Qual a importância do meetup para a comunidade de tecnologia?

A tecnologia vem transformando tão rápido o modo como empresas produzem que uma das capacidades mais fundamentais para o...

Dextra

View posts by Dextra
Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes. A Dextra faz parte da Mutant, empresa B2B líder no mercado brasileiro e especialista em Customer Experience para plataformas digitais.
Data de publicação: 18/09/2019
Quer melhorar a capacidade dos seus profissionais e de quebra ainda encontrar soluções para problemas no negócio? Entenda a importância dos meetups!

A tecnologia vem transformando tão rápido o modo como empresas produzem que uma das capacidades mais fundamentais para o sucesso hoje é a veia para inovar e se adaptar com velocidade às tendências de mercado.

Para ter esse tipo de dinamismo na carreira, profissionais precisam investir em troca de conhecimento, discussão e colaboração dentro da sua comunidade. É daí que vem a importância dos meetups. Quer saber o que são e como acontecem? Então acompanhe o texto!

O que são os meetups?

Uma característica muito interessante do setor tecnológico é que os profissionais na área já estão acostumados com um sentido de comunidade: são pessoas com interesses comuns dentro dela que se unem para discutir problemas, soluções e tendências.

Os meetups são uma formatação presencial desse tipo de troca de experiência, encontrada em fóruns e comunidades especializadas. São encontros onde essas pessoas podem se relacionar, discutir e fazer networking.

Não existe uma regra para como um meetup deve funcionar, mas geralmente ele tem uma estrutura similar a um seminário. Como? Primeiro, é definido um tema e então quem organiza convida algumas poucas pessoas com mais experiência nele para falar sobre o assunto em palestras curtas.

Depois dessas apresentações, a transição é feita para um formato de discussão, em que cada participante pode dar sua opinião sobre o assunto, debater, questionar, argumentar. As palestras funcionam como a provocação inicial, para que organicamente o assunto cresça entre os participantes.

Portanto, dá para dizer que o meetup é um híbrido entre atividade didática e de networking. É uma forma de agregar conhecimento pela troca de ideias, uma dinâmica que contribui muito com o crescimento profissional em áreas como a tecnologia.

Qual é a importância dos meetups?

Meetups podem ser feitos de várias formas em vários cenários, mas em todos os casos acabam sendo um ponto de crescimento individual e da comunidade em conjunto. A ideia de reunir expoentes da área e pessoas empenhadas em contribuir com seu desenvolvimento gera um impacto bastante positivo no cenário tecnológico como um todo. Veja como esses eventos fazem a diferença:

Aprimoramento profissional

Qualquer troca de conhecimento é importante para um profissional, ainda mais em um setor dinâmico e que exige soluções criativas como a TI.

Como há a participação de pessoas de várias empresas, freelancers, estudantes, todos em contextos diferenciados, a pluralidade de pensamento traz visões novas sobre problemas e oportunidades no setor que você talvez não estivessem aparentes antes.

Cada vez que esse novo olhar se coloca sobre a prática da TI, novas soluções aparecem. Além de habilidades, o profissional frequente em meetups também cria um perfil mais dinâmico de adaptação a obstáculos e oportunidades.

Networking

Quase tão importante quanto a troca de conhecimentos no meetup é a troca de contatos — o famoso networking. Aproximar a comunidade cria uma rede de conhecimentos, afinidades e oportunidades que podem ser exploradas com mais potencial no futuro.

Isso é principalmente interessante quando unimos jovens e profissionais mais experientes em uma comunidade mais ativa. Essa mesclagem em equipes pode dar um dinamismo imbatível para qualquer projeto de TI.

Reconhecimento no setor

Os profissionais frequentes em meetups ganham mais reconhecimento, como autoridade no assunto ou agregadores de ideias. Ter referências assim, participativas nas discussões da comunidade, fortalecem o setor por criar bússolas mais confiáveis no que deve ser explorado e investigado como tendências de TI para o futuro.

