Por que os projetos de TI falham (tanto)?

O sistema de agendamento eletrônico para emissão da carteira de trabalho foi “tirado do ar” em 30-set-2016 . O...

Data de publicação: 31/08/2017

O sistema de agendamento eletrônico para emissão da carteira de trabalho foi “tirado do ar” em 30-set-2016 [1].
O “desafio” tecnológico é, relativamente, simples: ao invés do o cidadão comparecer a um posto do Ministério do Trabalho e perder, às vezes, vários dias na tentativa de obter a sua carteira de trabalho, um sistema faria este agendamento de acordo com a demanda de atendimento, como fazemos para emissão do passaporte [2] . De acordo com a reportagem, os problemas ocorrem a mais de um ano.
Por acaso, eu tive acesso a mais um paper com o sugestivo título “Why Do Information Technology Projects Fail?” [3]. O problema começa pela definição de “sucesso” e “fracasso” de um projeto de TI. Eu acredito que, no pior cenário, as equipes envolvidas deveriam tirar algum proveito e evitar os mesmos erros no futuro. Logo, não deveríamos falar de “fracasso” (vai tentar explicar esta teoria para quem pagou pelo software… …boa sorte).
De acordo com relatórios do IDC e Gartner, a estatística é péssima:
– 25% dos projetos de TI tem ROI negativo ou zero;
– Apenas 16% destes projetos são concluídos dentro do orçamento
– O gerenciamento do projeto é apontado como o “suspeito no. 1”. Em defesa dos GPs, os desenvolvedores de software são mais numerosos que os gerentes de projeto, logo achamos facilmente um culpado.
As causas são as clássicas: riscos não mapeados e não gerenciados, falta de requisitos etc. etc. e, no caso, de um projeto financiado com recursos públicos, a predominância da “ambição política” sobre a realidade.
Certamente isto só acontece na Inglaterra e EUA (países que tiveram cases analisados no paper)… …aqui no Brasil é bem diferente, certo?
[1] http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/09/1818632-ministerio-suspende-agendamento-digital-para-emitir-carteira-de-trabalho.shtml
[2]  http://www.valor.com.br/politica/4735775/agendamento-line-para-emissao-de-carteira-de-trabalho-e-suspenso
[3] “Why Do Information Technology Projects Fail?”, acesso livre, PDF, em http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877050916322918
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 5 =

Posts relacionados

  1. Sobre a Dextra

    Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes.

  2. Categorias

Scroll to top