Times Remotos – 09 Dicas

O que era uma tendência, agora é uma realidade para muitas Companhias e, com certeza, aprenderemos muito com este...

Data de publicação: 19/03/2020

O que era uma tendência, agora é uma realidade para muitas Companhias e, com certeza, aprenderemos muito com este período.

Listamos 09 dicas para você e seu time praticarem:

01. Reserve um espaço somente seu: Sabe a mesa do trabalho que você possui na empresa?! Pois é… você precisará criar um espaço parecido em sua casa. Segue alguns itens importantes:
– Reserve uma mesa, um espaço dedicado para seu período de trabalho;
– Internet com Conexão Boa;
– Cadeira confortável;

02. Planejar e Refletir: Reserve a primeira hora do seu dia para planejar o que irá fazer no decorrer do mesmo. Ah!!! Minutos antes de terminar o seu dia de trabalho questione-se: Você realmente cumpriu tudo o que havia planejado? O que você precisa melhorar em sua rotina para o próximo dia?

03. Faça Pausas: Ficar tempo demais se dedicando a uma mesma atividade pode gerar desconcentração e cansaço. Por isso, faça pausas de 1 em 1 hr. Lembrem-se do cafezinho ou da água que você bebe na empresa… este é seu momento.

04. Empatia: Pode ser que você mande uma mensagem ou ligue para alguém e esta pessoa não responda no mesmo instante, bem como, em sua reunião você pode ouvir alguma criança falando ou chorando, principalmente neste momento de crise em que as escolas estão fechadas. Utilize sua empatia para se colocar no lugar do outro, levando em consideração o momento delicado que vivemos atualmente.

05. Retro da Comunicação: Periodicamente reúna o time em uma sala virtual e questionem-se como está a comunicação entre os envolvidos? Estamos mantendo a sinergia? O áudio, microfone e câmera de todos, estão ok? Recomendo fazer este questionamento inicialmente todos os dias e ir espaçando a periodicidade conforme o time desejar.

06. Dailies: É muito importante criar um acordo com seu time para a realização das dailies, todos devem estar presentes. Esta interação é essencial para que os objetivos não se percam.

07. Checkpoints: Alguns times sentem-se confortáveis de fazer a daily durante o dia e de criar ao menos um checkpoint, no meio ou final do dia, para saber como estamos diante ao objetivo principal que o time precisa alcançar. Já atuei em times os quais tínhamos um objetivo desafiador e utilizamos o checkpoint por um período.

08. Dinamismo nas Retros: Agilista, você é um dos principais responsáveis por manter o engajamento de todos na retrospectiva. Busque uma retrospectiva em que envolva todos os membros. De tempos em tempos, durante o Rito, pergunte se todos estão ouvindo e se a comunicação está fluindo. Ah! Convide uma outra pessoa do time para te ajudar na execução da retro, isto aumentará o engajamento dos membros. Dica importante, se você nunca realizou uma retro remota com seu time, lembre-se, faça a dinâmica mais simples primeiro. Isto será melhor para você adquirir mais segurança e obter feedbacks com o time.

09. A distância também conseguimos resolver problemas: Se recorda daquele bug ou daquela informação que você precisa de um colega de trabalho ao seu lado pra te ajudar a resolver ?! Ou aquele Pair Programming que precisa para alguma atividade?! É possível fazer isto remoto também. Abra uma janela virtual, através de alguma ferramenta que tenha acesso, compartilhem a tela e conversem. Lembre-se estamos remotos e não isolados do mundo.

No mundo temos times que atuam 100% remotos. Logo, acredite… funciona!!! Para isso estejam abertos para o novo, converse sempre sobre o que está dando certo e quais as melhorias que precisam ser realizadas.

Abraços e até o próximo artigo.

Glossário:
Pair Programming : é uma técnica de desenvolvimento de software ágil em que dois programadores trabalham juntos em uma estação de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco − um =

Posts relacionados

  1. Sobre a Dextra

    Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes.

  2. Categorias

Scroll to top