Solvay

Rhodia revoluciona software de simulação com Design Sprint da Dextra

Transformação digital não pode ser resumida como uma simples conversão do mundo off-line para o on-line. Muitas vezes a modernização de um software, por exemplo, precisa passar primeiro por uma nova forma de se pensar um produto, um novo “mindset”, de preferência tendo o consumidor como referência, antes que uma versão transformada ganhe vida. É exatamente o caminho que a Rhodia, empresa do Grupo Solvay, decidiu trilhar em parceria com a Dextra.

A Rhodia, líder em especialidades químicas e materiais avançados, é detentora de uma tecnologia, o software Solsys®, que já é largamente utilizado pelos pesquisadores da Solvay para criar soluções para formulações de sistemas solventes. O algoritmo do produto permite simular composições como tintas, por exemplo, para indicar para seus clientes o melhor sistema considerando o aspecto da tinta, a solubilidade e a evaporação.

O software Solsys® economiza os chamados testes de bancada, reduzindo a quantidade de testes de laboratório para concluir um desenvolvimento, reduz tempo e dinheiro, cálculos manuais, além de permitir simulações em ambiente virtual, deixando todo processo mais econômico, ágil e assertivo.

Como a primeira versão do software off-line foi desenvolvida há muitos anos, se tornou prioridade a modernização do sistema, em uma linguagem atual e com uma interface totalmente "user-friendly”, resume Daniel Franco, Vice-Presidente da Unidade Global de Negócios de Solventes do Grupo Solvay.

“Era necessário ter um profissional todo o tempo no cliente, já que o nível de tecnicidade é elevado para usar o atual simulador de formulações.”, acrescenta Daniel Franco. Isso porque o número extenso de produtos cadastrados - em torno de 1500 - somados aos resultados divididos em várias páginas de texto, tornavam complexo o uso do software.

Design Sprint

Diante da necessidade de reformular o Solsys®, tornando o uso mais fácil e a interface mais adequada para o mundo digital, a Rhodia encontrou na Dextra uma solução para esse desenvolvimento com o uso do Design Sprint, em que o cliente é o principal responsável pelo processo de transformação do produto.

Criado pelo Google, o Design Sprint é um framework baseado em conceitos de UX (experiência do usuário) e Design Thinking, cujo objetivo é resolver problemas específicos de um projeto colocando os usuários no centro do processo. Durante um período determinado (e intenso) de tempo, eles avaliam como aquele produto ou solução pode lhes entregar mais valor.

A Dextra já possui expertise com a metodologia. O Design Sprint já faz parte da maneira como a empresa vai ao mercado, sempre oferecendo a metodologia antes de um desenvolvimento mais extenso. Isso permite que o cliente sinta como a Dextra trabalha por um preço mais acessível, além de experimentar uma nova e inovadora forma de se desenvolver um projeto.

Os clientes da Rhodia foram convidados a participar dessa experiência. Doze clientes aceitaram e fizeram parte do intenso processo de reformulação da interface do software. Como resultado surgiu um mapa de possíveis melhorias, sendo que o protótipo produzido inclui menos telas, caixas de busca intuitivas, lista de formulações mais usadas, entre outras novidades.

Tudo isso em apenas uma semana – quando antigamente o processo de melhoria de um software poderia levar meses e era praticamente todo baseado na ideia que os desenvolvedores tinham das necessidades do cliente, e não no que ele realmente precisa. Antes de investir no desenvolvimento, com o protótipo é possível validar melhorias e obter feedbacks.

“Agora começa uma nova etapa desse trabalho”, diz Daniel Franco, do Grupo Solvay. “Escolhemos as melhorias que de fato poderão fazer parte da nova versão do Solsys® e vamos partir para uma versão moderna e de excelente performance”, observa Franco.

Ganhos indiretos

Para Franco, além do protótipo do novo Solsys®, o processo de Design Sprint trouxe ganhos indiretos para a companhia. “Conversei com os clientes e pude perceber que a utilização dessa metodologia estreitou a nossa relação. Eles se sentiram valorizados, ao manterem esse tipo de contato com uma metodologia inovadora aplicada pela Dextra. Os participantes da dinâmica puderam adquirir um mindset de desenvolvimento ágil que pode inspirar processos não necessariamente ligados ao desenvolvimento de software, diz o executivo.

Dextra e Solvay

Resultados

- Reformulação da interface do Solsys em tempo recorde;

- Potenciais economias com formulações e com treinamento de técnicos dos clientes;

- Mudanças feitas inteiramente com foco na experiência do usuário;

- Ganhos para o projeto de reformulação original, que ficou mais completo;

- Mapeamento das prioridades de implementação na versão 2.0 do sistema;

- Aproximação e melhoria do relacionamento com os clientes convidados.

Cases relacionados


Scroll to top