Dicas para entrevista de emprego: 8 sugestões para se sair bem

Apresentamos, ao longo deste artigo, as melhores dicas para entrevista de emprego, a fim de ajudar você a se...

Dextra

View posts by Dextra
Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes. A Dextra faz parte da Mutant, empresa B2B líder no mercado brasileiro e especialista em Customer Experience para plataformas digitais.
Data de publicação: 18/03/2019
Entrevista de emprego

Apresentamos, ao longo deste artigo, as melhores dicas para entrevista de emprego, a fim de ajudar você a se preparar da melhor forma possível para esse momento tão importante. Afinal, você estará diante de uma ótima oportunidade para demonstrar aos recrutadores da empresa as suas qualidades. Portanto, nada de se deixar levar por emoções negativas como a insegurança, o nervosismo e a ansiedade.

Conheça a seguir 8 sugestões para você se sair bem em uma entrevista de emprego. Boa leitura!

1. Ressalte as suas qualidades

Fique atento ao fato de que o entrevistador fará o possível para descobrir tudo o que puder sobre você. Não fique pensando que ele se limitará ao seu currículo. Então, que tal nutrir essa curiosidade com uma boa dose de qualidades e experiências positivas. Para fazer isso, aproveite as oportunidades que surgirem durante o papo para mencionar trabalhos anteriores e, também, a sua formação acadêmica.

Relate o que você aprendeu, os sucessos obtidos e as habilidades desenvolvidas. Todavia, caso você esteja em busca da primeira oportunidade de trabalho, desloque o foco para a sua formação, falando sobre os cursos realizados e evidenciando o seu profundo interesse em evoluir como profissional.

2. Reúna informações sobre a empresa

Embora essa dica possa parecer óbvia, muitos candidatos se esquecem de fazer a “lição de casa”, isto é, conhecer a fundo a empresa para a qual desejam trabalhar. Portanto, antes de se inscrever para uma vaga, reúna o máximo de informações possíveis sobre o seu estilo, missão, história e mercado de atuação.

Tenha em mente que os entrevistadores, de modo geral, gostam quando estão diante de um candidato verdadeiramente motivado e interessado em saber tudo o que puder sobre a empresa.

3. Seja breve e sucinto

Durante a entrevista, seja sempre objetivo e bastante claro ao responder as perguntas. O mais indicado é se manter seguro e concentrado, evitando se desviar dos assuntos levantados na ocasião.

Para isso, não tem outro jeito: treine a sua apresentação antes da entrevista, respondendo perguntas diante do espelho, usando um cronômetro para controlar o tempo de sua intervenção e tendo plena consciência de todas as suas potencialidades.

4. Valorize as suas potencialidades

É crucial evidenciar o seu interesse em colaborar com a organização e destacar como esse trabalho permitirá que você cresça profissionalmente. Mas, cuidado: existe um limite estreito entre a valorização de potencialidades e uma postura que pode ser facilmente confundida com a arrogância.

Por mais que você esteja ansioso em demonstrar tudo o que poderá fazer pela empresa, jamais se permita ultrapassar essa fronteira.

5. Converta os defeitos em novas oportunidades

Há entrevistadores que podem solicitar que você mencione os seus defeitos. A questão pode ser uma “pegadinha” de difícil resposta. Existem candidatos que optam por disfarçar suas falhas mencionando uma qualidade, dizendo por exemplo que “o meu defeito é ser muito perfeccionista”. Tenha atenção: esse não é o tipo de resposta que o representante da empresa deseja ouvir em uma entrevista de emprego.

A melhor alternativa é reconhecer uma fraqueza, transformando a resposta na oportunidade de mostrar interesse em melhorar continuamente. Você poderá mencionar, por exemplo, que não tem grandes habilidades em uma determinada área, mas que tem estudado o assunto e procurado novas formas de aprimoramento.

6. Seja sincero

Você jamais deve mentir em uma entrevista de emprego. Nunca faça o seu currículo parecer mais extenso do que ele realmente é. E, sobretudo, não diga ao seu entrevistador que conta com habilidades e qualidades que, na realidade, você ainda não tem.

Mentir em uma entrevista de emprego é um dos mais graves erros de uma pessoa que procura trabalho. Cedo ou tarde, essa mentira será revelada, pode ser em uma etapa seguinte do processo seletivo ou, o que é pior, após a contratação.

7. Mantenha uma linguagem corporal adequada

Manter uma postura confiante eleva as suas chances de obter sucesso não apenas em uma entrevista de emprego, mas em praticamente todas as situações sociais. Todavia, caso você não esteja se sentindo especialmente confiante na hora da entrevista, há certos truques que podem ser aplicados para transmitir segurança e autocontrole.

8. Mantenha-se atualizado

Como todos sabem e estão cansados de ouvir por aí, “vivemos em plena era digital”. Contudo, a leitura continua sendo fundamental e, além disso, pode ser um grande diferencial competitivo. Quanto mais por dentro dos assuntos importantes do momento, melhor. Isso mostrará que você domina os temas mais atuais e poderá impressionar os entrevistadores.

Nada melhor do que uma boa noite de sono antes de ir a um compromisso importante. Dessa forma, controle a ansiedade e descanse bem, a fim de estar emocional, física e psicologicamente pronto para a sua entrevista de emprego. Se o seu corpo estiver cansado, você não conseguirá enfrentar ou suportar de maneira adequada quaisquer eventuais situações estressantes.

Vale mencionar, por fim, que a sua eventual ansiedade ou nervosismo não podem impedir que você seja autentico nesse primeiro contato com a empresa. Essa é, talvez, a mais valiosa recomendação entre todas as dicas para entrevista de emprego.

Gostou do artigo? Então, siga-nos nas redes sociais e não perca mais nenhum conteúdo! Estamos no Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube e Twitter!

Dextra

View posts by Dextra
Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes. A Dextra faz parte da Mutant, empresa B2B líder no mercado brasileiro e especialista em Customer Experience para plataformas digitais.

Posts relacionados

  1. Sobre a Dextra

    Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes.

  2. Categorias

Scroll to top