A revolução do varejo com o investimento em software sob medida

Artigo escrito por Tibeti Caviglioni e publicado na Computerworld em 18/mar/2014. O varejo é caracterizado pelos grandes desafios e pela...

Data de publicação: 19/03/2014

Artigo escrito por Tibeti Caviglioni e publicado na Computerworld em 18/mar/2014.

O varejo é caracterizado pelos grandes desafios e pela alta competitividade entre os players, que geram constantes turbulências no mercado. Os consumidores, da noite para o dia, mudam seus hábitos de compra e o marketing das empresas de varejo se desdobra para entender o comportamento dos clientes. Na tentativa de superar barreiras, as empresas vêm buscando ferramentas que lhe tragam respostas criativas.

Nessa constante busca para solucionar seus problemas, a tecnologia da informação desempenhou, e ainda desempenha, papel importante nesse histórico de evolução do varejo.

A tecnologia introduziu facilidades e proporcionou a utilização de novos conceitos de administração de compras, estoques e distribuição. Porém, isso já é considerado passado e não traz mais diferenciação, muito menos gera qualquer tipo de valor para os consumidores. Precisamos de muito mais!

O setor está entrando em sua fase mais revolucionária. Nunca na história os consumidores tiveram tanta tecnologia nas mãos proporcionando facilmente conhecimento sobre produtos e preços praticados pelas lojas. Os grandes players já perceberam a importância de investimento em software para tornar seus modelos de negócios mais revolucionários. Porém, não é qualquer software que proporciona essa revolução. O desenvolvimento de software sob medida, feito especificamente para cada negócio, é uma das formas mais efetivas de inovação em qualquer mercado. E para o varejo não é diferente.

No Brasil, a C&A é um bom exemplo desse cenário de inovação com software sob medida. A empresa conseguiu convergir o mundo real e o online para criar uma moderna experiência de compra. Uma primeira experiência foi feita na loja do Shopping Iguatemi de São Paulo, na qual o Facebook foi integrado aos cabides da loja física. Os likes dados em cada peça no Facebook, são atualizados em tempo real no cabide.

Pensando em proporcionar uma experiência de compra inovadora, a MeMove é a primeira empresa brasileira de fashion retail a adotar o sistema RFID em toda sua cadeia produtiva. Produtos são monitorados desde o fabricante até sua chegada ao centro de distribuição, às lojas e ao consumidor final. Para otimizar o tempo, durante visita à loja, o cliente tem à disposição o sistema de fast check-out: um caixa expresso para pagamento com cartão de débito ou crédito, que lê à distância o preço das roupas. A empresa tem como desafio disponibilizar a tecnologia, tanto a serviço da loja quanto de seus consumidores, para abrir inúmeras possibilidades de interação do público com o ponto de venda.

Esses são alguns exemplos de como o investimento em software sob medida para o varejo  passa a ser diferencial. As grandes empresas estão saindo do arroz-com-feijão, para levar aos consumidores experiências mais inovadores e efetivas.

Segundo a reportagem “Todo poder ao freguês”, da Revista Exame, a integração entre os ambientes digitais e offline dos varejistas é apontada como uma das cinco tecnologias que transformarão o mundo nos próximos cinco anos. No Brasil, são poucas as empresas que já estão conseguindo integrar os ambientes online e o digital de forma eficiente.

Nesse cenário, o software sob medida passa a ter um papel fundamental, deixando de ser um elemento de “operação” para ser um grande aliado nos processos de consolidação, integração, otimização. Além disso, faz com que as empresas permitam novas estratégias e modelos de negócios essenciais para o sucesso das empresas desse segmento.

 

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