Conheça os 6 melhores cursos de TI online

Há vários cursos de TI online disponíveis. Afinal, essa é a área com maior crescimento e demanda no mercado...

Dextra

View posts by Dextra
Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes. A Dextra faz parte da Mutant, empresa B2B líder no mercado brasileiro e especialista em Customer Experience para plataformas digitais.
Data de publicação: 24/06/2019
Procurando os melhores cursos de TI online disponíveis na web para melhorar sua qualificação? Confira o nosso artigo para conhecê-los!

Há vários cursos de TI online disponíveis. Afinal, essa é a área com maior crescimento e demanda no mercado de trabalho atual. No entanto, é preciso saber qual curso de TI online é o mais interessante para a sua carreira e reconhecido por grande parte dos empregadores e gestores.

Para ajudar você na sua pesquisa, fizemos um guia com 6 dos melhores cursos disponíveis atualmente. Eles são oferecidos por gigantes da tecnologia, como a Microsoft, Google e IBM. Há também as opções gratuitas do Ministério da Educação, que podem ser uma porta de entrada interessante para quem está iniciando.

Quer saber mais? Então, acompanhe!

1. Microsoft Certified Trainers

O Microsoft Certified Trainers é um programa de cursos online com a finalidade de treinar os alunos para a obtenção dos certificados da própria Microsoft — o quais são requisitos para trabalhar na empresa e são diferenciais em processos seletivos de outros negócios.

Os cursos são ministrados na plataforma Microsoft Aprende, que conta com uma metodologia de ensino inovadora. À medida que você avança no conteúdo, sabe quais habilidades foram dominadas e desbloqueia conquistas.

São oferecidas as modalidades de treinamento em sala de aula tradicional e de curso online (MOOCS). Nesta última, você pode fazer seu horário e avançar de acordo com seu próprio ritmo. Com uma boa dedicação, você pode concluir o curso em um ou dois meses.

A Microsoft oferece a garantia de que seus cursos estão atualizados de acordo com as demandas do mercado e com as últimas novidades de cada ferramenta. Com isso, você não precisa ficar com medo de aprender conteúdos ultrapassados. As formações focam nas seguintes áreas:

Servidor

Área de trabalho

Aplicativos

Banco de dados

Desenvolvedor

2. Texas Instruments Training

A Texas Instruments é uma das principais escolas para cursos de curta duração online nos Estados Unidos. Portanto, seus certificados são reconhecidos por empresas nacionais e internacionais. Seu grande diferencial é a oferta de cursos voltados para as aplicações práticas e treinamentos para as ferramentas no comércio e na indústria, com foco na automobilística. Além de cursos de software, a Texas Instruments Training conta com aulas sobre hardwares nas mais diversas áreas. São cursos rápidos, que duram entre 2 e 8 horas.

3. Google IT Suport

Este é uma certificado de especialização em suporte de TI oferecido pela Google, com um currículo inovador voltado para o mercado de trabalho. Com isso, até mesmo um leigo pode adquirir conhecimentos de nível básico para oferecer suporte de ferramentas de TI.

De acordo com a Google, o objetivo é qualificar as pessoas para trabalhar como help desk presencial ou remoto em empresas de todos os portes, desde pequenos negócios até multinacionais, como a própria Google. O curso é ministrado em inglês com legendas e exercícios em português. É composto por cinco módulos de curta duração, com certificados individuais:

  • fundamentos de suporte técnico;
  • os bits e bytes das redes de computadores;
  • sistemas operacionais e você: tornando-se um usuário avançado;
  • administração do sistema e dos serviços de infraestrutura de TI.

Ao final, você ganhará um certificado da especialização, compartilhável no LinkedIn, com a garantia do domínio das seguintes habilidades: soluções de problemas e atendimento ao cliente, administração de redes, sistemas operacionais e de segurança. Com uma dedicação de 8 a 10 horas por semana, o certificado pode ser obtido em cerca de oito meses.

4. Especialização Google em Arquitetura de Serviços em Nuvem

Este curso, ao contrário do anterior que era mais básico, é focado em profissionais que trabalham ou desejam trabalhar com a arquitetura de serviços de nuvem, o que demanda conhecimento avançado de TI. Ele também é ministrado para o treinamento de desenvolvedores dentro da solução Google Cloud Platform, ou seja, não oferece habilidades para outras plataformas.

Como diferencial, o curso promete ser extremamente prático. Assim, os alunos adquirem os conhecimentos em videoaulas interativas e, na sequência, assistem a algumas demonstrações. Depois disso, é hora de aplicar o conteúdo em laboratórios práticos, nos quais os participantes implementam todos os elementos da solução, desde componentes de infraestrutura (redes) até o desenvolvimento de sistemas e aplicativos.

É composto por 6 minicursos, com certificados individuais:

Ao final, o aluno terá as seguintes habilidades:

  • implantação de redes de interconexão seguras e chaves de criptografia;
  • gerenciamento de segurança e de acesso;
  • faturamento e monitoramento de recursos.

Em suma, o programa é essencial para os profissionais de TI que querem ganhar mais destaque, hoje e no futuro, uma vez que a nuvem está dominando o cenário da computação. Ele também oferece grande parte dos conteúdos exigidos em duas certificações da área: o Google Certified Professional — Cloud Architect e o exame Associate Cloud Engineer. Para concluir a formação, precisará fazer um projeto prático, que dará a você o título de especialista. A conclusão do curso completo leva de oito a 10 meses, com uma dedicação semanal de 10 horas.

5. Especialização IBM em microsserviços

Os microsserviços dominarão o campo de desenvolvimento de aplicativos e de administração de redes nos próximos anos. Afinal, essa metodologia consegue entregar códigos e implementá-los muito mais rapidamente em comparação aos métodos tradicionais. Nesse curso, o aluno aprenderá os conceitos e as aplicações de contêineres nos ambientes empresariais, e fará atividades práticas de implementação de aplicativos de microsserviços com o Kubernetes. A especialização é formada por 4 cursos individuais:

Completando o projeto final, você também ganhará o certificado de especialização da IBM em microsserviços. Assim, terá em seu currículo uma formação fornecida por uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. O curso pode ser concluído em um ou dois meses se você se dedicar por mais de 15 horas semanais.

6. Cursos do MEC para TI

Por fim, temos os cursos do MEC para a qualificação da mão de obra no Brasil na plataforma BrasilMaisTI. Como todos os anteriores, são oferecidos na modalidade “sob demanda”, isto é, o aluno faz seu próprio horário, no seu ritmo, e conclui quando quiser. A duração de cada curso pode variar significativamente, em um intervalo que vai de 8 a 60 horas. Além de videoaulas, há exercícios e atividades práticas. São mais de 54 opções em várias áreas.

Portanto, o que não faltam são opções para realizar um curso de TI online. A oferta de programas abrange conteúdos dos mais básicos aos mais avançados. Com eles, você se qualificará para a maioria das vagas no mercado de trabalho atual.

Quer continuar recebendo os melhores posts sobre Tecnologia da Informação? Então, assine nossa newsletter!

Dextra

View posts by Dextra
Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes. A Dextra faz parte da Mutant, empresa B2B líder no mercado brasileiro e especialista em Customer Experience para plataformas digitais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + 18 =

Posts relacionados

  1. Sobre a Dextra

    Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes.

  2. Categorias

Scroll to top