Como ser um bom profissional de TI: 13 qualidades que você precisa ter

Como ser um bom profissional de TI no mercado? As grandes empresas e as organizações mais inovadoras estão sempre...

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Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes. A Dextra faz parte da Mutant, empresa B2B líder no mercado brasileiro e especialista em Customer Experience para plataformas digitais.
Data de publicação: 25/02/2019
Profissional de TI

Como ser um bom profissional de TI no mercado? As grandes empresas e as organizações mais inovadoras estão sempre em busca de novos talentos que possam fazer parte de seus times e você pode ser um deles.
Como a tecnologia vive evoluindo, e ferramentas que eram novidade ontem já fazem parte do passado hoje, manter-se como um bom profissional de TI é um desafio e tanto, podendo ser uma busca sem fim.
Contudo, o mercado também já não é mesmo, hoje, as grandes empresas valorizam as habilidades técnicas, mas acreditam que um pouco de treinamento pode ser suficiente para atender essa demanda. Outras qualidades estão em alta no mundo da TI, veja com a gente o que valorizamos em nossos dextran@s!

1. Proatividade

A proatividade é a capacidade que o profissional de TI tem de não precisar de um gerenciamento contínuo de um chefe direto, pois ele consegue, por si só, verificar quais são as atividade que demandam sua atenção.
Outro ponto é que a proatividade também tem ligação direta com ir além de suas responsabilidades, sair da mesmice — por exemplo, estar sempre atento às demandas de outros setores e oferecer suporte ao identificar qualquer problema, sem ter de ser provocado para isso.
O profissional de TI proativo pode se interessar até mesmo por situações do negócio, que não estejam ligadas à tecnologia, sugerindo soluções e participando de discussões. Ou seja, você deve se preocupar com os resultados da empresa, afinal, você faz parte dela.

2. Capacidade de trabalhar em equipe

O trabalho de TI não é algo solitário. A todo momento, você estará em contato com outros colaboradores, sejam de seu próprio setor, sejam de outras áreas, que demandam de sua atenção para a resolução de problemas. — Não seja uma ilha 😉
O bom profissional de TI é aquele que sabe lidar muito bem com seus colegas, não sendo permissivo ao ponto de aceitar qualquer ordem, mas sabendo se relacionar, evitar frustrações e passar as mensagens corretas.

3. Autodidatismo

O acesso à informação foi muito facilitado nos últimos anos, e, com isso, os bons profissionais podem seguir aprendendo acerca de qualquer coisa que achem interessante. Essa sede por conhecimento é uma das características mais procuradas e o que valorizamos aqui na Dextra.
O autodidata busca por informações sozinho e tem disciplina para desenvolver suas habilidades de forma solitária e por interesse próprio, pesquisando tecnologias que possam auxiliar nas atividades da empresa.

4. Criatividade

A inovação é um fator fundamental para qualquer organização hoje. Sair do óbvio e desenvolver novos modelos de negócio tem sido um dos grandes diferenciais, fazendo surgir gigantes inovadoras como Netflix e Uber.
A criatividade é essencial para ampliar esse olhar inovador e uma característica necessária ao profissional de TI na hora de resolver os problemas do dia a dia da empresa, buscando por soluções práticas, baratas e inovadoras. Você tem de pensar fora da caixa!

5. Empreendedorismo

O empreendedorismo não é apenas a capacidade e a vontade de empreender por conta própria, mas também uma forma de compreender os desafios enfrentados pela empresa e realizar um alinhamento estratégico entre o setor de TI e os objetivos de negócio.
Ao entender melhor a perspectiva do cliente, o profissional de tecnologia será capaz de criar novas formas de interação e utilizar as melhores soluções para sanar os problemas do consumidor, melhorando o relacionamento dele com a empresa.

6. Conhecimento do negócio

É claro que, em um primeiro momento, ao ser recém-contratado, dificilmente o profissional de TI terá um grande conhecimento acerca do modelo de negócio da empresa, a menos que já tenha atuado na área anteriormente.
No entanto, é preciso que ele busque conhecer todo o processo, as variáveis e o funcionamento da empresa, pois é com base nesse conhecimento que poderá sugerir as melhores soluções, visando auxiliar no alcance dos objetivos da organização.

7. Dinamismo

Essa é uma característica ligada à desenvoltura do profissional diante dos desafios do dia a dia, permitindo que ele lide com todas as demandas diárias sem prejudicar o resultado de nenhuma de suas atividades.
O dinamismo também está ligado à praticidade de pensamento do profissional, que sempre busca pelas soluções mais simples e eficazes para qualquer problema que venha a enfrentar, seja técnico ou interpessoal.

8. Comunicação

A base de tudo dentro das equipes é a comunicação. Um colaborador com alto nível técnico pode se tornar um problema, se não consegue comunicar-se com eficiência com seus colegas e passar seus conhecimentos.
Mesmo que o profissional de TI seja da área de exatas, comunicar-se bem é fundamental para exercer as suas atividades diárias de forma eficiente e alcançar bons resultados, além de um relacionamento saudável com os demais membros da equipe e clientes. Uma saída após o trabalho com os seu colegas pode ajudar a estreitar os laços e melhorar o clima na empresa.

9. Resolução de problemas

Outro ponto fundamental para qualquer um que queira se tornar um bom profissional de TI é a capacidade de resolver problemas. Pode parecer algo simples, mas nem todos conseguem ter uma visão macro acerca das situações que podem ocorrer no ambiente de tecnologia da empresa.

10. Adaptabilidade

O TI é um setor mutável. A todo momento, surge uma nova ferramenta ou até mesmo uma demanda diferenciada, e o profissional que atua nessa área deve se adaptar a todas as mudanças que podem ocorrer.
Ou seja, um colaborador de TI não pode se especializar apenas em uma tecnologia e fechar os olhos para o que acontece ao redor — é preciso estar ciente de que, a qualquer momento, tudo pode mudar, então esteja preparado!

11. Foco

A ciranda da tecnologia roda sem parar, e um profissional de TI, a depender de seu cargo e posição dentro da organização, pode ter várias demandas diferentes durante sua jornada de trabalho, sendo que enfrentará diferentes desafios todos os dias.
Com isso, manter o foco na atividade que está desempenhando sem se deixar distrair pelos demais problemas que também são de sua alçada é algo fundamental para a produtividade.

12. Flexibilidade

A flexibilidade na área de TI está ligada à capacidade de lidar com as várias situações e demandas do dia a dia que o setor pode exigir. Como, muitas vezes, esse é um trabalho reativo, pode-se passar por momentos de calmaria e momentos em é necessário se dividir em dois para dar conta dos pedidos.

13. Organização

Por último, e um dos pontos mais importantes, a organização é fundamental para qualquer profissional, principalmente em um setor como o de TI, no qual o colaborador pode se deparar com várias atividades ao mesmo tempo.
É preciso responsabilidade e disciplina para lidar com esse desafio, atendendo a todas as demandas com o máximo de eficiência possível e sem se perder diante das tarefas necessárias.
Chegamos ao final deste post e esperamos que, com as qualidade elencadas acima, você possa ter uma ideia geral do que precisa melhorar e como ser um bom profissional de TI, ganhando destaque na profissão.
Gostou das dicas que separamos para você? Então entre em contato conosco, conheça a Dextra e veja como se tornar um dextran@!

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  1. Sobre a Dextra

    Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes.

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