Como ter uma boa qualidade de vida balanceando os âmbitos profissional e pessoal

Equilibrar trabalho e vida pessoal é indispensável para ter uma boa qualidade de vida. Porém, isso não é nada...

Dextra

View posts by Dextra
Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes. A Dextra faz parte da Mutant, empresa B2B líder no mercado brasileiro e especialista em Customer Experience para plataformas digitais.
Data de publicação: 08/04/2019

Equilibrar trabalho e vida pessoal é indispensável para ter uma boa qualidade de vida. Porém, isso não é nada fácil. As responsabilidades se multiplicam em nosso dia a dia, sendo bastante comum que os problemas apareçam todos ao mesmo tempo, não é mesmo?

Pensando nisso, abordamos o assunto neste artigo, a fim de ajudar você a atingir esse equilíbrio fundamental para ter uma vida produtiva no trabalho e repleta de felicidade em suas realizações pessoais. Boa leitura!

Por que é tão importante aprender como ter uma boa qualidade de vida?

Você já ouviu falar que “dinheiro não traz felicidade”. Embora esse ditado já tenha sido mais do que espalhado e comentado ao longo dos anos, ele ainda tem muito valor. Afinal, de que adianta ter bastante dinheiro e acumular uma grande fortuna se você não puder garantir, com isso, uma boa qualidade de vida?

O conceito de “qualidade de vida” abrange diferentes fatores que podem afetar o seu estado mental e físico, bem como a maneira pela qual vivencia a sua rotina.

Às vezes, deixamos os prazeres da vida de lado e sequer notamos isso. Continuamos nos alimentando mal e permanecemos mergulhados em uma correria infernal. Como consequência, ficamos como o corpo e a mente doentes. Quando você adquire qualidade de vida, consegue propiciar isso às pessoas que estão ao seu redor.

Os relacionamentos familiares, com amigos e colegas de trabalho fazem parte dessa equação, por isso, é crucial prezar por eles. Muitas empresas, de todos os tamanhos e ramos, já perceberam que os seus colaboradores se mostram mais produtivos e motivados quando se mantêm dispostos, saudáveis e alegres.

Quais os principais elementos que impactam o bem-estar?

A definição de “felicidade” tem preocupado filósofos e pensadores nos últimos 2.500 anos. Sendo assim, não seria mais proveitoso e, também, prático, colocar o seu foco em algo muito mais próximo, como a busca pelo bem-estar?

O bem-estar depende de 5 fatores-chave: sociais, físicos, ocupacionais, intelectuais e emocionais. Todos esses elementos podem tanto piorar quanto melhorar a sua vida. Para conseguir articulá-los eficientemente, tenha em mente que não é preciso escolher entre trabalho e felicidade, uma vez que, com um pouco de sabedoria e muito esforço, você pode equilibrar ambos os lados de sua vida.

O primeiro passo é conhecer os elementos que impactam o seu bem-estar. Confira!

O emocional

O elemento emocional diz respeito ao reconhecimento e à aceitação das próprias emoções e sentimentos. Isso requer a capacidade de refletir crítica e coerentemente sobre si mesmo, seus pontos fortes e limitações.

O intelectual

O elemento intelectual se relaciona com a sua capacidade de efetuar ações mentalmente criativas. Trata-se, em outras palavras, de empregar o que foi experimentado e aprendido para solucionar problemas, sejam eles corriqueiros ou de grande importância. Esse aspecto implica, além disso, a capacidade de identificar contradições e elaborar formas de enfrentá-las.

O ocupacional

O elemento ocupacional se manifesta quando você obtém satisfação com o trabalho que desempenha. Dito de outra forma: quando você adota uma atitude positiva em relação ao seu trabalho. Em termos práticos, ele requer a capacidade de encontrar empregos e/ou ocupações que tenham a ver com os seus interesses.

