Growth: impulsionando produtos digitais

Enquanto um produto digital estiver ativo e fizer parte da estratégia de negócios de uma organização, é necessário que...

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Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes. A Dextra faz parte da Mutant, empresa B2B líder no mercado brasileiro e especialista em Customer Experience para plataformas digitais.
Data de publicação: 23/04/2020

Enquanto um produto digital estiver ativo e fizer parte da estratégia de negócios de uma organização, é necessário que seja nutrido e bem-cuidado – tal qual um ser vivo. Quando se trata de desenvolvimento tecnológico, isso quer dizer que ele precisa continuar evoluindo e melhorando.

Primeiro, para que continue atraindo e retendo usuários. Segundo, para que seja usado mais vezes e por mais tempo, o que significa ser mais útil. Terceiro, para que ofereça uma ótima experiência. Mas evoluir um produto digital pode não ser das tarefas mais simples. 

Não basta que o time de produtos o desenvolva conforme opiniões próprias, ou a partir de planos de crescimento rígidos e traçados previamente. É preciso uma metodologia que permita escalar conforme a necessidade dos usuários e dos benefícios para o negócio. É aí que entra o Growth-Driven Design.

Desde o lançamento do produto, é possível medir as interações do usuário colhendo dados, analisando, experimentando e entendendo o comportamento. Daí saem os insights que servem para melhorar aspectos diversos. O grande objetivo é gradativamente aprimorar a experiência do usuário para que ele avalie melhor o produto, alavancando os indicadores. 

Na prática, se um usuário tem dificuldades na hora de se registrar, os dados deverão mostrar quais são os impedimentos. O Growth, neste caso, diz respeito ao indicador de ativação. Retenção, engajamento e taxa de sucesso são outros KPIs (indicadores-chave de desempenho) bastante comuns. São eles, aliados aos dados coletados, que fazem surgir uma estratégia de evolução para o produto.

Muito embora guarde semelhanças com o Growth Hacking, esta metodologia não é pensada exclusivamente pela a área de marketing, mas sim sob a perspectiva do desenvolvimento, ou seja, uma equipe multidisciplinar pensando no desenvolvimento em ciclos menores, de forma a alavancar indicadores do produto digital e do negócio.

Como o Growth funciona

Um time dedicado à estratégia de evolução de um produto digital tem, na prática, três funções bem estabelecidas. A primeira é o gerente de produto, que se preocupa com as funcionalidades e como estão aderindo ao objetivo de negócio. A segunda é um cientista (ou um conjunto de cientistas) de dados, que estabelecem métricas e montam dashboards a partir dos dados coletados. Por último vem o especialista(s) em experiência do usuário (UX), que fazem entrevistas e dinâmicas de jornadas.

Os dois últimos juntos oferecem ao gerente de produto todas as informações necessárias para a formulação de hipóteses de melhoria e de um roadmap de oportunidades que serão desenvolvidos. O processo de análise dos dados deve gerar hipóteses a serem testadas em experimentos limitados, ou seja, para uma pequena parcela dos usuários do produto. 

A validação dessas hipóteses pode ou não ocorrer. Em caso negativo, pensa-se em novas hipóteses e experimentos. Nos casos positivos o produto reformulado passa então a ser distribuído para todos os usuários. Se o indicador perseguido subir, deu tudo certo. 

A base do Growth é a experimentação e a criação de uma cultura em torno dela. A liberdade para experimentar novas estratégias rapidamente faz toda a diferença para uma empresa que deseje inovar. 

Escalar sempre é possível

Nunca é tarde demais para aplicar uma estratégia de Growth-Driven Design a um produto digital. Mas é importante pensar na estratégia desde o começo de um projeto, definindo os indicadores de negócio ligados ao produto e os indicadores e métricas de uso, facilitando o “tagueamento” das interações e a coleta dos dados. 

Afinal, os métodos de desenvolvimento ágeis sempre iniciam a vida de um produto digital com um MVP – sigla em inglês para produto viável mínimo – para depois coletar dados. Se essas informações não são geradas desde o início, é impossível saber se o produto está dando certo, muito menos corrigir problemas ou desvios de rota. 

Qualquer produto com grande escala de usuários e que esteja alinhado aos objetivos do negócio pode receber um planejamento posterior. No entanto, é importante saber que, para produtos lançados antes da estratégia de Growth, boa parte das informações determinantes sobre sua evolução podem ter se perdido.

Desde 2019 a Dextra oferta o Growth-Driven Design. Os projetos começam a dar resultados, tanto em clientes novos como em parceiros mais antigos. Nosso maior objetivo atual é evangelizar o mercado a respeito das vantagens trazidas pelo Growth, principalmente aquelas organizações que não nasceram com uma cultura ágil. 

Muitas falam de coletar dados de seus produtos, mas ainda estão vários passos atrás na implantação da estratégia. Encontrar formas de agilizar a evolução de um produto digital pode fazer toda a diferença para empresas que precisam não só inovar, mas se manterem competitivas em um mundo já digitalmente transformado.

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