6 hacks para você acelerar sua carreira profissional

Ter um mindset de aprendizado, saber trabalhar em equipe e com soluções inovadoras é imprescindível para quem deseja acelerar...

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Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes. A Dextra faz parte da Mutant, empresa B2B líder no mercado brasileiro e especialista em Customer Experience para plataformas digitais.
Data de publicação: 01/07/2019
Entenda a importância de acelerar a carreira profissional para alcançar posições melhores e maior satisfação no ambiente de trabalho.

Ter um mindset de aprendizado, saber trabalhar em equipe e com soluções inovadoras é imprescindível para quem deseja acelerar a carreira profissional.

Esse desenvolvimento está intimamente ligado a participações em programas de treinamento e capacitação, que incentivam o surgimento de novas habilidades.

Além disso, todas as competências devem ser desenvolvidas diariamente: aquele que se desafia em sua rotina e “pensa fora da caixa” é mais produtivo, consegue se reinventar e se diferenciar no mercado de trabalho. Veja agora, algumas dicas para viabilizar esse desenvolvimento.

1. Trace um plano de ação para acelerar a carreira profissional

Ter um objetivo profissional significa estabelecer metas alinhadas às aspirações para o crescimento na carreira. Para suprir as expectativas e viabilizar essa ascensão, é necessário planejamento.

Além de facilitar as escolhas do profissional, ter objetivos bem definidos demonstra confiança e esforço. Para isso, trace um plano de ação em longo prazo. Assim, as etapas que devem ser alcançadas para as conquistas ficam mais claras.

Tudo pode ser documentado em um plano de crescimento profissional, um descritivo dos pontos fortes e fracos do candidato com ações que podem ajudá-lo a atingir seus objetivos de carreira. Siga os seguintes passos para escrever um plano de crescimento profissional.

Avalie sua situação atual

Por meio da matriz SWOT é possível delimitar o quão bem uma carreira está progredindo, além dos motivos pelos quais é preciso definir um novo objetivo profissional.

Isso deve ser analisado num período mais longo, de três a cinco anos. Pense na velocidade desejada de crescimento profissional ou na direção mais correta para trabalhar mais motivado.

Quais vantagens foram obtidas e quais aspectos precisam melhorar? Qualquer avaliação negativa pode ser uma forte razão para reiniciar esse processo de análise.

Descubra o que precisa mudar

A avaliação geral de uma carreira pode revelar algumas áreas nas quais é possível atuar. Reserve um tempo para pensar sobre o que, especificamente, é preciso mudar.

Você está subestimado no cargo em que ocupa ou na empresa onde atua? Ou está apenas no setor errado? Compreender o que pode ser alterado para melhorar sua situação o ajudará a descobrir metas e as etapas necessárias para atingi-las.

Reconheça suas habilidades

Habilidades são aquelas que podem ser aplicadas em diferentes tarefas, interpessoais ou organizacionais. Compreendê-las pode ajudar a planejar movimentos futuros de carreira, além de aumentar a capacidade de comunicação dos pontos fortes para futuros empregadores.

Mas, identificá-las não é tão fácil. É preciso rever, por exemplo, quais atividades são realizadas mais facilmente e as que permitem se destacar frente aos demais.

Algumas habilidades são mais requisitadas, como a capacidade de resolução de problemas, controle emocional, facilidade em liderar e se adaptar a novas soluções e ferramentas inovadoras.

O processamento de dados e outras aptidões relacionadas à tecnologia serão indispensáveis ao profissional 4.0., assim como a interdisciplinaridade, facilidade para o storytelling e inteligência cognitiva.

2. Defina metas

Fazer um planejamento profissional é apenas o início do processo, mais direcionado para projetos em longo prazo. Em curto prazo é preciso criar metas mais objetivas.

O método SMART é uma ferramenta muito interessante para delimitar esse objetivo. Ele ajuda a criar metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, realistas e temporizáveis. Isso garante que o profissional saiba o momento certo em que atinge seu objetivo.

Inclua também metas intermediárias para alcançar os objetivos profissionais maiores. Por exemplo, tente considerar onde é necessário estar daqui a dois anos enquanto trabalha em direção aos objetivos de cinco anos.

Alternativamente, é possível delimitar um objetivo principal para depois identificar metas intermediárias.

3. Busque pela ajuda de um mentor

Encontrar especialistas que saibam melhor como atuar em uma determinada carreira pode ser uma grande vantagem. O mentor pode ser um professor na universidade, um supervisor no trabalho ou um amigo de um amigo.

Mostre seu plano de crescimento profissional e peça um feedback acerca das ações já realizadas. Ele pode ajudar nas etapas seguintes, fornecendo uma avaliação de quão realistas são seus objetivos, o tempo e as consequências necessárias para torná-los realidade.

4. Peça feedbacks para quem está ao seu redor

Além do mentor, também pode ser interessante perguntar para pessoas mais próximas percepções sobre seu comportamento e imagem, principalmente em redes sociais apropriadas para esse objetivo, como o LinkedIn.

No ambiente corporativo esse feedback também tem grande valia e permite visualizar habilidades para o crescimento dentro do cargo já ocupado na empresa. Por isso, peça insights sobre seu trabalho para gestores, pares e clientes

Aquele que tem facilidade em receber feedbacks e, a partir deles, promove uma melhoria contínua, tem maior capacidade de adaptação e mais valor no ambiente organizacional.

5. Participe de programas de capacitação

Liste os passos que serão tomados para alcançar os objetivos profissionais, inclua cursos e treinamentos para capacitação ou, ainda, eventos que podem preencher a lacuna entre as competências que já foram alcançadas, as exigidas pela posição atual e as almejadas junto aos objetivos maiores de carreira.

Procure fortalecer suas aptidões por meio do reconhecimento de possíveis limitações. Uma pessoa que teme falar em público, por exemplo, pode planejar a participação em um curso específico para corrigir esse problema.

Em seguida, transforme esse conhecimento em ferramenta para seguir o projeto. Certifique-se de que os passos seguintes obedecem uma sequência lógica e de que é possível executar cada etapa sem ter concluído a etapa anterior.

6. Esteja aberto a aprender sobre novos assuntos

Além dos cursos, veja em quais atividades é possível agregar mais valor ao seu conhecimento pessoal. Procure livros, pessoas, projetos sociais e outros recursos que podem ajudar nesse sentido.

Por meio dessas atividades é possível despertar a consciência para os pontos fracos, falhas de personalidade e deficiências sociais que poderiam interferir no desempenho e na carreira do profissional.

Além disso, ajudar pessoas é a melhor forma de reconhecer o que mais te diferencia dos demais. A empatia também é uma competência muito requisitada nos dias atuais.

Considere que atualmente existem carreiras mais híbridas, em que as pessoas não precisam necessariamente seguir um único caminho no mercado de trabalho.

Um profissional pode optar por um ramo de atuação, mas isso não limita sua capacidade para atuação em outros segmentos. É preciso optar pelo que realmente faz sentido para alcançar a verdadeira satisfação no ambiente de trabalho.

Agora que você sabe como acelerar a carreira profissional, que tal assinar nossa newsletter e descobrir como é possível desenvolver um mindset de aprendizado?

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