Alelo

Com Dextra, Alelo estabiliza serviços online e reduz custos

Criar uma plataforma web fácil de usar e que permitisse consultar saldo e extrato, além de uma série de outros recursos que facilitam a vida do beneficiário dos cartões da Alelo: esse foi o objetivo da companhia no projeto feito em parceria com a Dextra. O resultado, o Meu Alelo Web, é tão bem-sucedido que evoluiu para a unificação das plataformas web e mobile.

Tudo começou no final de 2017

A Alelo precisava de um parceiro que trouxesse uma visão inovadora, com profissionais ao mesmo tempo jovens, responsáveis e multidisciplinares, e que fosse maleável e confiável na hora de trabalhar em conjunto com a equipe de desenvolvimento da Alelo.

A Dextra atendia esses requisitos. A parceria permitiu o crescimento do time enxuto da Alelo e trouxe inovação para a empresa de benefícios, trazida pela experiência da Dextra com empresas de outros segmentos. O time montado une expertise técnica e de negócios, e aceitou o desafio de entregar o portal em um prazo apertado: seis meses.

O novo fornecedor rapidamente entendeu a infraestrutura e necessidades da Alelo e fez uma proposta inovadora. Assim, o trabalho foi viabilizado rapidamente, com apoio integral de ambos os lados. A usabilidade da plataforma foi aprimorada pela equipe de especialistas em UX (experiência do usuário) da Dextra, que fez experimentos, coletou feedbacks e atendeu às necessidades de negócio e dos beneficiários da Alelo. A plataforma também se tornou mais escalável.

Novas funcionalidades foram implantadas, como desbloqueio de cartões e cancelamento em caso de perda ou roubo. A ferramenta também se tornou um canal para promoções exclusivas e novidades da Alelo. É um sucesso do ponto de vista técnico e de negócios.

“A Dextra trouxe uma mudança tecnológica e filosófica muito grande. Eles desenvolveram tudo em seis meses e colocaram em produção a versão web inteira. Mudaram a forma como a gente desenvolvia, trouxeram um time pronto, botaram a mão na massa. Isso trouxe agilidade para nós.”

Carlos Montoia
Analista de Sistemas Sênior da Alelo

Meu Alelo Mobile

Logo em seguida a Dextra assumiu o aplicativo móvel Meu Alelo - interface, back-end e front-end -, que acumulava uma série de problemas. O app teve vários problemas resolvidos e ganhou novas funcionalidades, além da consulta de saldo e extrato já presentes na versão web. Front-end e back-end foram reformulados usando React e Java.

Além disso, novos recursos de segurança foram adotados, como a inclusão de Captcha, criptografia e tokens de autenticação. Novas tecnologias melhoraram a performance da ferramenta.

O aplicativo Meu Alelo conta com 3,5 milhões de acessos mensais, o que reduz o custo operacional com a central de atendimento que presta suporte aos beneficiários.

Atualmente a Dextra e a Alelo estão em fase de reconstrução do aplicativo que será completa, vai desde uma nova arquitetura de front e back-end baseada em encapsulamento (microsserviços), orquestração de contêiners Kubernetes e novo design de interface (UX) para melhorar a velocidade e a experiência do usuário no aplicativo.

“Foi uma parceria muito legal desde o começo até a entrega do primeiro release para produção. Ajudamos a montar o modelo de negócio do Meu Alelo. O primeiro projeto veio pronto, mas fomos adquirindo confiança, tanto que hoje ajudamos desde o início a modelar para onde o produto vai.”

Guilherme Gotardo
Analista Programador Sênior na Dextra

A previsão de entrega é para este ano de 2018, e a expectativa é não só trazer mais usuários para o app, reduzindo bugs e melhorando a experiência do usuários.

A nova versão contará com recursos avançados como a troca de senha transacional, em que é possível mudar a senha por meio do próprio aplicativo, sem necessidade de suporte humano por telefone. Permitirá ainda a troca de e-mail cadastrado pelo próprio app – o que era um problema para quem eventualmente mudava de emprego mas mantinha o benefício com a Alelo.

“Os ganhos serão extremamente relevantes para o próximo ano. Nosso trabalho torna o aplicativo cada vez mais importante para os Portadores de Cartões Alelo”

Alexsandro Fancio
Gerente de Canais Digitais na Alelo

Resultados

- Melhoria na experiência dos usuários de Meu Alelo;
- Mais escalabilidade;
- Redução do custos de operacionais com a Central de Atendimento ao usuário;
- Implantação de novas funcionalidades nas versões web e mobile;
- Integração entre plataformas;
- Reformulação de back-end e front-end com arquiteturas e tecnologias mais modernas;
- Novos recursos de segurança implementados;
- Mais estabilidade para os 3,5 milhões de acessos mensais;
- Reestruturação completa da nova versão do aplicativo.

Case Dextra Alelo

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