O físico

O elemento físico é outro dos aspectos que influenciam o bem-estar. Ele tem a ver com a aparência e, sobretudo, a saúde e supõe a habilidade de reconhecer as suas necessidades de exercícios e nutricionais, bem como a de abandonar ou adotar hábitos que prejudicam ou favorecem o organismo.

O social

O elemento social, por sua vez, relaciona-se com o seu poder de criar ambientes cooperativos e harmoniosos. A habilidade de consolidar laços construtivos com outras pessoas e abrir mão de relacionamentos que causam desconforto ou dor.

Quais fatores no trabalho podem melhorar a sua qualidade de vida?

Quantas horas de seu dia são dedicadas ao trabalho? Certamente, grande parte de sua vida se passa em um ambiente profissional, não é mesmo? É bastante comum encontrarmos profissionais que ultrapassam suas jornadas de trabalho, por vários dias seguidos, a fim de entregar um relatório ou projeto.

Embora isso demonstre empenho e força de vontade, desequilibra a vida profissional e pessoal do indivíduo, prejudicando-o significativamente.

Horário flexível

Por incrível que pareça, obter aumentos salariais já não é o desejo mais importante dos trabalhadores. Segundo a revista Exame, o maior desejo do profissional moderno é contar com horários flexíveis em sua jornada de trabalho. Hoje em dia, muitos profissionais consideram a qualidade de vida mais importante do que os ganhos salariais.

Ambiente descontraído

O ambiente de trabalho representa o clima psicológico e organizacional da empresa, ou seja, como os colaboradores percebem o ambiente profissional e são influenciados por ele. Existem muitos malefícios associados a um ambiente “pesado” ou “carregado”, como o baixo nível de comprometimento e a falta de comunicação.

A qualidade de vida no trabalho permite que todos sorriam mais e, inclusive, divirtam-se com as atividades que são realizadas diariamente. Um bom clima no trabalho assegura aos profissionais um ambiente propício às tarefas em equipe, além de resultar em um atendimento qualificado aos clientes. O espírito da equipe pode ser ativado com mais vigor nas pessoas especialmente talentosas, tornando-as únicas.

Camaradagem

Vivemos em tempos que incentivam e estimulam o individualismo e a competitividade nos ambientes de trabalho. Nesse contexto, dedicar um pouco de seu tempo para auxiliar os colegas parece, em um primeiro momento, algo contraditório. Na prática, porém, as coisas não são bem assim: ajudar os colegas pode contar pontos ao seu favor, assim como melhorar o seu networking.

Com efeito, exercitar a camaradagem no trabalho contribui para que você seja mais recomendado para ocupar novas vagas e atuar em novos projetos. Portanto, se você auxiliar na melhoria do desempenho de um colega (oferecendo, por exemplo, dicas sobre temas que já domina), ganhará credibilidade com todos, tornará o seu talento mais evidente e ajudará a alavancar a sua carreira — sem mencionar aquela agradável sensação de ter ajudado uma pessoa que precisava de você.

Lembre-se, também, de que é necessário planejar adequadamente as suas atividades, evitando que elas se sobreponham umas às outras e, dessa forma, minem a energia que você reservará para desfrutar de momentos com seus amigos e familiares.

Cumpre ressaltar, por fim, que, embora os elementos e as dicas mencionadas neste artigo sejam realmente úteis, descobrir como ter uma boa qualidade de vida requer um profundo exercício de autoconhecimento, para definir, com exatidão e sabedoria, quais são as suas reais necessidades e prioridades profissionais.

Gostou do artigo? Quais atitudes você tem tomado para equilibrar a vida pessoal com a profissional e, assim, garantir sua qualidade de vida? Deixe um comentário no post e divida a sua experiência conosco!

Dextra

View posts by Dextra
Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes. A Dextra faz parte da Mutant, empresa B2B líder no mercado brasileiro e especialista em Customer Experience para plataformas digitais.

Posts relacionados

  1. Sobre a Dextra

    Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes.

  2. Categorias

Scroll to top