Viabilizando projetos de BI com Pentaho

Quando os tomadores de decisão de uma organização se dão conta da complexidade para se obter informações fundamentais para...

Dextra

View posts by Dextra
Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes. A Dextra faz parte da Mutant, empresa B2B líder no mercado brasileiro e especialista em Customer Experience para plataformas digitais.
Data de publicação: 14/03/2014

Quando os tomadores de decisão de uma organização se dão conta da complexidade para se obter informações fundamentais para o negócio, ou até mesmo percebem divergências nessas informações, quase sempre recorrem a ferramentas de BI.

Após avaliação dos produtos disponíveis no mercado, boa parte dos projetos “vão para a gaveta”. Apesar de ter alguma ideia sobre os benefícios de implantar um projeto de BI, muitas organizações adiam o investimento. Dentre os fatores que desencorajam tais organizações, o custo alto para manter uma plataforma por muitos anos é decisivo.

Diante deste cenário as ferramentas de BI open source estão ganhando destaque nos últimos anos. O envolvimento da comunidade de usuários na evolução de tais ferramentas, traz a este mercado de BI os seguintes modelos:

  • Community: Open Source e sem custos de licenciamento. Desenvolvimento colaborativo através da comunidade de usuários ao redor do mundo.
  • Enterprise: Uma ou mais empresas comercializam o código aberto juntamente com serviços como treinamento, consultoria, novas funcionalidades e customizações.

Uma das ferramentas de BI que atende as características citadas acima é a Pentaho.

Pentaho é uma plataforma de BI que possui a versão community e enterprise. Criado em 2004 através da integração de projetos livres consagrados como Mondrian, Kettle, Jpivot entre outros, a Pentaho é líder no mercado de BI opensource. A versão community (CE) conta com a colaboração de uma comunidade muito ativa de usuários e vários cases nacionais e internacionais. A versão enterprise (EE) possui recursos para implantação, usabilidade, suporte e treinamento.

A adoção de ferramentas opensource como Pentaho traz muitos benefícios para o negócio, em especial para empresas que já possuem uma cultura voltada ao software opensource.
O projeto de BI opensource necessita de maior colaboração entre a equipe de TI e usuários de negócio da organização. A proximidade dessas áreas aliada ao envolvimento da equipe de TI com a comunidade de usuários, favorecem o desenvolvimento das funcionalidades que agregam valor ao negócio em curto espaço de tempo.
Outras características do BI Opensource que oferecem vantagens sobre as ferramentas proprietárias são:

  • Customizações: A equipe de TI pode acrescentar recursos a ferramenta e contar com o apoio da comunidade de usuários para isso.
  • Flexibilidade: A integração com qualquer tecnologia é facilitada. As ferramentas proprietárias possuem restrições ao acesso a outras tecnologias de mercado. Isso ocorre devido a interesses comerciais.
  • Subscrições anuais: Além de permitir acesso irrestrito às funcionalidades, facilita o dimensionamento do projeto em termos de orçamento.

Os benefícios citados acima nem sempre são vistos dessa forma, pois podem trazer desafios para algumas organizações. Apesar do baixo ou nenhum investimento inicial com licenciamento, o projeto de BI com ferramenta opensource exige maior esforço de desenvolvimento por parte da equipe de TI. Isso porque a curva de aprendizado para desenvolver as primeiras soluções de BI é maior em relação à ferramentas proprietárias. Além disso, a alocação da equipe pode ser um problema para muitas organizações.
Uma abordagem para viabilizar o uso de ferramentas de BI opensource diante desse cenário é mitigar os riscos citados acima. Com a capacitação da área de TI através de consultoria especializada na ferramenta opensource, é possível reduzir drasticamente a curva de aprendizado. A contratação de consultoria para auxiliar o desenvolvimento e identificação das necessidades do negócio agiliza o processo como um todo, “desafogando” a equipe de TI sem abrir mão da geração de valor para o negócio.
A Dextra presta serviços de consultoria especializada juntamente com a capacitação de profissionais de TI. Temos como principal motivação transformar o negócio proporcionando geração de valor com agilidade. Fornecemos ao mercado toda nossa experiência em projetos de BI com a plataforma Pentaho Community para viabilizar a adoção da plataforma em nossos clientes.
Abaixo alguns projetos que estão disponíveis na plataforma Pentaho Community:

Dextra

View posts by Dextra
Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes. A Dextra faz parte da Mutant, empresa B2B líder no mercado brasileiro e especialista em Customer Experience para plataformas digitais.

Comentários

  1. barbara29 de setembro de 2014

    O pentaho foi criado em 2008 ou 2005?

    Responder
    1. barbara29 de setembro de 2014

      2004*

      Responder
  2. matheus.espanhol30 de setembro de 2014

    Olá barbara, o ano de fundação da Pentaho foi em 2004, já corrigi no post.
    Obrigado.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 5 =

Posts relacionados

  1. Sobre a Dextra

    Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Pioneiros na adoção de metodologias de gestão ágil, combinamos processos de design, UX, novas tecnologias e visão de negócio, desenvolvendo soluções que criam oportunidades para nossos clientes.

  2. Categorias

Scroll to top