Da Estratégia à Execução: 5 Métodos para Acelerar o Processo da Transformação Digital

Aumentar a capacidade de inovação, trazer novos produtos para o mercado com rapidez e tornar-se uma empresa data-driven são...

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Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes. A Dextra faz parte da Mutant, empresa B2B líder no mercado brasileiro e especialista em Customer Experience para plataformas digitais.
Data de publicação: 11/01/2019
Da Estratégia à Execução: 5 Métodos para Acelerar o Processo da Transformação Digital

Aumentar a capacidade de inovação, trazer novos produtos para o mercado com rapidez e tornar-se uma empresa data-driven são alguns dos principais impactos da transformação digital. E para alcançar esses resultados é importante adotar uma nova forma de conduzir cada iniciativa de seu negócio.
Essa é uma das principais propostas por trás do Ágil e outros métodos que você deve implementar em sua organização. “A forma como a empresa opera é o que a transforma em um negócio inserido no digital”, afirma o co-fundador e diretor de tecnologia da Dextra, Bill Coutinho.
Porém, antes de apresentar essas ferramentas para sua equipe e começar a trabalhar em novas iniciativas para a transformação digital, é preciso estabelecer uma visão de longo prazo para o seu negócio e definir ações em pequenos passo até alcançar essa meta.
A Dextra possui até uma etapa inicial para implementar a Aceleração Digital com seus clientes, ajudando a garantir que tudo tenha foco nessa visão. Trata-se de importante processo chamado Digital Maturity Assessment.
Por meio dessa análise, são identificados os objetivos e necessidades da empresa no momento para que sejam sugeridas novas ações, métodos, tecnologias e ferramentas alinhadas com o tipo de resultado que ela deseja obter.

As vantagens em utilizar o Ágil e outros métodos para Transformação Digital

Segundo Bill Coutinho, há pelo menos duas vantagens em combinar métodos na execução e estratégia de sua companhia.
A primeira é a agilidade. Ao passar a ser mais ágil na transformação digital, sua empresa consegue reagir mais rapidamente ao passo das mudanças tecnológicas e alinhar sua estratégia com flexibilidade na maneira de trabalhar.
Já quando se fala em ter o cliente como foco em sua estratégia, a ideia é conseguir se lançar no mercado e colher feedback sobre seu produto mais rapidamente e diretamente com clientes reais.
“Com medidas como essa você deixa de tentar adivinhar o que seu cliente quer ou necessita, e começa a trabalhar com ele, de fato. Ele se torna seu parceiro na hora de construir o produto”, afirma o diretor.
Entre os principais e mais conhecidos métodos está o Ágil, o qual ajuda a sua empresa a responder a mudanças rapidamente por meio de diferentes ferramentas e tecnologias.
Dentro desse modelo, existem táticas que impactam diretamente no dia a dia de equipes de desenvolvimento de produto e de marketing para ajudar a criar e aprimorar produtos de forma ágil e contínua. Entre elas estão o Scrum, Kanban e a Engenharia Ágil (conhecida como Programação Extrema, ou XP).
Mas, muito além de focar na execução, existem também métodos que impactam na estratégia de sua empresa, começando pelos porquês de seu produtos existir: “Existe o OKR [Objectives and Key Results], no qual você vai discutir qual seu objetivo com o que está tentando criar, que impacto terá no mercado, que tipo de resultado deseja obter”, explica Bill Coutinho.
Partindo para o planejamento do produto em si, é o Design Thinking que ajuda a descobrir cada característica e recurso de seu produto por meio de técnicas de design. E a partir da combinação entre Scrum e Kanban, é possível começar a executar algumas ideias.
Ainda no campo estratégico, é possível alcançar mais agilidade para aprimorar seus produtos. O Growth Hacking, por exemplo, envolve um processo de experimentação no qual as diferentes áreas de sua organização trabalham de forma mais conjunta ao longo do funil de vendas de seu produto.
Nesse método, tanto as pessoas responsáveis pelo marketing e as que desenvolvem o produto colaboram entre si, buscando alternativas mais rápidas e de menor custo em comparação com o marketing tradicional, como técnicas de SEO e e-mail marketing.
“Quando você coloca um aplicativo no mercado, você promove ele por meio do marketing para conseguir usuários, e ao mesmo essa área tem que colher o feedback, que serve de informação para quem desenvolve o produto aprimorá-lo”, explica Bill Coutinho.
E por fim, para garantir que exista disciplina na execução de sua estratégia são sugeridas práticas como as do Lean Startup.
O processo definido por Eric Ries em 2011 consiste desenvolver produtos e negócios baseando-se em aprendizagem validada, garantindo o foco no cliente. “A criação do MVP veio dessa metodologia, que é guiada pela ideia de obter feedback rápido e contínuo do cliente”, diz o diretor.

Saiba como tornar sua empresa mais ágil por meio da Aceleração Digital

É com a ajuda de métodos como os mencionados acima que a Dextra implementa a abordagem da Aceleração Digital em empresas dos mais diversos segmentos no país.
Além dessas ferramentas, há ainda outras iniciativas que são essenciais para alavancar os resultados de sua empresa na transformação digital. Treinar líderes engajados, investir em novas tecnologias e cultivar a cultura do digital são algumas delas. Confira os materiais abaixo e saiba como investir em cada uma:

E para saber mais sobre como organizar o processo da Aceleração Digital com a ajuda da Dextra, entre em contato com um de nossos especialistas.

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