Software Craftsmanship: O manifesto para o software bem elaborado

A consequência é a produção de produtos de maior qualidade, de melhor design e maior valor tanto para os...

Data de publicação: 15/07/2013

A consequência é a produção de produtos de maior qualidade, de melhor design e maior valor tanto para os clientes como para os usuários finais.

O termo Craftmanship tem como tradução “artesanal”. A escolha por essa palavra se dá pelo fato da necessidade de cada software ser trabalhado de maneira única, com alta qualidade e agilidade de produção. O Manifesto do Software Craftmanship trata de “colocar responsabilidade, profissionalismo, pragmatismo e orgulho de volta à profissão de desenvolvimento de software.”

Para o sucesso da implantação desse conceito, é fundamental que as empresas deem suporte a seus funcionários, entregando a eles aprendizado e crescimento intelectual constante por meio de treinamentos e também sinergia entre equipes, gerência e clientes. A troca de informação é o cerne do manifesto que torna profissionais e organizações excelentes no ofício de artesãos de software. A consequência final desta busca é a produção de produtos de maior qualidade, de melhor design e maior valor tanto para os clientes como para os usuários finais.

Acreditamos que no futuro o software aumentará ainda mais em importância na vida das pessoas. Para nós, desenvolvedores, estamos entrando em um novo momento, em que utilizaremos nosso dom de artesão de software para sermos cada vez mais importantes para a sociedade. Estamos deixando para trás o foco em parênteses, pontos, vírgulas, para sermos algo mais que isso.

Leia na integra o artigo escrito por Bill Coutinho publicado na CIO Magazine Online.

Posts relacionados

  1. Sobre a Dextra

    Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes.

  2. Categorias

Scroll to top