São os chamados trailblazers, profissionais que estão sempre tentando empurrar mais a barra do conhecimento em uma área, expandindo horizontes e abrindo novas oportunidades para quem faz parte daquela rede.

Soluções para serem usadas na prática

E claro, de toda discussão saem soluções. Quando o meetup permite a interseção entre tendências e necessidades de um negócio ou um projeto, torna-se um ambiente rico para descobrir caminhos inovadores que ataquem problemas antigos. De um insight pode surgir a resposta para um pergunta que há muito tempo incomoda.

Quais são as principais dicas para participar ou organizar um meetup?

Resumindo o que dissemos até aqui, um meetup permite a inclusão dos profissionais de diversos backgrounds em um processo de troca de experiências e contatos. É uma grande ideia para fortalecer a área de TI e, consequentemente, todo o setor tecnológico.

Então é hora de participar! Seja como um organizador, contribuindo para o processo ou apenas participando, ajuda muito entender como os meetups são feitos da melhor forma possível. Entenda:

Tema do meetup

O importante para um meetup dar certo é ter um foco: um tema específico que será apresentado pelos palestrantes e discutido durante aquele período.

Então, é interessante entender o que priorizar. O melhor é escolher um ponto que seja equilíbrio entre o que são questões mais práticas que sejam de interesse dos participantes e quais assuntos estão em alta na comunidade. Uma questão que gere muita conversa e ainda possa transicionar para projetos reais é um casamento perfeito.

Divulgação

Todo meetup precisa de alguma divulgação para atrair uma variedade maior de participantes — talvez até fora da área da tecnologia. Se você organiza, divulgue bastante. Se vai participar, ajude a espalhar a palavra. Atualmente a plataforma Meetup é uma grande solução para essa parte do seu trabalho.

Escolha dos palestrantes

A ideia é que os palestrantes de cada meetup sejam especialistas nas áreas que serão discutidas. As excessões (muito interessantes) é quando há abertura para outras áreas de conhecimento convergirem com soluções tecnológicas — como marketing, empreendedorismo, entre outras.

Como falamos ali em cima, o reconhecimento também faz diferença. Palestrantes de mais renome atraem mais profissionais e servem de para-raios para discussões mais importantes.

Gama de especialidades

Uma dica muito importante principalmente para quem participa dos meetups é não se prender apenas às especialidades que você tem mais conhecimento. O profissional mais disputado no futuro é exatamente aquele busca capacidades que complementem seus conhecimentos, em direção a um perfil mais completo de atuação.

Sem contar que assim você aumenta ainda mais sua rede de networking e pode encontrar oportunidades inspiradoras dentro do mercado de trabalho em setores que você nem imagina ainda. É uma forma de conhecer pessoas de diversas origens, ampliar conhecimentos e consolidar suas ideias como referência na área.

Afinal, essa é a importância dos meetups, gerar discussões que resultem em aprimoramento, soluções práticas e destaque de profissionais em empresas do setor. É encontrar referências e se tornar uma. O que você está esperando para começar? A própria Dextra está sempre organizando meetups para profissionais como você, então fique ligado em nossas redes sociais!

E como falamos em discussão como forma de crescer, você pode iniciar uma agora mesmo! É só compartilhar este artigo nas redes sociais e convidar outros profissionais a conversar sobre o assunto.

Dextra

View posts by Dextra
Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes. A Dextra faz parte da Mutant, empresa B2B líder no mercado brasileiro e especialista em Customer Experience para plataformas digitais.

Comentários

  1. Adriana19 de novembro de 2019

    Lendo os artigos de vcs, pude perceber que não é uma empresa focada apenas em quantidade e resultados.
    Vcs contribuem no bem estar e no desenvolvimento dos profissionais. Talvez seja esse um dos motivos de terem alcançado o GPTW. Parabéns!!
    Quero fazer parte da Dextra!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + treze =

Posts relacionados

  1. Sobre a Dextra

    Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes.

  2. Categorias

Scroll to top