Análise preditiva: como ver o futuro por meio dos dados?

É inegável que o mundo está passando por uma enorme transformação digital, e toda essa informação circulando gera uma...

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Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes. A Dextra faz parte da Mutant, empresa B2B líder no mercado brasileiro e especialista em Customer Experience para plataformas digitais.
Data de publicação: 08/05/2019

É inegável que o mundo está passando por uma enorme transformação digital, e toda essa informação circulando gera uma infinidade de dados todos os dias. Quando usados corretamente, eles podem trazer uma série de benefícios para as empresas, como no caso da análise preditiva.

Você conhece esse conceito e sabe como aplicá-lo de forma eficiente? Se não, continue com a leitura de nosso texto e veja como essa nova ferramenta pode alavancar o crescimento de um negócio!

Qual é o conceito de análise preditiva?

Adivinhar o futuro seria algo incrível, principalmente do ponto de vista dos negócios, não é verdade? E se dissermos que, de certa forma, isso já é possível, vem sendo aplicado nas empresas e trazendo uma série de benefícios? O conceito de análise preditiva visa exatamente isso, antecipar o que acontecerá amanhã.

Não se trata de adivinhações ou sensibilidade, mas sim de levantamento de dados, análise e criação de modelos que mostram de forma bem precisa quais caminhos um determinado setor vai tomar ou o que está errado e pode gerar prejuízos futuramente.

De forma bem simplificada, podemos dizer que a análise preditiva é uma ferramenta usada para antecipar o futuro baseada em uma série de informações levantadas sobre o presente e o passado.

Mas, afinal, por que empresas protagonistas no mercado vêm usando esse conceito e quais são as suas vantagens? Continue com a sua leitura e entenda os motivos!

Qual a sua importância para as empresas?

Melhora nas operações da empresa, redução de riscos, aperfeiçoamento na gestão de clientes e otimização na alocação de recursos são apenas alguns dos muitos benefícios da análise preditiva. A lista é bem extensa, e vamos explicar alguns dos mais importantes.

Detecção de fraudes

Somente na América Latina, mais de U$ 174 milhões são perdidos anualmente por fraudes nas empresas.

Na grande maioria, elas não são enormes, e pequenos desvios de conduta — por parte dos funcionários ou empresários —, quando somados, chegam a esse valor exorbitante. Qualquer método que auxilie na detecção desses problemas é bem-vindo e muito útil.

A análise preditiva é bem eficiente em detectar fraudes dentro e fora da empresa, pois o levantamento, a análise e a criação de modelos com os dados ajudam a identificar tendências lesivas e que serão prejudiciais.

Qualquer atitude fora do padrão é rapidamente notada, de forma que a ação pertinente possa ser tomada o quanto antes.

Tomadas de decisão mais acertadas

Outra questão muito importante em que a análise preditiva auxilia bastante são as tomadas de decisão. Nem sempre elas são fáceis, e, se você não gosta da incerteza e de correr riscos desnecessários, esse é um conceito que deve ser implantado. Lembra-se de quando dissemos que esse método é uma maneira de “prever o futuro”?

Se você ao menos tiver uma ideia do que vai acontecer ou conhecer modelos que indiquem quais caminhos podem resultar de uma decisão, fica muito mais fácil acertar. Uma escolha errada e não sustentada por fatos — seja no ramo profissional ou pessoal — pode trazer muitos problemas, e reduzir esse risco é fundamental.

Visão mais ampla do negócio

A análise preditiva também torna a visão do negócio muito mais ampla, auxiliando bastante nas decisões de quando e onde investir, por exemplo. Como será o seu ramo de atividade em poucos anos? As estratégias tomadas hoje vão manter a empresa competitiva? Quais serão os anseios e necessidades das novas gerações?

Quando respondidas, essas perguntas podem ser a diferença entre um negócio pleno e sustentável ou algo que não vai durar muito.

Lembra-se das máquinas de escrever e como elas foram extremamente usadas em um passado não tão distante? O que será que ocorreu com os fabricantes desses produtos? Os que previram as novas tecnologias provavelmente permaneceram e se adaptaram aos novos tempos.

Aperfeiçoamento das campanhas de marketing

A análise preditiva é muito importante para alinhar as campanhas de marketing e focá-las exatamente no público-alvo, evitando desperdícios e resultados pífios. Para tal, é fundamental que os setores de TI e marketing trabalhem em sinergia, trazendo dados confiáveis e projeções precisas.

Com a análise preditiva, é possível determinar e antecipar aquilo de que o cliente vai precisar e os seus anseios antes mesmo que ele saiba que os tem. Com isso em mãos, as estratégias de marketing não serão somente certeiras, mas atemporais, trazendo mais longevidade ao negócio.

Como utilizar a análise preditiva de forma eficiente?

Agora que você já conhece muitos dos benefícios da análise preditiva, vamos mostrar como implementá-la de forma eficiente em um negócio e sair na frente. Existem, basicamente, quatro passos que devem ser tomados para que esse conceito seja plenamente satisfatório:

  • definição de objetivos;
  • coleta de dados;
  • análise dos dados e criação de modelos;
  • execução e monitoramento.

Defina um objetivo

Como tudo na vida, antes de tomar uma decisão, é preciso elaborar um plano e definir objetivos, pois somente assim é possível determinar se a estratégia usada realmente surtiu algum efeito e se eles foram positivos, entre outras coisas. Na análise preditiva, isso também é fundamental, evitando mudanças bruscas de rumo ao longo do caminho.

O objetivo de uma empresa pode ser aumentar as vendas, melhorar a experiência do cliente ou até mesmo lançar um novo produto, por exemplo. Para todos os casos, essa etapa é fundamental para que a análise preditiva seja a mais acertada possível, considerando dados realmente importantes.

Faça a coleta de dados

Uma vez definidos os objetivos, é hora de coletar as informações que serão usadas posteriormente. É fundamental que esses dados estejam de acordo com tudo o que foi traçado na etapa anterior. Quer um exemplo? Foi definido que a empresa precisa vender mais de um determinado produto.

É preciso levantar dados como o porquê de esse produto ainda não ser um sucesso, se existe concorrência para ele, o que pode ser melhorado, qual o perfil de quem o compra e se o seu custo condiz com as expectativas dos consumidores, entre outros. Percebeu como a definição dos objetivos é importante?

Crie os modelos preditivos

Uma vez que os dados estejam em mãos, é hora de analisar todos eles e criar os modelos preditivos que serão a base para as estratégias da empresa. Nessa etapa, também é muito importante estruturar, ou seja, organizar as informações para facilitar o seu estudo.

Se quiser, você pode usar um aplicativo que ajude nas tarefas mais complicadas ou que seja específico para tal. A Dextra Digital, por exemplo, é especialista no desenvolvimento de softwares sob medida, que vão tornar essa tarefa bem mais simples, rápida e precisa. Criados os modelos, vamos à próxima etapa.

Aplique e monitore o modelo

Defina o modelo que melhor se encaixe na estratégia da empresa e coloque-o em prática. É fundamental que você o monitore e o valide constantemente, uma vez que o mercado pode sofrer mudanças inesperadas, e pequenos ajustes se farão necessários para garantir melhores resultados.

A análise preditiva é um conceito que veio para ficar e, como você percebeu, traz uma série de benefícios para os negócios. Integrado às modernas ferramentas tecnológicas que temos, esse método tende a ser ainda mais eficiente, gerando resultados ainda melhores. Por isso, use tudo o que estiver ao seu alcance.

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    Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes.

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