Growth: Crescendo a taxa de ativação do seu produto para aumentar a receita

A taxa de sucesso de ativação é um dos indicadores de produto digital mais importante. A não medição deste...

Data de publicação: 21/07/2020

A taxa de sucesso de ativação é um dos indicadores de produto digital mais importante. A não medição deste indicador pode resultar na falta de visão de perdas de receita/saving e impacto negativo para a marca, já que causa uma experiência ruim do cliente logo nos primeiros passos de uso com o produto digital.

Com o Growth é possível criar uma série de experimentos para tirar todos os impedimentos para o cliente se ativar. Mas antes de falar sobre como podemos usar o Growth para isso, e se você não sabe o que é isso e quer se inteirar sobre o assunto, você pode acessar este artigo: Growth, uma nova abordagem para o desenvolvimento de produtos digitais.

 

Conceito de ativação

Muitos se confundem entre as métricas de taxa de ativação e usuários ativos do produto. Ambas têm relação entre si, mas o cálculo é diferente e com ações específicas de tomadas de decisões para serem realizadas.

 

Onbording – Da aquisição a ativação no produto digital

Quando a área de Marketing, área de Growth hacking ou até mesmo empresas especializadas nestas áreas, faz aquele trabalho maravilhoso e traz o cliente para dentro do produto é neste momento que todo o processo de onbording começa. 

O onboarding vai da etapa em que o cliente acessa pela primeira vez seu produto, por exemplo, no caso de um aplicativo é quando ele faz o download do produto nas lojas mobile e acessa a primeira tela do aplicativo, até ele conseguir ter acesso as funcionalidades do produto. Alguns produtos tem ativações em mais de uma etapa, em que o usuário faz um cadastro mais simplificado e depois para usar algumas funcionalidades mais específicas ele deve concluir a ativação. Tudo depende de qual foi a estratégia quando se criou o produto.

O grande desafio no onboarding é fazer com que o cliente não desista neste caminho, que muitas vezes é bem longo. Levando em consideração nossas experiências em desenvolvimento de aplicativos, sempre que um cliente nosso chega com uma aplicação para nós, um dos principais motivos de reclamações quando fazemos a análise da loja é de clientes que não conseguem finalizar seu cadastro ou se logar no aplicativo. Neste momento em que começamos a estudar todos os dados para descobrirmos os porquês dos problemas neste processo.

 

Na Prática

Em uma análise de comentários de loja de 5 aplicativos de segmentos diferentes, de abril até junho de 2020, identificamos 5 principais motivos de reclamações em comum. 

Podemos perceber que 23,53% são motivos relacionados a ativação, ficando em segundo lugar e desta porcentagem, 94,25% para android e 97,29% para iOS deram notas entre 1 a 2 na loja, ocasionando uma queda enorme na nota geral, o que prejudica a marca da empresa pela nota baixa e desestimula potenciais clientes quando acessam o aplicativo na loja.

No processo de Growth, descobrindo estes problemas e quais são os maiores ofensores, começamos a enxergar uma série de oportunidades que nos levarão as nossas hipóteses de solução e consequentemente, os experimentos que vamos desenvolver dentro do produto. 

Recentemente, em um estudo no funil de ativação de um dos aplicativos que desenvolvemos, nós descobrimos um grande problema em uma das etapas. Uma mudança no fluxo resultou de uma taxa de 43% de ativação para 86%. O número dobrou através de uma pequena ação e não se tinha visibilidade nenhuma do problema antes do trabalho.

O mais importante de todo esse processo é a medição da taxa de ativação para saber se os experimentos que estamos realizando está melhorando ou não. Ouvi essa frase uma vez que faz todo sentido aqui: a pior coisa é errar e não saber porque errou e acertar e não saber porque acertou. Diante disso, ter um olhar clínico para os dados é essencial para tomar as decisões que nos guiarão a ajudar o cliente a achar o produto tão interessante, que ele queira se tornar um usuário ativo.

 

Growth: Crescendo a Receita e o Saving do seu produto

E qual a relação entre a receita e o saving com a taxa de sucesso da ativação?

A resposta é muito simples, o quanto seu produto pode estar perdendo quando não olhamos com carinho todo esse processo. 

Sabemos que um usuário ativo é aquele que gera receita, um valor monetário para sua empresa ou mesmo o saving quando falamos do quanto você diminui um custo operacional, tudo depende do propósito que o produto foi criado. 

Tornar seu produto atrativo e descobrir comportamentos que levam um cliente a realizar algo dentro do produto é uma questão de sobrevivência no mercado de hoje, é um trabalho que deve ser analisado minuciosamente. Conseguimos entender o momento certo em que o cliente está propenso a realizar uma ação e partimos deste ponto, deixando o fluxo mais fácil de ser usado, tanto no processo de onboarding como em todo o uso do produto digital.

Para que essa receita/saving seja gerada é essencial tirar todos os obstáculos na frente do cliente para que o engajamento com o produto seja constante. A ideia geral é não deixar escapar essa oportunidade de aumentar a receita da sua empresa simplesmente porque hoje não se tem tanta clareza e visibilidade do que está acontecendo na fase do processo de ativação com o produto digital.

Esta é uma das abordagem que trabalhamos no Growth, focar em crescer o indicador de ativação e número de clientes ativos, usando os dados para direcionar as estratégias que vamos criar para potencializar essas ações dentro do produto e assim, expandir ainda mais a base de clientes da empresa.

Para finalizar, deixo aqui a frase de William Edwards Deming, estatístico e consultor, ficou conhecido por ensinar altos executivos através de vários métodos estatísticos como por exemplo, teste de hipóteses.

“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende e não há sucesso no que não se gerencia.”

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