Globosat

Dextra e Grupo Globo: crescimento conjunto em 4K

Mega sucesso para um aplicativo pode ser definido assim: 5,7 milhões de visitantes, com média de 138 mil por dia, 60 mil simultaneamente, e tempo médio de uso de 33 minutos por usuário. Da base instalada do dispositivo em particular, 61,9% baixaram e abriam o app pelo menos uma vez. Esses números estrondosos foram obtidos pelo SporTV 4K na Rússia, aplicativo de streaming de vídeo em resolução 4K desenvolvido pela Dextra em parceria com a fabricante de televisores Samsung e o canal por assinatura da Globosat, empresa do Grupo Globo.

O aplicativo foi distribuído gratuitamente e com exclusividade para donos de SmartTVs mais recentes da fabricante pouco antes da Copa do Mundo da Rússia de 2018. A Dextra foi a desenvolvedora, com consultoria da Globosat, desde o início de 2017. A principal preocupação foi não só criar uma ótima experiência para os donos desses aparelhos, mas também atrair interessados na compra de tevês 4K - o carro-chefe das campanhas publicitárias da Samsung à época.
Além de transmitir jogos ao vivo em 4K, o SporTV 4K na Rússia mostrava as últimas notícias sobre a competição, a tabela de classificação, vídeos dos melhores momentos dos jogos, e estatísticas avançadas como artilharia, por exemplo. Um prato cheio para quem gosta de futebol.
Tecnicamente o projeto foi um grande desafio para os envolvidos. A Dextra tem desde 2017 um time de especialistas com a expertise necessária para o desenvolvimento de aplicativos de smartTVs – anteriormente já havia desenvolvido aplicativos para os canais Combate e Philos, ambos da Globosat, e que transmitiam conteúdo ao vivo e sob demanda. A empresa utiliza o React para um desenvolvimento mais rápido e ágil, além de linguagens como HTML5, JavaScript e CSS.

Samsung Dextra Smartv

“Tínhamos a necessidade muito específica de ter parceiros que se capacitassem para desenvolvimento nesta plataforma [smartTVs]. Poucas empresas no mundo têm know-how nessas tecnologias. Em 2016 a gente sentou com o time da Dextra e eles toparam o desafio de se capacitar.”

Cassiano Fróes, Gerente de Tecnologia de Plataformas Digitais da Globosat

Foi ainda a primeira vez que um conteúdo com tamanha resolução foi transmitido por streaming no Brasil – o 4K consome em torno de oito vezes mais banda do que transmissões em HD convencionais. A conectividade no país exigiu do time de desenvolvimento atenção especial, ou seja, vários testes de performance que ajudaram a reduzir as exigências de internet para o usuário e melhorar a experiência.

Resultado: o aplicativo foi um sucesso não só de downloads e visitantes desde que foi disponibilizado em março, mas também de buzz nas redes sociais até o fim da Copa do Mundo da FIFA. E, para a Dextra, representou uma nova frente de atuação com a Globosat – parceria aliás já antiga e muito profícua.

Parceria

Nas TVs inteligentes, a parceria da Dextra com a Globosat começou em 2017 com o desenvolvimento de aplicativos para os canais Combate (lutas) e Philos (arte e cultura). A troca de expertise entre as duas empresas reforçou o time da Dextra e enfrentou desafios de performance e diferenças de sistema operacional nestes dispositivos. Vencidas as dificuldades, as empresas ganharam know how no desenvolvimento para os sistemas operacionais de televisores das marcas LG e Samsung, líderes do mercado brasileiro. O trabalho em conjunto deu tão certo e foi tão sinérgica que continuou no SporTV 4K na Rússia – e que deve render novos frutos em 2019.

Mas a parceria entre Dextra e Globosat começou uma década antes, em 2008, quando a primeira foi contratada pela segunda para a construção de um CMS (Content Management System), um publicador de conteúdo relativo aos canais da Globosat, principalmente SporTV. A Dextra conseguiu reduzir o prazo de produção do publicador dos quatro anos previstos para apenas dois.

Depois começou a atuação com os canais Multishow e GNT, em que a Dextra ajudou na migração de conteúdo para o novo publicador. Depois disso, promoveu melhorias nos sites e desenhou outros elementos, recursos e atividades customizadas - que permitiam inclusive a interação dos apresentadores com o público.

“Conseguimos romper barreiras de comunicação, mesmo estando longe. Estamos no Rio de Janeiro, a Dextra em Campinas, mas no dia a dia conseguimos, através de tecnologias de vídeo, telefone e chat, ter meu time interno muito próximo do da Dextra. E para este projeto a fluidez entre os times era fundamental.” Cassiano Fróes, Gerente de Tecnologia de Plataformas Digitais da Globosat

Era dos aplicativos

A iniciativa durou alguns anos e gerou frutos na área de aplicativos, que despontava fortemente no começo da década de 2010 e se tornou também especialidade da Dextra. O app do canal Gloob, voltado para o público infantil e disponível para iOS e Android, foi desenvolvido por uma parceria da Globosat que começava a não mais atender os requisitos de qualidade e tempo de entrega.

A Dextra foi convidada a fazer uma proposta de trabalho que resolvesse os problemas e entregasse resultados. Primeiro estabilizou o aplicativo (fase 1), corrigiu erros e preparou para novas funcionalidades (fase 2) e depois evoluiu a plataforma, aumentado as notas dadas pelos usuários nas lojas virtuais (fase 3). Após a fase 1 houve aumento significativo do consumo de streaming de vídeos com relação a versão anterior e redução de 50% do número de crashs.

Entre as novas funcionalidades implantadas estava o Single Sign-on (login automático em todos os produtos da Globosat), e uma melhoria de experiência do usuário com conteúdos abertos e fechados. A melhoria no processo de autenticação facilitou a vida de crianças e pais, que passavam por muitas etapas de autenticação. O projeto deu enorme visibilidade à Dextra e rendeu prêmios de parceria em 2016 e 2017 conferidos pela Globosat.

Recentemente o aplicativo do Gloob foi migrado para dentro do Globosat Play - plataforma de streaming da Globosat que reúne conteúdos de todos os canais -, e a Dextra ajudou nessa migração. Desde então a Dextra tem atuado em projetos da Globosat com o SportTV Gols, o Multishow Humor e o GNT Receitas (hoje chamado Nhac).

Cases relacionados


Baixe o e-book e leia o case completo da Globosat

Por favor, valide o reCaptcha

Scroll to top