9 dicas para conciliar trabalho e estudo

É possível que, durante algum período em sua vida, você se veja diante da tarefa de conciliar trabalho e...

Dextra

View posts by Dextra
Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes. A Dextra faz parte da Mutant, empresa B2B líder no mercado brasileiro e especialista em Customer Experience para plataformas digitais.
Data de publicação: 25/03/2019

É possível que, durante algum período em sua vida, você se veja diante da tarefa de conciliar trabalho e estudo. À primeira vista, isso pode parecer um feito inatingível, devido à quantidade limitada de tempo que há em cada dia.

Para ser bem-sucedido nessa jornada dupla, você deve agir e pensar como gestor de suas próprias atividades, o que requer organização, método e, sobretudo, força de vontade.

No entanto, não é uma quimera inacessível e vale lembrar que obter êxito profissional e acadêmico pode ser a fonte de uma grande satisfação e gerar muitas recompensas em sua vida. Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, 09 excelentes dicas para ajudar você a conciliar trabalho e estudo. Boa leitura!

1. Tenha consciência das dificuldades

Conforme mencionado, é imprescindível estar ciente de que conciliar esses dois aspectos tão relevantes em sua vida exige grandes doses de esforço e muito comprometimento. Não se trata, de modo algum, de um desafio insuperável. Porém, para atingir um bom desempenho nas duas áreas, é necessário encarar tudo de frente, com a máxima motivação e autoexigência.

2. Elabore um planejamento detalhado

Tenha em mente que você pode conciliar trabalho e estudo, sem abrir mão de tirar um tempinho para si mesmo e, assim, curtir alguns preciosos momentos de lazer. No entanto, para conseguir isso, é fundamental planejar corretamente o seu dia a dia.

Uma boa organização é a chave para dedicar o tempo necessário à realização de cada tarefa, bem como garantir de que você conseguirá manter o foco em cada questão, sem se distrair ou perder a concentração.

Rever as tarefas que você já agendou ajudará a manter sua rotina organizada e cumprir as suas metas. Se o seu calendário for construído com alguma flexibilidade, será mais fácil realizar alterações para lidar com emergências e acontecimentos inesperados.

Há soluções online que podem ser ótimas ferramentas, facilitando a consulta e alteração de compromissos por meio do seu smartphone ou até mesmo, do computador.

3. Distribua bem o seu tempo

Outro aspecto que não deve faltar em sua gestão de tempo é a quantidade de horas diariamente dedicadas ao estudo em casa. O mais indicado é reservar, aproximadamente, algo por volta de uma ou duas horas.

Lembre-se de que é muito melhor dividir esse tempo em sessões curtas do que tentar esgotar grandes parcelas de conteúdo de uma vez só. Estudar por muitas horas seguidas em um único dia pode ser bastante prejudicial, reduzindo significativamente o seu desempenho, à medida que há estudos que comprovam a absoluta impossibilidade de manter a concentração por longos períodos.

Por esta razão, é aconselhável, também, fazer uma pausa de vez em quando, pois isso permitirá que, ao retomar suas atividades, você volte a pensar com clareza e objetividade.

4. Concentre-se no que é realmente importante

Ante o acúmulo de tarefas, a capacidade de discernir entre aquilo que é urgente e o que não é, assume especial relevância. Um bom planejamento o libertará de imprevistos e eventualidades desagradáveis.

Sendo assim, qualquer economia de tempo que você conseguir deverá ser dedicada àquilo que considera realmente importante. Essa é mais uma daquelas habilidades que pode ser aprimorada com a prática: quanto mais tempo você passar tentando conciliar trabalho e estudo, tanto mais aprenderá a identificar qual é, exatamente, o seu ponto de equilíbrio.

5. Afaste-se das redes sociais

Essa dica é especialmente difícil para muitas pessoas. Mas, não há outra forma de proceder quando você estiver lidando com situações que exigem a máxima concentração.

Nesses casos, você deve desligar o celular ou, pelo menos, desabilitar as notificações. Essas medidas simples já ajudam bastante. No entanto, se você não for capaz de adotá-las, as redes sociais e o seu celular serão as suas maiores distrações.

6. Não confie em sua memória

Pode parecer que você tem a capacidade de lembrar tudo o que lhe é explicado. Sem embargo, a realidade insiste em demonstrar que ninguém é infalível. Logo, é crucial fazer anotações (tanto em sala de aula quanto no trabalho). Às vezes, uma simples lista de tarefas pendentes pode ser o bastante.

E, obviamente, ter boas anotações com comentários complementares e uma boa agenda de contatos facilita muito o trabalho e pode salvar você de vários problemas e apuros.

7. Rememore as suas motivações

Ao conciliar trabalho e estudo, bem como na vida de modo geral, haverá momentos árduos e complicados. Será muito mais fácil superá-los ao se lembrar das razões pelas quais você escolheu fazer o que faz.

Ter sempre em mente o objetivo pelo qual você se esforça pode ajudar a manter a motivação durante as situações mais complexas e espinhosas.

8. Não recuse nenhum tipo de ajuda

Informe à sua família que você passará por uma etapa de grandes desafios. Essa é uma decisão inteligente que pode facilitar a delegação de responsabilidades domésticas e a obtenção do apoio de seus colegas de trabalho.

Contar com o auxílio daqueles que cercam você pode ser um pilar fundamental para alcançar os seus objetivos acadêmicos e profissionais!

9. Aplique os seus conhecimentos no trabalho

O melhor de trabalhar e estudar ao mesmo tempo consiste no fato de que você poderá aplicar, na prática, as teorias que aprendeu. Os alunos de melhor performance sabem que aprender não se resume a tirar boas notas e passar nos exames, mas sim apreender conceitos e descobrir como eles podem ser empregados na resolução de problemas reais.

A aplicação prática de conhecimentos tem sido um grande diferencial para os profissionais que, de fato, demonstram tal habilidade.

Cumpre ressaltar, por fim, que mais do que a vantagem econômica inerente a conciliar trabalho e estudo, muitas empresas veem essa dupla jornada como sinônimo de disposição e capacidade de organização dos candidatos à contratação, de modo que você somará pontos para futuras entrevistas de emprego.

Gostou do artigo? O que você fez (ou faz) para conciliar trabalho e estudo? Deixe um comentário no post e divida conosco a sua experiência.

Dextra

View posts by Dextra
Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes. A Dextra faz parte da Mutant, empresa B2B líder no mercado brasileiro e especialista em Customer Experience para plataformas digitais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + um =

Posts relacionados

  1. Sobre a Dextra

    Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes.

  2. Categorias

Scroll to top