Aplicativos para Smart TVs: o momento certo para investir nessa plataforma

Além da web, dos computadores e smartphones, as empresas podem mirar em uma nova plataforma para estreitar laços com...

Dextra

View posts by Dextra
Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes. A Dextra faz parte da Mutant, empresa B2B líder no mercado brasileiro e especialista em Customer Experience para plataformas digitais.
Data de publicação: 17/01/2018
Smart TV

Além da web, dos computadores e smartphones, as empresas podem mirar em uma nova plataforma para estreitar laços com seus clientes e usuários: as Smart TVs.
E existem ótimas justificativas para se fazer isso agora: segundo informações divulgadas durante o evento ProXXIma, por exemplo, em 2016 as casas brasileiras já contavam com 16 milhões de aparelhos de Smart TVs instalados, sendo que 94% deles foram adquiridos entre 2014 e 2015.
Melhor ainda: tudo indica que esse número pode continuar subindo. Apenas no primeiro bimestre de 2017, a venda desses produtos aumentou 37%, conforme um levantamento da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos).  
A capacidade dos serviços de banda larga e do número de pessoas online também aumentou. Isso porque, acordo com um relatório divulgado pela ONU, o Brasil já é o 4º país com maior número de usuários de internet.
Sendo assim, as empresas que investem no potencial desse mercado podem complementar seus produtos com mais uma plataforma e alcançar milhões de novos usuários para seus serviços.
Foi com esse propósito que a Dextra, parceira da Globosat há mais de 10 anos, aceitou o desafio de criar um dos primeiros aplicativos para Smart TVs no país.
O novo app oferece conteúdos do canal Combate, permitindo acessar vídeos de lutas e conteúdos relacionados ao tema. Ele faz parte do conjunto de serviços semelhantes já oferecidos aos assinantes de TV por assinatura, como o Telecine Play e o Globosat Play.
Segundo Cassiano Fróes, gerente de tecnologia de plataformas digitais da Globosat, o projeto acompanha uma série de inovações com as quais a gigante do mundo da mídia vem trabalhando. “Estamos nos movimentando junto com a tecnologia. Há um tempo atrás, a qualidade de banda larga não era suficiente. As próprias Smart TVs estão ficando mais sofisticadas. A evolução tecnológica acaba nos levando a estar mais presente nessas plataformas”, afirma.
Ainda de acordo com o executivo, a intenção com a iniciativa é diminuir a concorrência de sua programação com outros serviços de vídeo sob demanda. Isso porque, de acordo com um estudo feito pela Smartclip, 43% do tempo que as pessoas gastam nas Smart TVs é assistindo conteúdos on-demand. “A gente não se vê mais como uma empresa que produz canais lineares. Estamos cada vez mais oferecendo conteúdo para o público assistir de onde quiser e quando quiser”, afirma.
Os desafios para desbravar o mercado das TVs conectadas
Assim como aconteceu quando o mercado de smartphones despontava pelo mundo, as Smart TVs ainda não possuem uma padronização quanto a sistemas operacionais, performance e usabilidade. Isso significa que tanto as empresas quanto desenvolvedores enfrentam desafios técnicos nessa empreitada.
Ao lidar com o projeto da Globosat, Bill Coutinho ressalta que a falta de referências para seguir no mercado e de ferramentas de teste para esse tipo de produto foram algumas das dificuldades enfrentadas. “Nós conseguimos achar poucas referências pelo mundo. As plataformas ainda são muito fragmentadas. Muita coisa tivemos que aprender e criar da nossa maneira”, diz.
A interface de usuário é outro grande ponto que merece atenção nesse tipo de aplicativo. “Hoje interagimos com a TV pelo controle remoto, e é complicado desenvolver aplicativos bons levando isso em conta”, explica Coutinho.
Contudo, de acordo com o diretor, a expertise do time da Dextra nas áreas de web e mobile foram essenciais para concretizar esse projeto. “Do ponto de vista da tecnologia do desenvolvimento nós conseguimos alavancar bastante coisa com o conhecimento que já temos”, afirma o diretor.
Ainda segundo o diretor, com a experiência adquirida na criação do app Combate a Dextra conseguiu desenvolver uma série de componentes que poderão ser reutilizados em projetos futuros. “Aprendemos várias coisas que facilitam no desenvolvimento. E algumas dessas coisas conseguiremos reutilizar em outros aplicativos”, diz.
Como tirar proveito dessa nova oportunidade no mercado
Outra questão importante que deve ser levada em conta pelas empresas interessadas em aderir ao mercado de aplicativos para Smart TVs é analisar quais dos seus serviços realmente são adequados para essa plataforma.
“Cada empresa precisa olhar e pensar se o produto faz sentido estar naquela tela, pois é um ambiente de entretenimento, a família toda acessa aquele aparelho”, afirma Cassiano Fróes, da Globosat.
Ainda segundo Froés, é preciso adaptar nos recursos e a usabilidade que os apps da empresa possuem no momento, e não apenas transferir as funções de um aplicativo já existente em outros dispositivos. “É importante perceber que nem tudo que funciona no celular irá funcionar na TV, por exemplo”, diz Fróes.
Para o sócio-diretor da Dextra, Luis Dosso, as companhias com modelo de negócio focado em conteúdo, vídeo, e até comunicação e videoconferências podem tirar proveito desse mercado. “As empresas de mídia podem oferecer coisas que a tecnologia linear não consegue, por exemplo. Isso aumenta o engajamento do consumidor com o serviço”, afirma.
Como se trata de uma nova plataforma em termos de desenvolvimento, com o tempo cada vez mais passarão a existir novas opções de negócios com foco nesses aparelhos. “Outras possibilidades de monetização surgirão com a evolução da tecnologia, a gente testa esses modelos”, explica o diretor.
O app do canal Combate já está disponível para download nas Smart TVs Samsung, e em breve estará disponível também nas TVs LG. Para ter acesso ao app selecione na sua TV : Apps > Video > Combate Play ou  Apps > Categoria Videos > Combate Play.

Dextra

View posts by Dextra
Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes. A Dextra faz parte da Mutant, empresa B2B líder no mercado brasileiro e especialista em Customer Experience para plataformas digitais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 2 =

Posts relacionados

  1. Sobre a Dextra

    Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes.

  2. Categorias

Scroll to top