Como se posicionar como líder digital do futuro?

Muitos são os desafios enfrentados diariamente por uma empresa. Seja ela de pequeno, médio ou grande porte, até mesmo...

Data de publicação: 11/07/2014
Internet of Things

Muitos são os desafios enfrentados diariamente por uma empresa. Seja ela de pequeno, médio ou grande porte, até mesmo para a fundação de um negócio existem barreiras e dificuldades. Além disso, não basta suprir as necessidades diárias, é preciso ficar ligado no futuro, saber no quê e como investir para não perder para o concorrente. Para uma empresa ser vista como referência, ela precisa ir além dos padrões.

Desafio: como se posicionar como líder digital do futuro?

Para tratar desse assunto, é indispensável falarmos sobre inovação. Uma inovação ligada a forma como as empresas montam as estratégias de negócios. Ser um líder digital passa pelo desafio de conseguir interligar os mundos digital e físico, convergir pessoas, empresas e coisas. O Gartner define essa inovação como Digital Business, uma verdadeira ruptura dos modelos de negócios existentes.
Neste momento, a área de TI de uma empresa torna-se fundamental. Cada vez mais há a necessidade de um maior alinhamento entre TI e negócios. Aproveitar os novos negócios digitais e manter-se alinhada ao complexo ambiente de negócios se tornou a grande oportunidade para a liderança digital. Como apontado por Luis Dosso em seu artigo “O escopo fechado dificulta o alinhamento de TI ao negócio”, para pensar em inovação e liderança, é importante para a empresa manter o que chamamos de 2 velocidades da TI andando juntas e alinhadas ao negócio.
Luis Dosso resumiu a atuação de cada uma das chamadas velocidades dessa maneira:

“O CIO mantenedor terá mais foco em reduzir custos, em governança e em previsibilidade. Em suma, deverá manter as luzes acesas. O CIO inovador, por sua vez, terá desafios bem diferentes. Seu foco será muito mais em valor do que em custo. Terá liberdade para articular, com as áreas de negócios, as melhores maneiras de usar tecnologias inovadoras para criar oportunidades, buscando novas linhas de negócio. Seus desafios serão mais estimulantes, só que num terreno movediço, onde receitas e hábitos do passado provavelmente não funcionarão da mesma forma.”

A liderança digital acontece nessa segunda velocidade. A TI inovadora deve auxiliar a área de negócios pensar no uso da tecnologia como forma de engajar clientes à empresa. Isso muda a estratégia, muda o modelo de negócio. A tecnologia passa a ser fundamental e o entendimento do conceito de Negócios Digitais é essencial para ser líder nessa nova era.

Desafio empresarial e a aplicação da tecnologia

E como funciona na prática? Um exemplo de inovação e de tecnologia aplicada como forma de diferenciação da estratégia empresarial, está nas empresas de varejo digital.
O segredo do sucesso? Uma estratégia que mantem novidades exclusivas de produtos, as lojas virtuais são extremamente rigorosas com seus prazos de entrega, buscam sempre aperfeiçoar o atendimento e a tem o cliente como prioridade.
O negócio dessas empresas foi totalmente reformulado e tem a tecnologia como base para a inovação. A estratégia é baseada em software, que passa a tomar as decisões de venda e experiência com os clientes. O uso de sistemas vai muito além da automatização de processos, torna-se a realização total do negócio, um modelo de negócio totalmente automatizado.
E você, o que está fazendo para posicionar sua empresa como líder digital em seu setor? Conte para a gente na seção de comentários abaixo!
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + 4 =

Posts relacionados

  1. Sobre a Dextra

    Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes.

  2. Categorias

Scroll to top