Mudanças culturais e organizacionais impulsionam negócios digitais

Tempos de mudanças profundas, como o atual, são geralmente percebidos como paradoxais. No mundo dos negócios não é diferente....

Data de publicação: 11/06/2015
filtragem colaborativa

Tempos de mudanças profundas, como o atual, são geralmente percebidos como paradoxais. No mundo dos negócios não é diferente. Esse texto examina um aparente paradoxo do momento em que as empresas buscam a maximização de seus modelos de negócio vigentes e, simultaneamente, fomentam inovações e transformações capazes de gerar novos negócios. Também sugere possíveis adequações para maximizar as chances de êxito das empresas.
Sabemos que o sucesso de uma organização depende de uma avaliação cuidadosa das oportunidades e riscos de cada estratégia. Atualmente, essa pode ser uma tarefa complicada, ainda mais se considerarmos a dificuldade dos modelos tradicionais de responder à instabilidade do mercado e o crescente fortalecimento dos negócios digitais. Além disso, o enfraquecimento de fronteiras claras entre as áreas de TI e de liderança corporativa colocou novos interesses e opiniões no centro do núcleo decisório das empresas.
Nessa conjuntura, tomar as melhores decisões não é algo simples. Para combinar com sucesso todos os objetivos, é preciso saber dosar diferentes ritmos na operação dentro de uma mesma empresa e isso, por sua vez, pede um novo tipo de organização e uma nova liderança corporativa. Vale lembrar que esse balanço de diferentes velocidades é um dos aspectos tratados pela TI Bimodal, termo cunhado pela Gartner e abordado por nós em outra publicação.
Essa nova liderança deve ser capaz de ir além da gestão de um único conjunto de objetivos e metas definidas e incorporar a função de promotora de mudanças culturais. Essa é a única maneira de criar uma cultura que abrace e, ao mesmo tempo, conduza as transformações inerentes aos negócios digitais. Além disso, deve ser capaz de promover e motivar estruturas organizacionais multidisciplinares e multifuncionais.
Para operacionalizar essa estrutura, novos valores devem ser incorporados por essa liderança, como a capacidade para inspirar e motivar. Abraçar a transformação cultural proporcionada pelo surgimento de negócios digitais pode ajudar a atrair os talentos apropriados para posicionar uma empresa na vanguarda dos novos paradigmas de liderança e de sucesso. O mais importante, no entanto, é criar as condições para que esses talentos possam trabalhar juntos, de forma adaptativa e colaborativa, possibilitando inovações que tragam os melhores resultados para a empresa.

Posts relacionados

  1. Sobre a Dextra

    Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes.

  2. Categorias

Scroll to top