Agilidade: um panorama geral

Agilidade é uma forma de pensar, sendo considerada mais uma filosofia do que um método. Quando abordamos as etapas...

Dextra

View posts by Dextra
Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes. A Dextra faz parte da Mutant, empresa B2B líder no mercado brasileiro e especialista em Customer Experience para plataformas digitais.
Data de publicação: 11/03/2019
Agilidade

Agilidade é uma forma de pensar, sendo considerada mais uma filosofia do que um método. Quando abordamos as etapas do desenvolvimento de software, desde sua ideação até a entrega ao cliente, é preciso considerar esse conceito para eliminar gargalos e potencializar as entregas. Assim, é possível viabilizar a otimização dos processos em detrimento de procedimentos burocráticos, para garantir maior satisfação do cliente.
Essa forma de pensar surge com o manifesto ágil, uma publicação datada de 2001 que tratava de valores e princípios básicos para o desenvolvimento de softwares. O novo mindset muda completamente o paradigma da condução de projetos. Antes dessa publicação, o processo era mais burocrático, baseado em documentação rigorosa e ferramentas ineficazes.
Com a filosofia, o desenvolvimento de software ficou mais voltado para pessoas, com o aproveitamento total da propriedade intelectual dos usuários, por meio da colaboração, para conseguir realizar, de fato, um projeto melhor. Logo, essa junção de clientes e equipe de trabalho, com foco no valor, promoveu uma mudança de resultados dentro da engenharia de software.
Quer entender melhor como funciona esse mindset e como pode ser usado para otimizar seus resultados? Continue a leitura deste post, elaborado a partir de palestras apresentadas pela Dextra Digital em faculdades, escolas técnicas. O conteúdo explica o surgimento da agilidade, os valores do manifesto ágil e como eles podem ser aplicados para o desenvolvimento de projetos. Confira!

Conceito ágil

O mindset foi impulsionado com o manifesto ágil, lançado por um grupo de profissionais experientes e inovadores em desenvolvimento de software, cansados de métodos engessados e improdutivos. O manifesto traz um foco maior no entendimento das necessidades dos usuários, no processo de colaboração e em entregas mais curtas e valiosas. E tudo isso, sem perder a qualidade (leia mais sobre testes de aplicações clicando aqui)
O manifesto ágil possui quatro valores fundamentais:

  • indivíduos e interações estão acima de processos e ferramentas;
  • o funcionamento do software é mais relevante que a elaboração da sua documentação;
  • a colaboração do cliente é mais importante que a negociação dos contratos;
  • a capacidade de resposta define a sequência do plano.

Seu principal foco está no valor criado com as entregas, para evidenciar um resultado mais vantajoso aos clientes. Antes do ágil, o desenvolvimento de software demandava o acesso a muitos documentos, processos onerosos e ferramentas pouco eficientes, gerando insatisfação nos clientes. Com o ágil, o software é entregue em tempo hábil e suas funcionalidades são homologadas com a maior antecedência possível, para garantir um feedback valioso.

Como a agilidade funciona

A agilidade considera que as soluções são evolutivas, ou seja, o plano não é completamente detalhado no início e não deve ser seguido à risca sem a participação e feedbacks dos clientes. Ele é progressivo e atualizado sempre que necessário, pois considera que as soluções se tornam mais ricas conforme vai aumentando o entendimento da equipe e do próprio cliente .
Esse processo evolutivo também busca antecipar as implantações de partes valiosas do produto, permitindo maior envolvimento do usuário final e nas validações de negócio, além das validações de suas tecnologias pelo time. Assim, é possível conferir na prática todos os requisitos e especificar mudanças necessárias para serem incorporadas nos releases.
Projetos de desenvolvimento de softwares que demorariam meses para a conclusão, podem ser entregues em semanas. Algumas práticas e aspectos devem ser observados para facilitar esse processo:

  • uso do Test-Driven Development (TDD) ou desenvolvimento guiados por testes;
  • planejamento evolutivo baseado em ganhos antecipados de valor;
  • releases pequenos entregues numa frequência maior;
  • uso de refatoração para melhorar a estrutura interna do código sem alterar seu comportamento externo;
  • implementação da integração contínua para encontrar bugs mais rapidamente, melhorar a qualidade do software e reduzir seu tempo de validação e atualização;
  • equipe auto gerenciável, com autonomia para sugerir mudanças;
  • comunicação facilitada entre os membros da equipe, para promover a integração que evidencia o aprendizado e a produtividade.

Como aplicar nas empresas

Por ser um mindset, qualquer perfil de empresa pode adaptar sua rotina para a agilidade. Essa forma de pensar pode ser aplicada, inclusive, no dia a dia das pessoas, na organização de atividades cotidianas e projetos pessoais.
Nos negócios, passou do desenvolvimento de sistemas em áreas de TI para os setores de marketing, vendas, pesquisa e desenvolvimento de produtos. Principalmente nesta era de transformação digital, os requisitos de agilidade podem ser aplicados em todo tipo de projeto.
A aplicação nas empresas começa na cultura organizacional. É preciso alterar o pensamento dos funcionários para se enquadrar na proposta da agilidade. Isso porque, antes de tudo, as organizações são feitas de pessoas. Logo, para que qualquer nova proposta seja colocada em prática, essas pessoas precisam estar ambientadas com os requisitos da mudança.
Por isso, todo o trabalho de transformação ágil começa pelo entendimento da cultura da organização. A partir desse momento é possível promover uma mudança com aspectos de agilidade, por meio de quick wins, que são implantações de resultados rápidos e valiosos para o cliente – se fosse apresentado um produto de resultados em longo prazo, seria mais difícil promover esse reconhecimento de valor.
Com o ágil, é possível inserir novos elementos desde o princípio do projeto, ganhar mais confiança em pequenos, porém palpáveis, resultados diários.
Para facilitar o entendimento da agilidade, o cliente pode participar de imersões, durante as quais receberá informações e poderá vivenciar experiências por meio de dinâmicas, para facilitar a visualização da aplicação do projeto.
Por outro lado, precisamos atentar para que o conceito de agilidade não seja banalizado. Muitas empresas introduzem algumas práticas tidas como ágeis mas, durante sua execução, o conceito não é plenamente aplicado. Apesar de ser uma filosofia simples — o manifesto ágil tem apenas uma página —, sua aplicação é mais profunda e a excelência de seus resultados irá aumentando com o tempo.
Logo, é de suma importância reconhecer que o que está sendo feito agrega valor ao resultado esperado e obtido. O aprendizado é parte essencial para o sucesso do projeto, já que a grande sacada da agilidade é a questão da melhoria contínua. Como aprender com os erros para torná-los uma lição valiosa em outras demandas? Esse processo de reflexão é que traz grandes resultados para as equipes e, consequentemente, para a empresa.
Quer saber como a agilidade pode ser aplicada em seu negócio? Entre em contato com a Dextra Digital e conheça nossas soluções!

Dextra

View posts by Dextra
Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes. A Dextra faz parte da Mutant, empresa B2B líder no mercado brasileiro e especialista em Customer Experience para plataformas digitais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + quinze =

Posts relacionados

  1. Sobre a Dextra

    Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes.

  2. Categorias

Scroll to top