E sua empresa, também quer ser protagonista?

Tecnologia é pauta de muita gente. Como se diz no meio, chegou na ponta e está disponível para qualquer...

Dextra

View posts by Dextra
Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes. A Dextra faz parte da Mutant, empresa B2B líder no mercado brasileiro e especialista em Customer Experience para plataformas digitais.
Data de publicação: 12/04/2017

Tecnologia é pauta de muita gente. Como se diz no meio, chegou na ponta e está disponível para qualquer tipo de usuário. Com apenas um cartão de crédito, adquirir soluções em nuvem, como CRM ou ERP, infraestrutura, bancos de dados, etc, ficou bem mais simples. Para quem viu o desenvolvimento do mercado, está claro que o mercado mudou radicalmente, e a simplificação do acesso colocou as pessoas efetivamente no controle.
Há tanto conteúdo disponível que o usuário comum de aplicações foi empoderado. E as empresas que simplificaram esse acesso e conteúdo se destacam em muitas conversas.
Até poucos anos atrás, a tecnologia não se espalhava tanto na sociedade. Hoje, “tecnologia” virou matéria prima para criar produtos, seja como meio para consulta e pesquisa de necessidades do mercado, como também em sua forma mais simples de uso: os aplicativos.
O marketing, por exemplo, está aos poucos gastando mais com tecnologia do que os departamentos de TI das empresas, focando nesta simplificação para o usuário. De acordo com um estudo recente do Gartner, que analisou os mercados dos Estados Unidos e Reino Unido, pelo terceiro ano consecutivo os orçamentos do marketing estão crescendo, chegando a 12% da receita as organizações (contra 11% em 2015). E este cenário de crescimento será observado mundialmente nos próximos anos.
O papel dos aplicativos nesta transformação
A simplificação da vida do usuário está diretamente ligada à soma dos fatores tempo, agilidade, acessibilidade e interação. E por isso, os aplicativos ganham um papel essencial no novo cenário de relacionamento com as pessoas. Até mesmo nos negócios mais complexos.
A Sicoob Credicitrus, considerada a maior cooperativa de crédito do país, permite, agora, que u
ma pessoa se associe à instituição diretamente através do aplicativo “Credicitrus – Associe-se”, disponível para
iOS e Android. Por meio do app é possível enviar os documentos necessários para associação, assim como foto ou vídeo de identificação e escolher a unidade de atendimento que quer se filiar, com total segurança. A aprovação ou reprovação do associado é comunicada via SMS.
Para acompanhar esta inovação, o site da cooperativa também foi repensado, focando a experiência do usuário, facilitando a identificação dos temas mais importantes para o associado, assim como o desenho e fluidez do portal.
 
credicitrus
 
E a TI com isso?
Pergunta importante para as empresas e seus departamentos de tecnologia da informação,  e que vem acompanhada de outras duas questões: sua empresa também quer ser protagonista? Quem irá liderar esta onda de simplificação em sua organização?
A revolução dos aplicativos, hoje, está muito atrelada ao papel do marketing e das áreas de digital. Porém, a verdadeira transformação é essencialmente um tema de TI, devido a integração com os sistemas corporativos legados com as novas tecnologias disponíveis – para que lá na ponta a experiência de uso de um app seja realmente fluida e eficiente.
Os departamentos de TI têm que buscar por essa simplificação, ter a missão de assumir o protagonismo de transformar os sistemas corporativos para que a inovação cresça e encontre meios para se apoiar e fluir, e não travas tecnológicas. E essa será, talvez, a decisão mais importante que seu negócio tomará nos próximos anos.

Dextra

View posts by Dextra
Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes. A Dextra faz parte da Mutant, empresa B2B líder no mercado brasileiro e especialista em Customer Experience para plataformas digitais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 4 =

Posts relacionados

  1. Sobre a Dextra

    Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes.

  2. Categorias

Scroll to top