Globosat

Dextra e Grupo Globo: crescimento conjunto em 4K

Mega sucesso para um aplicativo pode ser definido assim: 5,7 milhões de visitantes, com média de 138 mil por dia, 60 mil simultaneamente, e tempo médio de uso de 33 minutos por usuário. Da base instalada do dispositivo em particular, 61,9% baixaram e abriam o app pelo menos uma vez. Esses números estrondosos foram obtidos pelo SporTV 4K na Rússia, aplicativo de streaming de vídeo em resolução 4K desenvolvido pela Dextra em parceria com a fabricante de televisores Samsung e o canal por assinatura da Globosat, empresa do Grupo Globo.

O aplicativo foi distribuído gratuitamente e com exclusividade para donos de SmartTVs mais recentes da fabricante pouco antes da Copa do Mundo da Rússia de 2018. A Dextra foi a desenvolvedora, com consultoria da Globosat, desde o início de 2017. A principal preocupação foi não só criar uma ótima experiência para os donos desses aparelhos, mas também atrair interessados na compra de tevês 4K - o carro-chefe das campanhas publicitárias da Samsung à época.
Além de transmitir jogos ao vivo em 4K, o SporTV 4K na Rússia mostrava as últimas notícias sobre a competição, a tabela de classificação, vídeos dos melhores momentos dos jogos, e estatísticas avançadas como artilharia, por exemplo. Um prato cheio para quem gosta de futebol.
Tecnicamente o projeto foi um grande desafio para os envolvidos. A Dextra tem desde 2017 um time de especialistas com a expertise necessária para o desenvolvimento de aplicativos de smartTVs – anteriormente já havia desenvolvido aplicativos para os canais Combate e Philos, ambos da Globosat, e que transmitiam conteúdo ao vivo e sob demanda. A empresa utiliza o React para um desenvolvimento mais rápido e ágil, além de linguagens como HTML5, JavaScript e CSS.

Samsung Dextra Smartv

“Tínhamos a necessidade muito específica de ter parceiros que se capacitassem para desenvolvimento nesta plataforma [smartTVs]. Poucas empresas no mundo têm know-how nessas tecnologias. Em 2016 a gente sentou com o time da Dextra e eles toparam o desafio de se capacitar.”

Cassiano Fróes, Gerente de Tecnologia de Plataformas Digitais da Globosat

Foi ainda a primeira vez que um conteúdo com tamanha resolução foi transmitido por streaming no Brasil – o 4K consome em torno de oito vezes mais banda do que transmissões em HD convencionais. A conectividade no país exigiu do time de desenvolvimento atenção especial, ou seja, vários testes de performance que ajudaram a reduzir as exigências de internet para o usuário e melhorar a experiência.

Resultado: o aplicativo foi um sucesso não só de downloads e visitantes desde que foi disponibilizado em março, mas também de buzz nas redes sociais até o fim da Copa do Mundo da FIFA. E, para a Dextra, representou uma nova frente de atuação com a Globosat – parceria aliás já antiga e muito profícua.

Parceria

Nas TVs inteligentes, a parceria da Dextra com a Globosat começou em 2017 com o desenvolvimento de aplicativos para os canais Combate (lutas) e Philos (arte e cultura). A troca de expertise entre as duas empresas reforçou o time da Dextra e enfrentou desafios de performance e diferenças de sistema operacional nestes dispositivos. Vencidas as dificuldades, as empresas ganharam know how no desenvolvimento para os sistemas operacionais de televisores das marcas LG e Samsung, líderes do mercado brasileiro. O trabalho em conjunto deu tão certo e foi tão sinérgica que continuou no SporTV 4K na Rússia – e que deve render novos frutos em 2019.

Mas a parceria entre Dextra e Globosat começou uma década antes, em 2008, quando a primeira foi contratada pela segunda para a construção de um CMS (Content Management System), um publicador de conteúdo relativo aos canais da Globosat, principalmente SporTV. A Dextra conseguiu reduzir o prazo de produção do publicador dos quatro anos previstos para apenas dois.

Depois começou a atuação com os canais Multishow e GNT, em que a Dextra ajudou na migração de conteúdo para o novo publicador. Depois disso, promoveu melhorias nos sites e desenhou outros elementos, recursos e atividades customizadas - que permitiam inclusive a interação dos apresentadores com o público.

“Conseguimos romper barreiras de comunicação, mesmo estando longe. Estamos no Rio de Janeiro, a Dextra em Campinas, mas no dia a dia conseguimos, através de tecnologias de vídeo, telefone e chat, ter meu time interno muito próximo do da Dextra. E para este projeto a fluidez entre os times era fundamental.” Cassiano Fróes, Gerente de Tecnologia de Plataformas Digitais da Globosat

Era dos aplicativos

A iniciativa durou alguns anos e gerou frutos na área de aplicativos, que despontava fortemente no começo da década de 2010 e se tornou também especialidade da Dextra. O app do canal Gloob, voltado para o público infantil e disponível para iOS e Android, foi desenvolvido por uma parceria da Globosat que começava a não mais atender os requisitos de qualidade e tempo de entrega.

A Dextra foi convidada a fazer uma proposta de trabalho que resolvesse os problemas e entregasse resultados. Primeiro estabilizou o aplicativo (fase 1), corrigiu erros e preparou para novas funcionalidades (fase 2) e depois evoluiu a plataforma, aumentado as notas dadas pelos usuários nas lojas virtuais (fase 3). Após a fase 1 houve aumento significativo do consumo de streaming de vídeos com relação a versão anterior e redução de 50% do número de crashs.

Entre as novas funcionalidades implantadas estava o Single Sign-on (login automático em todos os produtos da Globosat), e uma melhoria de experiência do usuário com conteúdos abertos e fechados. A melhoria no processo de autenticação facilitou a vida de crianças e pais, que passavam por muitas etapas de autenticação. O projeto deu enorme visibilidade à Dextra e rendeu prêmios de parceria em 2016 e 2017 conferidos pela Globosat.

Recentemente o aplicativo do Gloob foi migrado para dentro do Globosat Play - plataforma de streaming da Globosat que reúne conteúdos de todos os canais -, e a Dextra ajudou nessa migração. Desde então a Dextra tem atuado em projetos da Globosat com o SportTV Gols, o Multishow Humor e o GNT Receitas (hoje chamado Nhac).

Cases relacionados


Baixe o e-book e leia o case completo da Globosat

Por favor, valide o reCaptcha

Saiba como podemos ajudar sua empresa a acelerar o processo de transformação digital.

Dextra

View posts by Dextra
Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes. A Dextra faz parte da Mutant, empresa B2B líder no mercado brasileiro e especialista em Customer Experience para plataformas digitais.
Scroll to top