7 Desafios para Alcançar a Transformação Digital

Apesar de 97% das grandes organizações já investirem na transformação digital, o grupo de empresas que consegue de fato...

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Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes. A Dextra faz parte da Mutant, empresa B2B líder no mercado brasileiro e especialista em Customer Experience para plataformas digitais.
Data de publicação: 17/12/2018

Apesar de 97% das grandes organizações já investirem na transformação digital, o grupo de empresas que consegue de fato colher os seus benefícios ainda é bem seleto. Para ter uma ideia, segundo um estudo global realizado pela SAP, dos mais de 3 mil executivos entrevistados em 17 regiões do mundo, apenas 3% afirmou ter concluído esse processo em toda a empresa.
Isso acontece porque essa transformação traz impactos que envolvem desde a mudança de mentalidade até a redefinição de aspectos que já estão enraizados na cultura de uma empresa.
Entretanto, apesar de ser uma tarefa desafiadora, é possível reconhecer e analisar esses desafios de forma antecipada e traçar um plano para superá-los. E para isso é possível contar com a ajuda e exemplo de empresas que já têm experiência com esse processo.
A Dextra é uma delas. A partir do método da Aceleração Digital, empresas como Nextel, Livelo e Globo Comunicações conseguiram implementar novos projetos digitais com sucesso.
Por isso, continue lendo este artigo para conferir os 7 principais desafios da transformação digital com base na experiência da Dextra com estes e diversos outros clientes e saiba como a Aceleração Digital pode ajudar a superá-los:

1. Implementar a Cultura para a Transformação Digital

A cultura é o maior facilitador da transformação digital e permite avançar muitos passos rumo à maturidade digital. Mas, junto com tantos benefícios também vem o grande desafio de implementá-la em uma organização.
Um estudo da Capgemini, por exemplo, afirma que 62% das companhias consideram a cultura o maior obstáculo para alcançar a transformação digital.
Não é à toa que tantas empresas temem passar por essa fase: trazer o digital para a cultura consiste em mudar aspectos que compõem toda a essência de um negócio, como sua liderança, a forma de recrutar talentos e sua proposta de valor.
E embora seja completamente normal que esse período de adaptação traga desafios, existem métodos capazes de auxiliar nesse processo.
A Dextra, por exemplo, já ajudou diversas organizações a passar por essa transformação por meio da Aceleração Digital e listou os pontos mais importantes para ser bem sucedido nessa empreitada.
Confira o artigo abaixo para ler mais sobre como alcançar uma cultura digital com sucesso em seu negócio:

2. Preparo da liderança e equipe

Ter líderes e colaboradores engajados no processo da transformação digital é uma tarefa árdua. Primeiro, porque para que a liderança de seu negócio consiga disseminar a cultura do digital é preciso ressignificar o seu papel.
Em vez de assumir uma posição de comando e controle, os gestores devem funcionar como agentes facilitadores e cuidar para que a visão esteja presente em cada iniciativa da empresa. Esse passo é tão importante que a Dextra conta com um processo específico para preparar líderes dentro do método da Aceleração Digital, chamado Digital Strategy. Você pode saber mais sobre ele neste ebook.
Em segundo lugar, há a questão da falta de talentos qualificados. De acordo com o relatório “The 2017 State of Digital Transformation”, criado pela empresa de consultoria para lideranças Altimeter, enquanto 62% das organizações investem em treinamentos para modernizar as competências de seus funcionários, apenas metade está investindo em novos talentos digitais.
Por isso, é preciso alinhar o recrutamento de sua companhia a fim de reter os melhores talentos de acordo com a visão de seu negócio.

