Conheça os benefícios do Design Thinking e como impacta nas empresas

É sempre importante levar novas metodologias para o ambiente de trabalho, não é? Uma abordagem interessante e que está...

Dextra

View posts by Dextra
Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes. A Dextra faz parte da Mutant, empresa B2B líder no mercado brasileiro e especialista em Customer Experience para plataformas digitais.
Data de publicação: 20/03/2019

É sempre importante levar novas metodologias para o ambiente de trabalho, não é? Uma abordagem interessante e que está em alta atualmente é o Design Thinking. Mas afinal, o que é Design Thinking? É uma estratégia que une a lógica e a criatividade para ter o melhor entendimento possível das necessidades do cliente. Isso quer dizer que o cliente é o centro, e todas as ideias girarão em torno de como melhorar a sua experiência com a empresa.

Resumidamente, Design Thinking é uma forma de pensar mirando no bem-estar de quem usará os produtos ou serviços oferecidos pela marca. Esse conceito foi difundido por Tim Brown, CEO da IDEO, que viu que o modo como os designers pensavam para solucionar seus problemas poderia ser usado em qualquer outra área.

A ideia é que colaboradores dos mais diversos setores da empresa participem desse momento de “brainstorming” para que, dessa forma, diferentes pontos de vista sejam compartilhados e as soluções propostas sejam as mais criativas e inovadoras. Em algumas situações, até mesmo pessoas fora da empresa podem auxiliar oferecendo um novo olhar para o problema em questão.

Agora que você já sabe o que é, veja quais são os benefícios do Design Thinking e como isso impacta na sua empresa:

Incentiva a criatividade

A ideia principal do Design Thinking é fazer os colaboradores pensarem fora da caixa, ou seja, experimentarem novos pensamentos. Isso faz com que as ideias discutidas sejam cada vez mais inovadoras, levando a empresa a novos patamares. Tudo e todos se tornam fonte de ideias para serem aplicadas na resolução de problemas.

Um dos maiores empecilhos das empresas na hora de encontrar soluções diferenciadas para o mercado está na falta de liberdade de pensamento dos envolvidos. Barrar a criatividade está entre as piores decisões de gestão atualmente.

O Design Thinking propõe uma quebra de paradigma ao investir nas situações de descontração dos profissionais, pois é nesses momentos que brotam as ideias mais inovadoras. É um ótimo benefício que prepara a empresa para bater de frente com a concorrência e sair na frente.

Estimula a empatia

O Design Thinking sugere que a resolução de problemas seja feita trazendo para dentro da empresa a ótica do cliente. Ao estimular que os colaboradores se sintam na pele dos clientes, cresce o sentimento de empatia, algo muito positivo no relacionamento dentro e fora do trabalho. É muito importante entender as necessidades e expectativas dos consumidores quando se trabalha com produtos ou serviços, já que o foco está no modo como os clientes os receberão.

Tem ótimo custo-benefício

Quem diria que seria tão barato investir em novas ideias? Como o Design Thinking é uma estratégia simples de ser implementada, ela não custa quase nada! É uma forma de pensar muito interessante, em especial em empresas pequenas que não possuem muito capital para investir em consultores externos, já que o Design Thinking pode ser posto em prática em estabelecimentos de qualquer tamanho.

Mesmo assim, o maior desafio ao levar o Design Thinking para a sua empresa pode ser convencer os profissionais a mudar a rotina de trabalho. Essa metodologia transforma completamente o modo como as pessoas estão acostumadas a trabalhar e serem produtivas; elas podem levar tempo para se adaptar. No entanto, logo é possível ver os bons resultados dessa mudança.

Oferece respostas

Por meio da estratégia de incentivar diferentes formas de pensar, a gama de soluções possíveis para resolver um determinado problema se torna muito maior. Partindo dessa divergência de pensamentos, é possível chegar a pontos convergentes que suprem as necessidades tanto do cliente como da empresa em si. Tendo em mente algumas soluções, é possível colocá-las em prática definindo alguns critérios, para assim decidir qual a melhor opção para o problema.

Possibilita investir com segurança

Como já foi dito no item anterior, o Design Thinking permite que alguns critérios práticos sejam definidos para testar as melhores soluções. Uma das possibilidades é o uso de protótipos para viabilizar as soluções propostas. Dessa forma, é possível verificar se é uma boa ideia investir em determinada resolução antes de investir todo seu dinheiro e esforço. Isso pode fazer a empresa economizar muito e evitar prejuízos que viriam com uma escolha inviável, além de economizar o tempo que seria necessário para refazer o trabalho.

Fortalece a cultura organizacional

Na metodologia do Design Thinking, quanto mais houver pessoas envolvidas para compartilhar pontos de vista diferentes, melhor. Dessa forma, diversos setores de uma instituição são convidados a pensar nas melhores soluções em conjunto. Isso fortalece a ideia de que todos são parte de uma equipe, mas que cada um tem um valor importante na hora de tomar as decisões. Assim, cada colaborador se identificará mais com a sua função na empresa, melhorando sua relação com os projetos.

Viu só como essa metodologia pode ser útil na sua empresa? Além de ajudar a conhecer melhor as necessidades do cliente para que os investimentos sejam certeiros, mantém os colaboradores mais unidos e focados em oferecer o melhor serviço.

O Design Thinking é uma ferramenta valiosa para quem quer acertar no mercado e deixar os concorrentes para trás na corrida da inovação. Já que seu foco está em atender da melhor maneira possível as necessidades dos clientes, é de se esperar que uma quantidade maior de pessoas seja atraída para a sua marca. É uma metodologia que não é tão fácil de aplicar no dia a dia da empresa, mas que, depois de enfrentados os primeiros desafios, traz muitas conquistas.

O Design Thinking é uma estratégia imperdível para quem realmente quer crescer no mercado e oferecer serviços que combinam com seu público-alvo. É uma forma de beneficiar ambos os lados do negócio da melhor maneira possível, uma vez que o negócio gerará mais lucro para a empresa e os clientes ficarão mais satisfeitos com os produtos ou serviços propostos.

Agora que você sabe como funciona e conhece os benefícios do Design Thinking, adquira agora mais conhecimento com o nosso curso rápido sobre o assunto!

Dextra

View posts by Dextra
Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes. A Dextra faz parte da Mutant, empresa B2B líder no mercado brasileiro e especialista em Customer Experience para plataformas digitais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 3 =

Posts relacionados

  1. Sobre a Dextra

    Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes.

  2. Categorias

Scroll to top