentemente de como os smartphones funcionam, por exemplo, o usuário conta apenas com botões analógicos para navegar pela tela da televisão. Isso pode se tornar um problema caso o aplicativo apresente muitas opções ou exija muitos passos para ser configurado. Além disso, é preciso pensar em formas de atrair e engajar o usuário por meio desses aplicativos. “Temos que fazer interfaces que facilitem a navegação do usuário, e deixá-las com apelo visual bom e engajador”, explica Bill Coutinho.
4. Falta de referências para seguir no mercado
Os desafios listados acima são consequência de uma questão importante: como o mercado de TVs conectados está em expansão no Brasil, ainda não existem padrões técnicos e nem um caminho certo a seguir. “Tem poucas referências que conseguimos achar pelo mundo. As plataformas ainda são muito fragmentadas”, afirma Bill Coutinho.
A expectativa é que com o passar dos anos os sistemas e a performance desses televisores estejam cada vez mais padronizados – assim como aconteceu com a indústria de smartphones. Mas, por enquanto, as empresas que desejam investir nesse mercado devem criar e tirar proveito dos seus próprios métodos. “Essas coisas vão evoluir com o tempo. Mas muita coisa tivemos que aprender e criar da nossa maneira”, explica o diretor da Dextra.
Como a Dextra superou os desafios de criar um dos primeiros apps para Smart TVs no país
Ser uma das primeiras empresas brasileiras a desenvolver aplicativos para Smart TVs tem suas vantagens: a bagagem de aprendizado e experiência. Como se tratava de um dos primeiros projetos do gênero no Brasil, a Dextra utilizou toda a expertise em desenvolvimento web e gerenciamento de projetos que já tinha para produzir o aplicativo por meio da parceria com a Globosat.
Outro ponto importante foram as etapas de testes realizadas com aparelhos e usuários reais, para garantir que o aplicativo iria rodar com perfeição em modelos diferentes. E para isso, ter o contato direto com as fabricantes das marcas de Smart TVs que vendem no Brasil é algo imprescindível.
Um app para Smart TVs pode alavancar seu negócio?
Se você está em dúvida se a sua empresa deve ou não investir em aplicativos para Smart TVs e gostaria de avaliar os impactos dessa iniciativa no seu negócio, não deixe de conversar com um de nossos especialistas.
A equipe técnica de desenvolvedores e o time de diretores da Dextra podem te auxiliar e definir o melhor caminho para criar esse tipo de solução. Para marcar uma conversa, entre em contato conosco por meio do e-mail contato@dextra.com.br.

Dextra

View posts by Dextra
Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes. A Dextra faz parte da Mutant, empresa B2B líder no mercado brasileiro e especialista em Customer Experience para plataformas digitais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 − sete =

Posts relacionados

  1. Sobre a Dextra

    Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes.

  2. Categorias

Scroll to top