3. Falta de foco no cliente

Outro desafio o qual impede empresas de alcançar resultados com a transformação digital é a falta de foco no cliente. Mais do que trazer produtos e serviços para o mundo digital, é preciso que eles de fato sejam úteis para seus usuários.
“A companhia inteira deve estar alinhada com essa visão. Não adianta criar uma iniciativa digital se ela não trouxer valor para o cliente”, afirma o diretor de tecnologia da Dextra, Bill Coutinho.
A Aceleração Digital é uma importante aliada para garantir uma Experiência de Usuário consistente em suas iniciativas. Isso porque, a partir desse método as etapas de estratégia e execução de um projeto são abordadas de forma conjunta.
Então, em meio a uma cultura de inovação, o seu negócio deve criar e testar cada nova funcionalidade com clientes reais, implementando ciclos curtos de feedback e melhoria contínua do produto. Você pode ler mais sobre como aproximar a sua empresa de seus clientes nos artigos abaixo:

4. Dificuldade de escalar iniciativas

A ideia de testar a transformação digital em uma espécie de laboratório para experimentar novas iniciativas com agilidade e sem tanto risco é uma das melhores práticas que envolvem a transformação digital.
Entretanto, um empecilho nesse processo é a dificuldade de aplicar essas ideias em maior escala e fazer com que elas tragam mudanças relevantes para o negócio como um todo.
“O desafio está em escalar amplamente esse movimento. Sem o apoio da alta gestão para levar essas ideias para todas as áreas da empresa, esse laboratório acaba morrendo logo no início”, afirma Coutinho.

5. Falta de visão

Definir e cultivar uma visão do Digital dentro da empresa também é um desafio. Isso porque, sem uma definição sobre onde você deseja chegar e que tipo de experiência quer proporcionar a seus clientes, sua empresa corre o risco de criar produtos irrelevantes para o mercado e seus usuários.
Na Aceleração Digital, a liderança é um dos elementos que ajudam a garantir que essa visão seja disseminada por todas as áreas da empresa.
Ao ter a ideia clara sobre onde se deseja chegar, os líderes podem definir objetivos com suas equipes e obter métricas para acompanhar e medir e acompanhar o sucesso de cada iniciativa.

6. Problemas para criar orçamentos para projetos digitais

Outro empecilho comum presente nas empresas que desejam inovar é alinhar a questão do orçamento para projetos digitais.
Diferentemente da visão tradicional que se tem para investir em projetos (a qual envolve saber qual será o retorno sobre investimento, por exemplo) é preciso enxergar esse processo como um ciclo de experimentação e aprendizado.
Afinal, considerando o rápido passo de mudanças que a transformação digital exige, nem sempre é possível prever e definir um orçamento e resultado fixos para um projeto.
“É possível interpretar essa questão de forma semelhante aos investimentos em startups, nos quais quando se descobre uma ideia extraordinária o retorno normalmente compensa de longe as eventuais perdas com outras iniciativas que não trouxeram resultados”, explica Bill Coutinho.
Entretanto, apesar da questão do orçamento envolver abordagens semelhantes às de investimento de risco, é possível conduzir projetos de transformação digital com maior segurança ao garantir que todas as iniciativas de seu negócio sejam guiadas por uma visão clara e sejam criadas no contexto da cultura digital.

7. Não saber por onde começar

Por fim, ainda que se saiba – em teoria – como superar cada um dos desafios da transformação digital, muitas companhias acabam não conseguindo concluir esse processo por não saber como lidar com cada uma das iniciativas que o envolvem.
Uma forma de colocar sua empresa no caminho certo é contar com a abordagem da Aceleração Digital.
A partir desse método é possível implementar mudanças que causam impactos significativos na sua cultura, na liderança e na forma de organizar e conduzir projetos com sua equipe.
Você pode ler mais sobre como dar os primeiros passos na Aceleração Digital no artigo abaixo:

Conheça a Aceleração Digital

Mesmo com tantos desafios, alcançar a transformação digital é algo possível, e a melhor forma lidar com esse processo é acostumar-se com as mudanças que a tecnologia proporciona.
Inclusive, passar por esse aprendizado é necessário até mesmo nos negócios que já nasceram no mundo digital.
Empresas como a Nextel e a 99 Táxis, por exemplo, conseguiram aprimorar seus produtos e trazer ainda mais valor para seus clientes juntamente com a Dextra e ajuda do método da Aceleração Digital.
Se você tem enfrentado um ou mais dos desafios acima listados com a sua empresa, fale com nossos especialistas e saiba como implementar o método da Aceleração Digital em seu negócio.

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