Tendências de TI para 2019 | Dextra, Transformação Digital.
Fone: 8h - 17PM

Dextra

Tendências de TI para 2019

Por: 28/01/2019

Todos sabemos que a tecnologia mudou radicalmente nos últimos 10 anos. No espaço de uma década, fomos de um universo com computadores de mesa e internet fixa para os smartphones com conexões mobile de alta velocidade. Em função disso, se manter por dentro das principais tendências de TI é algo essencial.

Quando o negócio está de olho nas principais novidades dessa área, fica mais fácil definir bons investimentos. Assim, a organização terá meios para aproveitar melhor os seus recursos e, com isso garantir o máximo de competitividade.

Quer saber mais sobre o tema? Então veja no nosso post de hoje as principais tendências de TI para 2019 e como elas afetarão o seu negócio!

Como a transformação digital mudou o ambiente de negócios?

A transformação digital mudou por completo a forma como empresas realizam as suas operações. A crescente integração da TI nos ambientes de negócio criou novas oportunidades de venda, aproximou marcas de seus clientes e diminuiu a quantidade de problemas enfrentados na prestação de serviços, como atrasos na entrega de resultados.

Hoje, as comunicações se tornaram integradas a multicanais. Companhias e profissionais podem se comunicar a qualquer momento e em vários locais, reduzindo o tempo necessário para atender à demandas e dando mais qualidade aos serviços.

Ao mesmo tempo, a quantidade de dados disponível para análise nunca foi tão grande. Com o apoio do Big Data, é possível utilizá-los como ativos e processá-los para criar novos produtos, definir estratégias de marketing mais alinhadas com o perfil do público alvo da companhia e otimizar rotinas.

Já os aplicativos mobile não só criaram oportunidades de vendas, mas também ampliaram os canais de acesso ao negócio. Junto à isso, empresas foram criadas e desenvolveram plataformas digitais com operações totalmente integradas aos apps para smartphones, como é o caso da Uber.

Em outras palavras, a transformação digital trouxe um ambiente mais ágil, flexível e integrado. Empresas atuam continuamente para reformular os seus serviços e, com o apoio da tecnologia, garantir que o negócio fique sempre ao lado de seus consumidores.

Como ficar por dentro das novidades do mundo da tecnologia?

A melhor forma de saber quais são as soluções adequadas para o seu negócio é se manter informado sobre as tendências do mercado. Mas hoje, como o acesso a informação está descentralizado, esse pode ser um desafio.

O melhor caminho a se tomar é ter o apoio de um especialista em TI. Ele será responsável por identificar, a partir do perfil do negócio, como estruturar investimentos modernos e inovadores, que sejam capazes de atender às demandas de médio e longo prazo da companhia.

Caso isso não seja possível, um caminho simples é a leitura de publicações especializadas. Se mantenha informado nos principais blogs de tecnologia, newsletters e revistas sobre os temas de seu interesse.

Também vá a eventos e conferências. Esses locais não só permitem o acesso a novidades em primeira mão, mas também a possibilidade de ampliar o networking e a visão estratégica da sua organização.

Por qual motivo é importante investir em tecnologia?

Em geral, muitas empresas enxergam a TI como um setor extremamente técnico e operacional, que apenas auxilia o negócio a ser mais eficaz. Porém, os avanços dos últimos anos tornaram a tecnologia algo estratégico para qualquer empresa. Ela está profundamente integrada aos processos corporativos sendo, portanto, algo fundamental para o empreendimento atingir os seus objetivos de médio e longo prazo.

Em outras palavras, não há como pensar no atendimento às demandas do mercado sem pensar em TI. No varejo, por exemplo, ela tornou o controle de estoque mais inteligente, reduziu custos de logística e otimizou os processos de marketing. Já nos escritórios, ela tornou as rotinas mais dinâmicas, flexíveis e ágeis.

Vendedores podem atingir os seus clientes em um número maior de canais graças à TI. Já o setor financeiro conseguiu criar processos mais integrados, seguros e convergentes. Por fim, na indústria, a IoT tornou o gerenciamento de equipamentos mais eficaz e preciso.

Em outras palavras, sem a TI, qualquer organização perde competitividade. Ficará mais difícil atender à demandas de clientes e, ao mesmo tempo, estruturar serviços e produtos que sejam, de fato, inovadores.

Quais são as principais tendências de TI para 2019?

Há um conjunto de tendências que qualquer empresa deve estar atenta para o próximo ano. Colocar as tecnologias abaixo no seu mapa de investimentos é a chave para ter bons lucros e conseguir se posicionar frente a seus concorrentes. Confira!

Inteligência Artificial

Com o crescimento do volume de dados no ambiente corporativo, a IA se tornará cada vez mais poderosa. Isso permitirá a sua adoção em novos contextos, seja para gerenciar rotinas ou para criar aplicações. Assim, a organização poderá entregar um conjunto de serviços inovador e conveniente.

Processamento de linguagem natural

Essa é uma tendência que toda empresa deve ficar atenta, especialmente as que possuem processos com grande integração com a TI. As tecnologias de processamento de linguagem natural (também conhecidas como NLP) se disseminam graças ao seu bom nível de qualidade, o que poderá levar os comandos de voz e de texto para indústrias, aplicativos mobile e soluções web.

Cloud computing

A computação na nuvem já se tornou uma tecnologia conhecida em vários ambientes. Mas graças a novos investimentos, as ferramentas baseadas nesse tipo de infraestrutura terão uma nova forma: gerenciadas internamente, estarão mais próximas do usuário, permitindo a adoção de rotinas de trabalho remoto com um nível de confiabilidade muito maior.

Blockchain

O blockchain é um mecanismo de gestão de informações derivado do Bitcoin. As suas soluções de gestão de consenso e segurança de dados permitem o seu uso para fins que vão muito além do simples gerenciamento de transações financeiras: otimizado, o blockchain pode auxiliar na manutenção de contratos, gestão de cadeias de negócios e distribuição de arquivos.

Realidade aumentada

Uma das formas mais simples de exibir conteúdos virtuais em um ambiente real de modo interativo, a realidade aumentada tem um potencial que se aplica à todas as áreas do ambiente corporativo. Na indústria, por exemplo, ela pode auxiliar profissionais a visualizar a melhor forma de montar um produto. Já no escritório, ela auxilia na demonstração de projetos e maquetes.

Como as tendências do futuro farão parte do ambiente de negócios?

A tecnologia muda continuamente. Em função disso, organizações devem estar preparadas para se adaptar de forma a inovar e buscar novos caminhos. Há 10 anos atrás, por exemplo, os aplicativos mobile pareciam algo longe da realidade das empresas. Hoje, eles são vitais para vários setores.

Diante disso, uma visão estratégica de negócio deve incluir atenção às principais tendências de TI do mercado. Dessa forma, a organização terá como se preparar para realizar investimentos na hora certa e se manter, cada vez mais, competitiva.

Se você gostou desse post e quer receber mais novidades do blog, então segue a gente no Twitter, no Instagram, no Youtube, no LinkedIn e no Facebook!

Entre em Contato

Mensagem enviada com sucesso!

Tags

Comentários