Grupo Confidence/Travelex consolida atuação digital em parceria com a Dextra

Implantar a operação digital a partir do serviço off-line para as plataformas on-line relevantes (e-commerce, site e aplicativo móvel), considerando a movimentação do mercado e dos próprios consumidores para os canais digitais. Essa foi a missão entregue à Dextra na evolução da parceria com o Grupo Confidence/ Travelex, maior grupo de câmbio do Brasil e líder no mercado de soluções de pagamentos e remessas para o exterior.

Graças aos investimentos feitos, a expansão dos canais digitais da companhia quadruplicou em menos de um ano. Os projetos foram entregues em 2016, e desde então têm recebido uma série de aprimoramentos.
“Esse foi o resultado de trazer canais mais atualizados com melhor experiência para usuário”,  diz Arthur Pelanda, Superintendente de TI e Digital do Grupo Confidence/Travelex.

O Desafio

O trabalho começou com estudos de mercado e mapeamento de personas para identificar os usuários potenciais dos serviços da corretora e do banco, as duas empresas do mesmo Grupo. Com as conclusões em mãos, os serviços foram refeitos do zero: um novo site para o banco, com novo internet banking, e um e-commerce para a corretora, mais amigável para a navegação e intuitivo, além de aplicativos móveis para os sistemas iOS e Android.

O antigo e-commerce utilizava linguagem pouco amigável e os aplicativos anteriores estavam precisando de evoluções. Grupo Confidence/Travelex e Dextra decidiram então utilizar as tecnologias mais modernas para obter navegabilidade e uma base sólida para o desenvolvimento de novas funcionalidades ao longo do tempo, preparando terreno para o futuro.

O trabalho é feito em conjunto, pelo time de TI interno do Grupo e o time da Dextra. “Hoje os canais digitais da corretora têm participação significativa dentro dos resultados do negócio”, reitera Arthur Pelanda.

Funcionalidades

A empresa possui 120 lojas físicas espalhadas pelo Brasil. Elas ainda são o canal de maior contato entre o público e o Grupo Confidence/Travelex, mas os canais digitais modernizam e agilizam os serviços ao permitirem consultas de cotação de mais de 20 moedas estrangeiras, em tempo real. É possível criar alertas e acompanhar a variação cambial digitalmente, sem precisar ligar para uma central de atendimento ou ir até a loja física.

Além disso, dá para comprar moeda estrangeira online e retirar em uma das lojas, ou receber em casa via delivery (sob consulta de disponibilidade). É possível acompanhar saldos e transações pelo celular e ainda recarregar o cartão pré-pago internacional – uma facilidade e garantia para quem está no exterior e ficou sem crédito. Uma das mais novas funcionalidades dos canais digitais é o envio e o recebimento de remessas, trazendo os recursos da Xpress Money para o Brasil e expandindo opções de destinos no exterior.

Tudo isso com a preocupação de garantir a segurança dos dados pessoais e preservar a integridade dos clientes. Criptografia e outras técnicas são usadas nas transmissões das informações confidenciais, além do sistema core da Confidence/Travelex. “O que hoje se faz na loja física é possível também no canal online”, explica Arthur. “A única coisa que o aplicativo e o site não fazem é a compra da moeda do consumidor, ou seja, não dá para vender o dinheiro que sobrou da viagem. Mas isso está nos nossos planos”.

Novos projetos frutos da parceria da Confidence/Travelex com a Dextra incluem produtos e experiências digitais para os clientes do banco e da corretora. “A Dextra nos ajuda no amadurecimento desses canais e na manutenção do dinamismo de nossos projetos”, reitera o Superintendente.

Case Dextra Confidence

Parceria

Todo o trabalho de desenvolvimento e integração das plataformas foi feito pela Dextra, em parceria com a Confidence/Travelex. O projeto foi implementado por um time especialista do mercado de câmbio, que atua ao lado da empresa desde meados de 2009, quando foi responsável pela construção do sistema de back office da corretora e do banco.

Na época, a Dextra foi responsável por refazer o sistema principal da matriz e das lojas da corretora em shoppings e aeroportos, entre outros locais. Com ele, passou a ser possível controlar a operação não só nestes sites, mas também nas áreas de tesouraria, logística, controle de cartões e outros departamentos. O mesmo foi feito com o sistema do banco. Ambos estão completamente integrados ao Banco Central e a outros sistemas, como a SWIFT (Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais) e o SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro).

Dessa forma, o time acumulou experiência nos setores de câmbio e financeiro, conhecimento em gateways de remessas internacionais e familiaridade com o ecossistema Confidence/Travelex. Antes mesmo do início dos projetos digitais, a Dextra se concentra em dar suporte e evoluir o sistema core do Grupo.

“Pelo fato de a Dextra nos ajudar no sistema core, a empresa tem grande conhecimento sobre nosso negócio, o que nos ajudou bastante com os projetos digitais”, conta Arthur. “Isso traz ganho de velocidade, um ponto muito importante quando se trata do ambiente digital. E a Dextra oferece um alto nível de qualidade de serviço”.

Case Confidence e Dextra Web

Resultados

- Novo site e e-commerce da corretora, com linguagem mais moderna;

- Mais escalabilidade de serviços;

- Aplicativos móveis construídos em linguagem sólida, de olho em evoluções futuras;

- Integração com sistema de back office;

- Entrada de canais digitais quatro vezes maior nas operações;

- Aplicativos com mais de 60 mil usuários únicos mensais registrados.

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