#partiu #nuvens

Cada vez mais a computação nas nuvens tem conquistado as empresas brasileiras. Além de proporcionar mais economia, é possível...

Data de publicação: 13/11/2015

Cada vez mais a computação nas nuvens tem conquistado as empresas brasileiras. Além de proporcionar mais economia, é possível potencializar a segurança da informação. E se engana quem pensa que isso é só para as grandes empresas, pelo contrário, a tecnologia permite que os pequenos tenham robustez de gigantes.

O quesito segurança também é destacado por Bill Coutinho, diretor de tecnologia da Dextra. As empresas que fornecem o serviço contam com recursos que, a grosso modo, que quebram os arquivos em várias partes o que dificulta um ataque. “Provedor de serviços em nuvem é que nem banco, você deposita o dinheiro confiando que a instituição financeira não fará nada de errado com ele. Com os servidores também é assim: você confia no sistema acreditando que as informações serão mantidas em segurança”, compara Coutinho que acredita ainda que a credibilidade desses servidores se consolida cada vez mais rápido, por conta do avanço da tecnologia.

A qualidade da infraestrutura ainda é um obstáculo no avanço dos serviços em nuvem. “Quando falamos em grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro a preocupação é  muito menor, mas em outras localidades do país é um ponto que precisa ser discutido”, afirma Bill.

A ida para as nuvens é uma certeza, para alguns vai demorar um pouco mais, para outros já é realidade. Bill Coutinho diz que a empresa tem que olhar o portfolio de sistemas e ver quais trariam mais benefícios ao ir para a nuvem. “Normalmente, são os mais próximos do cliente final”. A tendência é que cada vez mais novos servidores surjam no mercado, por isso é importante fazer uma pesquisa detalhada para que a escolha seja a mais correta.

Faça o download da reportagem completa publicada na Revista Gestão e Negócios, edição de novembro/15.

 

 

 

 

Comentários

  1. Paulo Santiago28 de dezembro de 2015

    Muito interessante esta abordagem deste artigo. Neste momento de crise que o nossa pais está passando precisamos ser criativos.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + doze =

Posts relacionados

  1. Sobre a Dextra

    Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes.

  2. Categorias

Scroll to top