Quantos Linux você tem em sua casa?

Quando refletimos sobre o nível de adoção do Linux no mercado, a primeira impressão é que, apesar de amplamente...

Data de publicação: 20/09/2013

Quando refletimos sobre o nível de adoção do Linux no mercado, a primeira impressão é que, apesar de amplamente aceito nas empresas, esse sistema operacional não possui o mesmo nível de adoção no mercado doméstico. Contudo, gradativamente vemos uma massificação do uso desse sistema, pois a sua adoção extrapolou os limites dos tradicionais desktops e atingiu diversos dispositivos domésticos. Este fato tem como base a adoção do Linux como plataforma embarcada de diferentes equipamentos como por exemplo, celulares televisores e roteadores.

O principal exemplo desta massificação é o sistema operacional Android, que está presente em grande parte dos smartphones e tablets modernos. Baseado em um núcleo modificado do Linux, o Android possui a mesma estrutura básica de qualquer sistema GNU/Linux.

Para ilustrar o crescimento desta plataforma, Hugo Barra, VP da Google para a plataforma Android, destaca que o número de dispositivos Android alcançou em 2013 a marca de 900 milhões de ativações (500 milhões somente no último ano) e 45 bilhões de aplicativos instalados.

Além disso, um grande conjunto de projetos Linux são desenvolvidos com o propósito de serem embarcados em dispositivos que serão utilizados como roteador em uma rede de computadores. Dentre eles podem se destacar:

  • DebWRT: distribuição de Linux utilizada em diversos dispositivos embarcados e gateways residenciais;

  • HyperWRT: projeto de firmware da Linksys presentes nos famosos roteadores domésticos WRT54G and WRT54GS;

  • OpenWrt: sistema operacional embarcado especializado em roteamento de tráfego de rede.

O OpenWrt pode ser encontrado em vários roteadores de mercado (como exemplo, Netgear WNDR3700, Seagate Dockstar, TP-Link TL-MR3420 e D-link DIR-632-A1) e tem como seus principais componentes o Kernel do Linux, o uClib e o BusyBox.

A plataforma Linux também está nas chamadas Smart TVs, que possibilitam o download e execução de aplicativos, conexão da TV com a internet e até o uso como central multimídia baseadas em sistemas operacionais Linux.

Um outro mercado enorme em que o Linux pode se destacar é o mercado de “games”, assim afirmou o CEO da Valve Gabe Newell. Como prova de futuro brilhante do Linux neste mercado, Newell deu exemplo da plataforma on-line da empresa que desde que foi lançada, já conseguiu 198 jogos desenvolvidos nela. Além disso, existem rumores que a Valve lançará uma plataforma open-source de jogos e, se isto for verdade, então o Linux deverá estar em seu núcleo.

Uma possibilidade de futura expansão da adoção do Linux é através da popularização do computador Raspberry Pi.Construído para ser um dos PCs mais baratos do mundo, foi criado com objetivos educacionais e é especialmente aplicado no ensino e estudo de programação e tecnologia em países subdesenvolvidos. Com base em uma plataforma de código aberto, oferece suporte a algumas das principais distribuições do sistema operacional Linux baseadas em Kernel, como Debian e Fedora.

Enquanto a atenção do mercado concentrava-se somente na fatia de mercado que o Linux possuía nos sistemas desktop, a adoção do sistema evoluiu em diversas frentes e a massificação da utilização Linux já aconteceu e tende a aumentar. Esta tendência pode ser exemplificada com o Android, que já é um sistema operacional popular entre os smartphones e tablets, além das possíveis plataformas de games , smart TVs e roteadores.

Comentários

  1. LuisD20 de setembro de 2013

    9 Linux em casa: 2 laptops, um desktop, um tablet, um smartphone, 2 TVs, um roteador e um media center.

    Responder
  2. Erick Zanardo7 de outubro de 2013

    Os rumores em relação a Valve foram concretizados! http://store.steampowered.com/livingroom/SteamOS/
    Sistema operacional para jogos baseado em Linux.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × dois =

Posts relacionados

  1. Sobre a Dextra

    Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes.

  2. Categorias

Scroll to top